A vitória inédita de Gabriel Medina na etapa de Margaret River garantiu ao paulista seu primeiro troféu desde que ergueu a taça da WSL Finals em 2021. Na ocasião, Medina venceu Filipe Toledo e chegou ao topo do mundo pela terceira vez.

Gabriel Medina e a virada em Margaret River

De fato, os resultados de Gabriel Medina na etapa de Margaret River nunca foram os melhores. O tricampeão mundial sempre sofreu neste evento, até 2023, o mais longe que Medina tinha chegado era na fase de quartas de final.

No entanto, no início de 2023, Gabriel concedeu algumas entrevistas, e nelas citava seu desejo de finalmente vencer em Margaret. E dessa forma, aconteceu.

Medina entrou extremamente focado no último dia da etapa, bateu Filipe Toledo, atual campeão mundial e vencedor de Margaret River em 2021. Em seguida, derrotou João Chianca, o líder do ranking, em um duelo emocionante com uma virada no fim.

Na decisão, um rival complicado, Griffin Colapinto, o estadunidense que tinha derrotado Medina nos últimos embates entre os dois. Porém, Gabriel mostrou novamente serenidade para vencer o oponente, com um somatório arrasador de 17.50 pontos.

Gabriel Medina alimenta a competição

“Adoro competir contra esses caras“: Gabriel Medina exalta rivalidades no Surf
Medina e Griffin Colapinto antes da final em Margaret River. WSL/Hughes.

Não é segredo para ninguém que o nível atual da elite do Surf é muito alto, com baterias competitivas, os oponentes são cada vez mais variados.

Nos últimos anos, nomes como Jack Robinson, Griffin Colapinto, Kanoa Igarashi e Ethan Ewing se tornaram os grandes rivais dos brasileiros.

No entanto, toda essa competitividade parece alimentar campeões como Gabriel Medina:

Eu e o Griff (Griffin Colapinto) sempre fazemos boas batalhas. Adoro competir contra esses caras, é para isso que estamos aqui.

Essa onda é muito difícil de surfar, então estou feliz por conseguir fazer boas baterias esse ano e, especialmente, pela vitória”, revelou Medina após seu título em Margaret River.

Próxima parada Surf Ranch

Agora, o Tour entra em um hiato de algumas semanas e retorna somente no final de maio no Surf Ranch, a piscina de ondas de Kelly Slater nos dias 27 e 28 de maio.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.