Já comentamos por aqui sobre Gabriel MedinaFilipe Toledo e Italo Ferreira. Chegou a vez do “Rookie of the Year”, melhor estreante do ano da temporada de 2022 da WSL, Samuel Pupo.

Continue com a gente e saiba tudo sobre a carreira do surfista!

Quem é Samuel Pupo?

Samuel Pupo, mais conhecido como Samuca , é um surfista profissional brasileiro nascido em São Sebastião, São Paulo,  no dia 27 de outubro de 2000.

Pupo entrou para a Liga Mundial de Surf (WSL) em 2022, sendo eleito o melhor estreante do circuito mundial daquela temporada, ficando na 10ª colocação no ranking.

Em 2023, Samuel acabou não conseguindo grandes resultados na primeira metade do ano e dessa forma, caiu para o corte da WSL. Sendo assim, o brasileiro foi competir no Challenger Series em busca de retornar ao tour em 2024.

Durante sua campanha no CS, Samuel Pupo começou com tudo vencendo o evento na Gold Coast, mas precisou de resultados até a última etapa em Saquarema, quando confirmou seu retorno.

Como Samuel Pupo (Samuca) começou no surf? 

Samuel Pupo consegue nota 9 e avança para as quartas de final
Foto: WSL/Thiago Diz

O surf está no sangue da família Pupo. E não seria diferente com Samuel. Filho de Wagner, que ficou por 16 anos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Surf, irmão de Miguel Pupo, representante do Brasil na WSL, e irmão de Dominik Pupo, campeã brasileira Universitária.

História de Samuel Pupo (Samuca)

Antes de integrar a elite do surf mundial, Samuel já havia sido campeão paulista em todas as divisões de base e começou a se destacar no Tour Júnior da WSL.

Em 2018 conquistou o Quiksilver Young Guns na piscina de ondas do onze vezes campeão mundial Kelly Slater. Quando ele foi para a divisão de acesso do circuito mundial de surf, conquistou em 2019 o EDP Billabong Pro Ericeira.

Em 2022, Samuel Pupo estreou na elite do Circuito Mundial de surf (WSL) ,conseguiu a segunda posição no Oi Rio Pro, e terminou o ano com o Título de melhor estreante do circuito em 2022.

Em 2023, o brasileiro não conseguiu repetir seus bons resultados na primeira metade do ano e acabou cortado para o restante da temporada do WCT.

Dessa forma, o jovem Samuca, foi competir o Challenger Series. Assim, começou sua trajetória na tentativa de voltar a elite do Surf da melhor forma possível, vencendo o tradicional evento da Gold Coast.

Vencer aqui (Gold Coast) é mais um sonho realizado. Obrigado a todos que estão sempre me apoiando e tem muitas coisas boas acontecendo, fora o de ter saído do CT. Duas semanas atrás, eu passei por um momento muito difícil e agora estou ganhando um campeonato”, revelou Samuel após o título.

A vitória de Samuel na Gold Coast garantiu 10.000 pontos vitais para o brasileiro, dessa forma, seu retorno até o WCT segue bem encaminhado.

Até a última atualização desse texto, Pupo ocupa a sétima posição no ranking do Challenger Series, o último resultado do jovem foi uma vigésima quinta colocação em Huntington Beach nos Estados Unidos

Em 2023, Samuel Pupo ainda participou de mais um evento da elite do tour mesmo caindo no corte. Em Saquarema, Pupo recebeu um convite para essa etapa após ser o melhor brasileiro dentro do CS.

Samuel foi muito bem durante a competição e barrou dois adversários do Top-5 do ranking da WSL, o paulista derrotou o tricampeão mundial Gabriel Medina e também João Chianca.

No entanto, o mais novo dos irmãos Pupo acabou superado por Ryan Callinan nas quartas de final em Saquarema.

Após alguns resultados ruins e falta de constância, Samuel acabou caindo várias posições no ranking do Challenger Series e chegou no evento final em Saquarema precisando de resultados.

Além disso, Pupo se encontrava fora do top 10 do ranking. No entanto, em Saquarema o brasileiro fez valer novamente seu ótimo desempenho na onda de Itaúna.

Samuel avançou várias baterias e garantiu sua vaga de retorno ao circuito mundial após vencer o americano Kate Matson.

Por fim, no último dia da competição em Saquarema, Samuel Pupo adicionou mais um título em sua galeria de troféus. O paulista venceu o evento e ainda ajudou o amigo Deivid Silva a garantir vaga ao circuito mundial.

Principais Títulos e resultados de Samuel Pupo (Samuca)

Samuel Pupo, o Samuca: biografia e curiosidades no surf
O título mais expressivo de Samuel Pupo foi em 2023 na Gold Coast. WSL.
  • EDP Billabong Pro Ericeira 2019 Divisão de Acesso
  • Oi Rio pro vice-campeão – WCT, 2022
  • Título de melhor estreante da temporada de 2022.
  • Gold Coast – Challenger Series, 2023
  • Saquarema – Challenger Series, 2023

Curiosidades de Samuel Pupo (Samuca)

  • Samuel começou a surfar aos três anos e competir aos cinco;
  • Mandou o seu primeiro aéreo aos oito anos de idade;
  • Samuel é irmão de Miguel Pupo, também surfista, do Tour;
  • Samuel gosta de jogar Tênis nas horas vagas;
  • Os ídolos do Samuel são, Mick Fanning , Filipe Toledo Gabriel Medina;
  • Seus melhores amigos no Surf são João Chianca e Mateus Herdy:
  • Venceu a primeira (Gold Coast) e última etapa (Saquarema) do Challenger Series na temporada de 2023.