O Challenger Series é a divisão de acesso para a elite do surf mundial. De fato, o campeonato organizado pela WSL possui seis etapas ao redor do globo e garante a classificação dos melhores para o tour.

Dessa forma, somente os dez primeiros do ranking garantem suas vagas para o tour da WSL na temporada de 2024.

Ampla dominância garante primeira vaga para a elite do surf

Primeira vaga para a elite do surf em 2024 é definida no Challenger Series
WSL/Kody McGregor.

Após Samuel Pupo começar com tudo na primeira etapa do Challenger Series na Gold Coast, o desempenho do brasileiro caiu. Sendo assim, outro nome apareceu e surpreendeu com dois títulos seguidos.

O estadunidense Cole Houshmamd conseguiu a proeza de vencer dois eventos consecutivos do CS. A primeira vitória do americano foi em Sydney e a segunda aconteceu na África do Sul.

Com esses dois grandes resultados, era questão de tempo para Cole garantir sua vaga de forma definitiva.

Dessa forma, após avançar sua bateria no segundo round do evento em Huntington Beach, o norte-americano foi oficializado como o primeiro classificado para a elite do surf em 2024 via Challenger Series:

Foi louco. Não consegui dormir nas últimas três noites, sabia que tinha que fazer uma bateria”, disse Houshmand, 22 anos.

“Eu tinha muitos pensamentos na minha cabeça. Tentei manter a calma e consegui. É o meu sonho desde que comecei a competir para fazer o Circuito Mundial. Tem sido o meu objetivo ao longo da vida, tenho trabalhado para isso desde sempre”.

Situação dos brasileiros

Michael Rodrigues é o destaque do Balito Pro com aéreo surreal: “Estou nas nuvens”
WSL/Pierre Tostee.

Como dito anteriormente, Samuel Pupo é o melhor brasileiro no ranking do Challenger Series, atualmente o paulista é o sexto. Ainda no top-20, Michael Rodrigues aparece na décima quarta colocação, Jadson André é o décimo quinto e Alejo Muniz o décimo sétimo.

Todos ainda seguem na luta por uma vaga na elite do surf.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: