O WSL Finals decidiu o campeão do circuito mundial neste sábado (9). Filipe Toledo confirmou seu grande favoritismo e derrotou um surpreendente e valente Ethan Ewing na decisão do evento derradeiro.
Dessa forma, Toledo garantiu seu segundo título mundial, ultrapassando os brasileiros Adriano de Souza e Italo Ferreira com uma conquista e encostando em Gabriel Medina, tricampeão.
Filipe Toledo segue fazendo história

O melhor surfista das últimas duas temporadas, de fato, Filipe Toledo assombrou a elite do surf em 2022 e repetiu o feito em 2023 conquistando seu bicampeonato.
Ver essa foto no Instagram
O segundo título de Filipe Toledo é um feito inédito para o surf brasileiro, já que essa é a primeira vez que um surfista do país conquista o circuito mundial por dois anos consecutivos:
Tudo isso é um sonho realizado. Nunca tivemos um brasileiro que ganhou o título consecutivo e os brasileiros estão adorando fazer história. Eu me sinto abençoado. Não foi fácil, nunca é fácil, mas tive muita fé e uma equipe gigante de apoio, o meu time 77, amo todos vocês e minha família, minha esposa, filhos, minha mãe, meu pai, irmãos, irmã, meus amigos. Agora é o momento de comemorar o título”, disse Filipinho após o título.
COISA LINDA ESSA FOTO!!!! Segundo título mundial na conta do Filipe Toledo!!!!
?: WSL pic.twitter.com/Hr8RFymDeT
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) September 9, 2023
Toledo também comentou sobre os sacrifícios na jornalista para o título mundial:
É muito difícil colocar em palavras, todos os sacrifícios que foram feitos para chegar aqui. Foram muitos. Minha primeira filha nasceu 7 anos atrás e eu não estava presente, com ela e a minha esposa. Também não estava no nascimento do meu filho. Mas, sabia que, ao longo do tempo, isso ia valer a pena”.
Com o título mundial em dois anos consecutivos, Filipe Toledo entra na mesma prateleira de lendas do surf como; Mark Richards em 1979 e 1980, Tom Carroll em 1983 e 1984, Tom Curren em 1985 e 1986, Kelly Slater em 1994 e 1995, conquistando cinco seguidos até 1998, Andy Irons em 2002 e 2003 e John John Florence em 2016 e 2017.
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo