Confira os lances e as histórias dos 5 candidatos a melhor jogador de rugby do mundo e dos 10 maiores de todos os tempos

Quem é o melhor jogador de rugby do mundo atualmente? E quais foram os maiores de todos os tempos? É o que tentamos responder por aqui.

Com uma ajuda valiosa da Rugby World, montamos uma lista com os 10 grandes nomes da bola oval na história e uma lista mais curta, com cinco nomes, com os candidatos a melhor jogador de rugby do mundo atualmente.

Então confira e aproveite os nomes, números e lances abaixo, sem esquecer, claro, de dar o seu pitaco sobre quem sobrou ou quem faltou no espaço dos comentários ao final da página.

Melhor jogador de rugby do mundo: os candidatos

  • Antoine Dupont
  • Maro Itoje
  • Richie Mo'unga
  • Sam Simmonds
  • Semi Radradra

Dentro de um jogo tão coletivo, é difícil de apontar um atleta que seja indubitavelmente o melhor jogador do mundo de rugby. Não houve um atleta que dominou o esporte nos últimos anos, mas sim um grupo que se manteve no topo.

O francês Antoine Dupont, por exemplo, vem mostrando muita habilidade como half.  Vice-campeão da Six Nations de 2020, foi eleito o melhor jogador da competição. O inglês Mario Itoje, por sua vez, não recebeu o prêmio, mas ficou com o título, sua oitava grande conquista somando clube e seleção desde 2016.

Richie Mo'unga não empilhou títulos como Itoje — o que não quer dizer que não tenha sua parcela de conquistas — mas vem regularmente brilhando como camisa 10 dos Crusaders e dos All Blacks.

Já Sam Simmonds tem mostrado serviço à nível de clubes. Campeão da Champions Cup e da Premiership inglesa com o Exeter Chiefs, o oitavo tem se destacado tanto como um prolífico assistente quanto como um exímio finalizador.

O ponta Semi Readradra, por fim, vive o auge de sua carreira. O ponta vem decidindo partidas com regularidade, seja para a seleção de Fiji, para o Bristol Bears ou até para o Barbarians.

Maiores jogadores de rugby da história

  • Brian O'Driscoll
  • Dan Carter
  • David Campese
  • Gareth Edwards
  • Jonah Lomu
  • Jonny Wilkinson
  • Martin Johnson
  • Michael Jones
  • Richie Mccaw
  • Serge Blanco

Brian O'Driscoll

Brian O'Driscoll foi o melhor jogador de rugby do mundo no começo dos anos 2000
(Jeff J Mitchell/Getty Images)

Já abrimos nossa lista com um injustiçado. Brian O'Driscoll, lenda da seleção irlandesa, nunca ganhou prêmio de melhor jogador de rugby do mundo.

Atuando como primeiro e segundo centro entre 1999 e 2014, O'Driscoll se destacou tanto pelo talento (e pela incrível explosão física) quanto pela longevidade. Fez 133 partidas pela Irlanda, sendo 132 como titular.

Dono de 250 pontos e 47 tries, Brian teve o auge da sua carreira encurtado por um problema de visão que o tirou cerca de 50% da capacidade ocular. Mesmo assim, foi capaz de se reinventar como um líder e um defensor feroz — e um dos melhores de todos os tempos.

Dan Carter

Dan Carter foi o melhor jogador de rugby do mundo durante o bicampeonato da Nova Zelândia, em 2015
(David Davies/PA Wire)

Um dos melhores jogadores de rugby do mundo durante a década de 2010, Dan Carter é o mais recente ex-jogador desta lista. Anunciou sua aposentadoria em fevereiro de 2021.

As credenciais do fly-half impressionam: camisa 10 dos All Blacks durante o bicampeonato mundial entre 2011 e 2015, Carter é simplesmente o maior pontuador da história da seleção neozelandesa.

Foram 1598 pontos com o uniforme preto, 191 deles em quatro edições da Copa do Mundo de Rugby, e uma coleção de momentos mágicos dentro de campo.

David Campese

David Campese foi o melhor jogador de rugby do mundo em 1991

Não houve melhor jogador de rugby do mundo em 1991 do que David Campese. O australiano brilhou durante a segunda edição da Copa do Mundo e liderou a sua seleção ao seu primeiro título mundial.

Atuando como ponta ou zagueiro, o ítalo-australiano se destacou por sua incrível capacidade para corridas, com um trabalho de pés inigualável, assim como um timing perfeito para atacar.

Atuou pela Seleção Australiana por 14 anos (1982-1996) e em 101 jogos, 100 deles como titular. Marcou 315 pontos internacionalmente e marcou 64 tries, um recorde por muito tempo no mundo do rugby.

Gareth Edwards

Gareth Edwards foi o melhor jogador de rugby do mundo antes da existência dos Mundiais

Gareth Edwards foi o melhor jogador de rugby dos anos 1970 e, para muitos, o maior da história. Completo, o galês passava tão bem quanto corria e chutava tão bem lia os espaços em campo.

Atuou de 1967 a 1978 pela seleção do País de Gales como half, portanto antes da criação da Copa do Mundo. Restou a ele as excursões e as partidas pelo Lions, a seleção do Reino Unido.

Anotou 91 pontos em 53 partidas com a sua seleção. Marcou 20 tries e mostrou um desempenho decisivo para a valorização de jogadores mais técnicos no rugby.

Jonah Lomu

Jonah Lomu foi, para muitos, o melhor jogador de rugby de todos os tempos

Jonah Lomu é provavelmente o mais próximo de uma unanimidade quanto à discussão do melhor jogador de rugby de todos os tempos.

O neozelandês, falecido em 2015 por um problema renal, foi uma máquina ofensiva, combinando força, velocidade, habilidade, astúcia e garra. Era absolutamente dominante em suas arrancadas, quase sempre deixando trilhas de marcadores no seu caminho até a in-goal zone.

Atuando como winger pelos All Blacks entre 1994 e 2002, Lomu esteve presente em 63 partidas e marcou 185 pontos. Foram 37 tries no total, 15 somente pela Copa do Mundo, o que configura até hoje um recorde na história da competição.

Vá além do Rugby! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Jonny Wilkinson

Jonny Wilkinson é o maior pontuador da história da Copa do Mundo de rugby

Jonny Wilkison foi o grande herdeiro de Gareth Edwards no rugby britânico. Além de um half de menor porte físico, o inglês tinha a mesma, se não maior, obsessão para treinos.

Ágil e técnico porém mais preciso do que habilidoso, Wilkinson é simplesmente o maior pontuador da história da Copa do Mundo, tendo marcado 277. Destes, 113 foram anotados na edição de 2003, vencida pelos ingleses.

Naquele ano, o half foi indiscutivelmente o melhor jogador de rugby do mundo. Mas era só o começo. Ao longo de 13 anos de carreira internacional, Jonny marcou 1246 pontos em 91 partidas. Apenas 7 deles foram de tries; o destaque fica para as 169 conversões e as 255 penalidades.

Martin Johnson

Martin Johson, um dos melhores jogadores de rugby do mundo
(Leicester Tigers/Divulgação)

O histórico segunda linha de Leicester e Seleção Inglesa é o grande representante da parte anímica do rugby, da entrega, da ética.

Um líder dentro de campo Martin Johnson foi o capitão inglês no título da Copa do Mundo de 2003. Na ocasião, fazia o último dos seus 10 anos à serviço da equipe, por quem atuou em 84 partidas, 39 delas como capitão.

Com apenas 10 pontos marcados internacionalmente, o que é comum para jogadores de sua posição, Johnson de fato se destacou por sua contribuição coletiva e inteligência. Tanto que, como treinador, levou à Inglaterra ao título da Six Nations de 2011.

Michael Jones

Michael Jones foi o melhor jogador de rugby do mundo em 1987
(Photosport/Reprodução)

Michael Jones é um dos grandes asas da história e já ostentou o posto de melhor de jogador de rugby do mundo durante seus anos áureos. Atuou pela Nova Zelândia em 55 partidas entre 1986 e 1998 e marcou 56 pontos.

Nos três primeiros anos de sua carreira internacional, Jones foi uma flecha, acelerando pelos corredores como poucos. Foi assim, por exemplo, que marcou o primeiro try da história da Copa do Mundo, contra a Itália.

Lesionado seriamente no joelho em 1989, o asa soube se readaptar como um pontuador mais inteligente e habilidoso — e resiliente, dadas as inúmeras lesões que sustentou depois dessa primeira.

Richie Mccaw

Richie Mccaw, um dos maiores jogadores de rugby de todos os tempos
(Brett Phibbs/NZ Herald)

No time dos sonhos dos All Blacks, Michael Jones fica de um lado e Richie Mccaw fica de outro. O asa foi um dos grandes nomes da seleção neozelandesa no bicampeonato mundial de 2011 e 2015 e se consagrou como um dos maiores jogadores de rugby da história.

Os números ajudam a dimensionar o tamanho de Mccaw no esporte: foram 148 partidas pelos All Blacks entre 2001 e 2015, 141 delas como titular. Marcou 135 pontos em 27 tries e em 2015 se tornou o atleta com mais partidas por Copas do Mundo,  com 17.

O talento, por sua vez, pode ser observado pela transição entre asa e oitavo, posições completamente diferentes e que Richie dominou com facilidade.

Serge Blanco

Serge Blanco foi um dos maiores jogadores de rugby do mundo nos anos oitenta

Não podia faltar um francês na lista né? Pois é, faltou: Serge Blanco era venezuelano.

Brincadeiras à parte, o ponta nascido em Caracas mas criado no País Basco Francês, Blanco combinou as duas influências e se mostrou um jogador muito habilidoso e arrogante na medida certa.

Atacando com muita confiança desde lá de trás, o franco-venezuelano marcou 233 pontos para os os galos em 93 partidas, disputadas entre 1980 e 1991.

Agora que você sabe quem são os melhores jogadores de rugby de todos os tempos, que tal se aprofundar no jogo e em outros esportes coletivos? Acesse:

*Última atualização em 19 de abril de 2021

Salvar