A Seleção Brasileira de rugby feminino pode disputar a Copa do Mundo de Rugby XV Feminino pela primeira vez em sua história. Para isso conseguir a vaga, a equipe precisará passar por apenas um obstáculo, a Colômbia.
Isso porque as duas seleções vão se enfrentar no dia 29 de junho visando a classificação para a competição. A partida única será em campo neutro, no Paraguai.
Ver essa foto no Instagram
Vale destacar que apenas Brasil e Colômbia são os únicos países na América do Sul que possuem seleções de rugby XV feminino.
Essa será a primeira vez que a América do Sul terá vaga direta na Copa do Mundo de Rugby XV. A mudança aconteceu porque a edição 2025 teve um aumento no número de seleções, que agora passa a ser 16.
Técnico da Seleção Brasileira de rugby fala sobre os desafios na preparação para o duelo
Emiliano Caffera, o treinador das Yaras, como a equipe é conhecido, avaliou a importância do rugby feminino. Segundo ele, no Brasil há apenas a cultura do sevens. É preciso ter também a cultura do rugby XV.
Em seguida, o comandante falou sobre as dificuldades na preparação para a partida:
A preparação é muito difícil, pois não temos as atletas centralizadas e não contamos com as principais jogadoras da seleção de sevens. Ou seja, não podemos trabalhar com o grupo todo junto por muito tempo. Fazemos camps, mas como ainda são poucos jogos para cada atleta o trabalho não é fácil. Precisamos que elas joguem o maior número possível de jogos.
E completou afirmando que o favoritismo é da equipe adversária:
Assim, sabemos que o favoritismo é colombiano e elas nos venceram nos últimos encontros, mas estamos trabalhando muito forte.
Quer saber mais sobre rugby? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte:
- Qual a diferença entre Rugby e Rugby Sevens?
- Rugby e Futebol Americano: TODAS as diferenças e semelhanças
- Tackle, scrum e outras expressões do glossário do rugby
- Regras do rugby: pontuação, faltas e o jogo das Olimpíadas
- Copa do Mundo de Rugby Masculino: história, campeões e recordes
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.