Antes de mais nada, a classificatória do Tampa Pro para a semifinal aconteceu neste sábado (16). Assim, a final acontece neste domingo (17). Além disso, atletas que já venceram a competição tem vaga direta na semifinal.
Como funcionou o critério de avaliação dos atletas
A saber, cinco juízes avaliam a volta do skatistas e aplicam a nota baseando no grau de dificuldade das manobras, utilização do percurso, estilo de execução, originalidade e consistência. Logo, o atleta tinha duas oportunidades para pontuar.
Além disso, a nota mais alta e a mais baixa eram descartas e as outras três eram utilizadas como média.
Classificatórias para a semifinal do Tampa Pro 2021
Acima de tudo, eram 58 atletas competindo para garantir uma vaga no top 10, onde acontece o corte e quem está dentro da margem, estaria qualificado para a semifinal. Foram cinco baterias com sete em cada.
Ou seja, o atleta que tivesse mais criatividade e fluidez teria a vantagem na disputa. Alguns skatistas não conseguiram se classificar no top-10, como foi o caso do campeão da etapa da SLS de South Lake City, Gustavo Ribeiro. Porém, conseguiu um lugar na semi-final, já que 42 atletas avançam.
Quem estava nas primeiras baterias quase não conseguiram se manter, já que os que vinham depois podiam bater a pontuação e consequentemente, eliminar. Por outro lado, um dos destaques vai para o japonês Kairi Netsuke, que estava na segunda bateria e mesmo assim permaneceu vivo para a semifinal.
Além dele, Jamie Foy que também estava na bateria dois conseguiu a vaga em 6° lugar, com 78.11 pontos. Nesse sentido, o único dos primeiros 14 atletas que garantiu vaga na semi foi o canadense Micky Papa, permanecendo abaixo de Foy com 77.58.
Enfim, dois brasileiros garantiram sua participação ao ficar com o 1° e 2° lugar, sendo um deles o medalhista olímpico Kelvin Hoefler e o outro, Lucas Rabelo. Em suma, ultrapassaram os 80 pontos.
Algumas menções honrosas ficam com a Pâmela Rosa e Felipe Nunes, ambos por se destacarem em um meio mais limitado. A saber, Pâmela por participar de um campeonato majoritariamente masculino, e Felipe por ser debilitado fisicamente, não possui as pernas.
Classificados entre os 10 primeiro
. 1 Kelvin Hoefler – 82. 50 pontos
. 2 Lucas Rabelo – 81.34 pontos
. 3 Kairi Netsuke – 80.33 pontos
. 4 Chris Joslin – 79.32 pontos
. 5 Robert Neeal – 78.53 pontos
. 6 Jamie Foy – 78.11 pontos
. 7 Micky Papa – 77.58 pontos
. 8 Eli Williams – 75.75 pontos
. 9 JP Souza – 74.38 pontos
. 10 Ryan Decenzo – 74.17 pontos
Foto destaque: Reprodução/ Skate Vale Brasil
Conheci a NFL e NBA a não muito tempo, mas parece que já faz anos que estou diante dos esportes. Dessa forma, ambos esportes me deixaram fascinado com estilos de jogos tão diferentes em uma categoria apenas. As estatísticas avançadas enchem meus olhos e facilitam o entendimento das várias fases do jogo: transição e organização e suas subdivisões. O esporte reflete na vida de milhares ao redor do mundo, o meu papel é levar outras visões sobre as mesmas partidas repercutidas em inúmeros sites.