Mesmo com a derrota nas oitavas de final do Surf City El Salvador Pro, Gabriel Medina tem motivos para comemorar após os resultados já garantidos com os semifinalistas definidos.

O tricampeão mundial chegou na briga pela WSL Finals e aproveitou o tropeço precoce de Jack Robinson para alçar mais uma posição no ranking do WCT.

Gabriel Medina é batido por Barron Mamiya

De fato, na temporada de 2022, Gabriel Medina chegou bem longe em El Salvador, perdendo somente na semifinal diante de Griffin Colapinto, que derrotaria Filipe Toledo na decisão.

Agora em 2023, o resultado foi pior, Medina parou novamente na fase de oitavas de final, derrotado por Barron Mamiya.

Esse já é o quinto evento em que o tricampeão mundial é eliminado neste mesmo round, El Salvador se junta com Pipeline, Sunset, Peniche e Bells Beach.

Uma excessão foi no Surf Ranch, quando Gabriel acabou eliminado nas quartas de final, sendo barrado por Ethan Ewing de forma bastante questionada por alguns especialistas em arbitragem.

No entanto, Gabriel Medina também acumula uma vitória na temporada, seu título em Margaret River foi totalmente inesperado, principalmente por conta de um retrospecto negativo em anos anteriores do evento.

Gabriel Medina é campeão em Margaret River com somatório absurdo
WSL/Aaron Hughes.

Medina entra no Top-5

Mesmo com mais uma queda nas oitavas de final, Gabriel Medina ganhou mais uma posição no ranking da WSL, dessa vez, o prestigiado quinto lugar, que garante uma vaga na WSL Finals.

Medina aproveitou mais um resultado ruim de Jack Robinson, o australiano era o líder do circuito até uma lesão o tirar do evento de Bells Beach em fase iniciais, o Aussie ainda perdeu a etapa de Margaret River, retornando no Surf Ranch.

No Rancho, Robinson não conseguiu recuperar a boa fase do início da temporada e foi eliminado logo no primeiro round. Em El Salvador a história se repetiu, Jack acabou perdendo para Ian Gentil no round da repescagem.

Surf City El Salvador Pro

Ele chegou! Gabriel Medina alcança o Top-5 em busca da WSL Finals
Pôster do evento de El Salvador 2023. WSL.

O Surf City El Salvador Pro finalmente afunilou, sobrando apenas quatro surfistas na categoria feminina e masculina. Dessa forma, a WSL aguarda o melhor dia na chamada para realizar o fim da competição com boas ondas.

Griffin Colapinto e Stephanie Gilmore venceram a etapa na temporada de 2022, os dois seguem vivos na competição, o estadunidense duela contra Liam O’Brien, enquanto Steph tem um duro confronto diante de Tyler Wright.

 

Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.