Uma das principais ferramentas da Ginástica Artística, a barra fixa é um dos oitos aparelhos no quais os atletas devem se apresentar. Com disputa exclusiva para ginastas homens, é uma das peças principais na modalidade.

Em suma, a barra fixa exige que os competidores façam diversos movimentos giratórios em uma rotina acrobática. Presente nos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1896, na Grécia, a barra fixa é creditada ao alemão Friedrich Ludwig Jahn.

A evolução da barra fixa em mais de 100 anos

Barra fixa na Ginástica Artística

Em vídeo divulgado pelo perfil oficial dos Jogos Olímpicos no Facebook, é possível ver atletas se apresentado na barra fixa no ano de 1912. Na época, as Olimpíadas foram disputadas na cidade de Estocolmo, conhecida como a capital da Suécia, na Europa.

No vídeo da esquerda é possível ver o atleta tendo mais dificuldade para lidar com os movimentos na barra fixa, tomando mais cuidado e fazendo rotações mais simples. Ao contrário do vídeo da direita, em que é possível ver o competidor japonês caprichando nas acrobacias, muitas vezes soltando as mãos do aparelho e pegando novamente.

Você ama outros esportes além de ginástica? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A barra fixa atualmente

A barra fixa é um aparelho muito semelhante às barras assimétricas, utilizadas nas categorias femininas. Ambas são compostas pelo mesmo material: fibras sintéticas de vibro e recobertas com madeira, possuindo maleabilidade, garantindo a segurança dos atletas.

O aparelho tem 2,40 metros de comprimento e 28 milímetros de diâmetro. Além disso, fica localizada a 2,80 metros no solo. A barra é presa ao chão através de presilhas e cabos de aço, que impedem qualquer movimento das barras verticais.

Quando acontecem os Jogos Olímpicos de Paris 2024?

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão início na sexta-feira, 26 de julho, com direto à cerimônia de abertura no Rio Sena. Todas as informações sobre esportes olímpicos você acompanha no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Carlos Soares

Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.