O mundo do surf aguarda ansiosamente pelo WSL Finals. O Brasil tem dois representantes na disputa pelo título mundial, Filipe Toledo o líder do ranking e atual campeão e a surpresa da temporada, João Chianca.

Se Chumbinho foi uma presença inesperada, do outro lado aparece Filipe, líder do ranking pelo segundo ano consecutivo e mais uma vez o grande favorito ao título mundial.

Estatística negativa de Filipe Toledo preocupa?

Filipe Toledo comenta estreia em Teahupo’o: “Não há pressão no momento”
WSL/Beatriz Ryder

Sim, Filipe Toledo é o grande favorito ao título mundial novamente, o brasileiro emplacou mais um ano poderoso em sua carreira, liderando a temporada e vencendo três etapas em 2023.

Porém, existe uma estatística curiosa e negativa de Toledo para o Finals. A WSL divulgou recentemente em suas redes sociais um histórico de duelos de Filipe contra seus quatro possíveis rivais, e surpreendentemente, o brasileiro não tem vantagens.

  • Jack Robinson: Diante de Jack, o quinto colocado do ranking, Filipe tem três baterias disputadas, no histórico, são duas vitórias para o australiano e uma para o brasileiro.
  • João Chianca: Contra Chumbinho, Filipe Toledo disputou duas baterias, sem vantagem para nenhum dos dois, já que ambos venceram um confronto cada.
  • Ethan Ewing: Mais um duelo em que Filipe não tem vantagem, são cinco baterias entre os surfistas, com três vitórias de Ethan e duas de Toledo.
  • Griffin Colapinto: Provavelmente o maior rival de Filipe na luta pelo título mundial. No confronto histórico entre os dois são seis embates, sem vantagem para nenhum dos dois, ambos venceram três baterias.

Vale lembrar que na categoria masculina, as últimas duas WSL Finals foram vencidas pelo líder do ranking, 2021 foi ano de Medina e 2022 de Toledo. Sendo assim, essa é um estatística a favor do brasileiro.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.