Teahupo’o, no Taiti, é uma das etapas mais clássicas do circuito mundial da WSL. O evento entrou na elite em 1999 e se firmou como uma das melhores ondas do mundo para os surfistas.
De fato, a escolha para o local sediar as Olimpíadas de 2024 parecia óbvia e superou Hossegor, que também poderia representar bem os jogos. No entanto, o apelo do Taiti, e suas ondas tubulares, foi mais forte.
Obras no Taiti para os Jogos Olímpicos causam preocupações nos locais
Teahupo’o, no Taiti, ainda é um lugar um tanto remoto, afastado dos grandes centros e principalmente das outras competições dos Jogos Olímpicos de Paris.
Por isso, há apreensão sobre as possíveis consequências que um evento dessa magnitude possa acarretar no local, preocupando os moradores da ilha.
Parabéns, @filipetoledo77! Você está provisoriamente classificado para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. 🏄♂️
Não vemos a hora de te acompanhar competir ano que vem pelo BRASIL em Teahupo'o! 🇧🇷#QualificationSeason2023 #WSLBrasil pic.twitter.com/eDLfRvNeRk
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 19, 2023
O plano olímpico apresenta um conjunto de iniciativas de desenvolvimento de infraestrutura que, teoricamente, visam aprimorar a área.
Algumas iniciativas de construção já estão em curso, sendo uma delas alvo de intensos protestos: a nova torre dos juízes, feita de alumínio, que se erguerá sobre a preexistente torre de madeira usada nos eventos da WSL.
Este empreendimento terá um custo elevado – 547 milhões de francos polinésios (aproximadamente 22 milhões de reais) – e deixará marcas. Após a desmontagem da torre, um poste de 20 centímetros de espessura permanecerá na bancada de coral.
Parabéns, @joao_chumbinho! Você está provisoriamente classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Não vemos a hora de te ver competir pelo Time Brasil no ano que vem em Teahupo’o! #QualificationSeason2023 #WSLBrasil pic.twitter.com/ASy7f07WKO
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) August 17, 2023
É exatamente este aspecto, particularmente, o impacto ambiental, que tem gerado preocupações nos locais, que clamam pela retirada desse poste após os jogos:
Quando a torre é erguida, a gente não vê. Mas quando ela for desmontada, sobraria um poste.
Esse poste não tinha sido objeto de discussões e nós vamos pedir soluções ao comitê olímpico”, relatou a ministra dos esportes da Polinésia Francesa, Nahema Temarii.
As reclamações não param por aí em Teahupo’o
Como dito anteriormente, Teahupo’o, no Taiti, é um lugar afastado, praticamente preservado. Dessa forma, o anúncio da construção de um deck para atracação de embarcações, bem como uma estrutura que inclui arquibancada e um imponente telão, denominada ‘Fan Zone', capaz de abrigar até 500 pessoas, causa apreensão nos locais.
Outra preocupação levantada pela comunidade taitiana está relacionada às acomodações dos atletas. Os fornecedores de serviços turísticos expressaram sua insatisfação com a decisão de hospedar os surfistas em um navio de cruzeiro, em vez de na própria ilha.
As Olimpíadas em Teahupo’o, no Taiti, acontecem em uma janela que começa em 27 de julho de 2024, se estendendo somente até 30 de julho. Dessa forma, a prova será realizada em somente quatro dias.
Ver essa foto no Instagram
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.