O surfista australiano Jack Robinson, medalhista de prata olímpico, expressou sua oposição ao uso de piscinas de ondas nos Jogos Olímpicos, conforme relatado pelo Sydney Morning Herald.
Medalhista olímpico destaca importância do surf permanecer nas ondas naturais
Em suas declarações, Jack Robinson destacou a importância de compreender o oceano como uma habilidade fundamental no surf competitivo, algo que Jack acredita ser perdido nas piscinas de ondas.
Segundo o surfista, se o país-sede dos Jogos tem acesso a boas ondas naturais, como nos Estados Unidos, elas deveriam ser utilizadas em vez de piscinas artificiais.
Robinson também comentou que, do ponto de vista do espectador, as competições em piscinas de ondas se tornam repetitivas, com manobras previsíveis e pouco atrativas.
Apesar de reconhecer que as piscinas têm potencial para o futuro, Robinson defende que, no momento, o surf olímpico deve permanecer nas ondas naturais.
Ver essa foto no Instagram
Jack Robinson discorda de Medina, Toledo e Slater sobre medida para Los Angeles 2028
Essa opinião de Robinson difere de grandes nomes do surf, como Kelly Slater, Gabriel Medina e Filipe Toledo, que são a favor das competições em piscinas.
Os brasileiros acreditam que problemas como o enfrentado por Medina, que esperou cerca de 20 minutos por uma onda nas Olimpíadas, poderiam ser evitados com o uso das ondas artificiais.
Jack Robinson, por outro lado, se beneficiou nessa mesma situação ao conseguir encontrar ondas e competir pelo ouro.
Pessoalmente, se um país anfitrião tem ondas, deixe-o usá-las. Os Estados Unidos têm ondas no Havaí e na Califórnia. Algumas pessoas podem preferir uma piscina de ondas porque é adequada para o seu surf, mas para mim, compreender o oceano é uma parte importante do surf competitivo. É uma grande habilidade que não existe mais em uma piscina de ondas. – disse Robinson.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- John John x Gabriel Medina: havaiano volta a dizer que pretende ter mais títulos
- WSL anuncia retorno de etapa em que Italo Ferreira e Gabriel Medina fizeram final
- Griffin Colapinto desabafa após atuação ruim contra Italo Ferreira: “Foi doloroso”
- Mateus Herdy critica WSL, comunicação com os juízes e falta de dinheiro: “Pesadelo”
- Caderno do Gabriel Medina: valores, edições disponíveis e quais contam com pôster
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.