Antes de mais nada, as classificatórias aconteceram no sábado, com show ao fim do evento com atletas participando da Best Trick. Além disso, o grande campeão foi Shane O´Neill.
A saber, atletas que já haviam vencido o Tampa Pro em algum momento já estavam classificados para a semi-final. Logo, figuras como Luan Oliveira, Carlos Ribeiro, Torey Pudwill e Jagger Eaton não precisaram participar das eliminatórias.
O que aconteceu na semifinal
A saber, a semifinal aconteceu no domingo (16), pouco antes da final. Nesse sentido, os atletas foram divididos em duas baterias e apenas os dez primeira se classificaram para a final. Previamente já na semi, Jagger Eaton foi o único que já havia vencido que conseguiu avançar para a final, enquanto Carlos Ribeiro, Torey Pudwill e Luan Oliveira não avançaram.
Além disso, Shane O´Neill que não costuma ir tão bem em campeonatos, como foi o caso nas olimpíadas, conseguiu a classificação para final ao conquistar o 2° lugar com 85.53 pontos. Acima do australiano, surge mais uma estrela japonês, Kairi Netsuke conseguiu o 1° lugar na semifinal para avançar.
Em suma, um destaque interessante vai para um atleta que não foi para a competição, Nyjah Houston. Como campeão em 2020, já teria uma vaga na semifinal, porém perdeu seu voo em Los Angeles. No sábado (16) do numero um no ranking mundial protagonizou uma ação curiosa: realizou um crooked em um parapeito na cidade de Tempe, Arizona. Por outro lado, em um depoimento em suas redes sociais, afirmou em que tem se lesionado bastante e que ele ficaria de fora desta competição após perder o voo.
https://www.instagram.com/reel/CVG1iuWgdF8/?utm_medium=copy_link
Shane O´Neill vence na final
Ao contrário das etapas anteriores, na final o skatista teria três chances de fazer sua melhor volta, cada uma de 60 segundos, a maior nota e a menor dadas pelos juízes e as três que sobravam era feita uma média. Assim, a final começou com a classificação invertida, ou seja, quem se classificou em primeiro, andaria por último, e vice-versa.
Acima de tudo, com dois brasileiros pré-classificados, Kelvin Hoefler e Lucas Rabelo, o terceiro que se juntou à eles foi Felipe Gustavo. Logo, além de dois dos três brasileiros classificados terem participado das olimpíadas, Jagger Eaton e Jake Illardi também representaram seu país.
Por fim, em uma disputa de alto nível com todos os atletas conseguindo executar grandes manobras em suas três oportunidades, terminou com brasileiros no top-5. Felipe Gustavo ficou com o 5° lugar, Lucas Rabelo com o 4° e Kelvin Hoefler em 2°. O grande vencedor da noite foi o australiano Shane O´Neill.
Foto destaque: Reprodução/ Instagram/ Skatepark of Tampa
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.