Com tantos esportes e mais de 250 atletas brasileiros disputando medalha em Paris 2024, uma das modalidades que se destaca é a ginástica artística. Dessa forma, Rebeca Andrade e Simone Biles se enfrentam pela segunda vez na carreira, em pleno auge físico e mental.

A brasileira, dona de seis medalhas olímpicas – duas de ouro, três de prata e uma de bronze, tem ficado frente a frente com quem é considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos.

Rebeca Andrade x Simone Biles aconteceu pela primeira vez em 2023

Rebeca Andrade x Simone Biles: confira o histórico de confronto das atletas
Rebeca Andrade e Simone Biles no Mundial de Ginástica em 2023 – (Reprodução/The International Gymnastics Federation)

Até 2023, Rebeca Andrade e Simone Biles nunca haviam se enfrentado diretamente em todas as categorias da ginástica.

Olimpíada de Tóquio 2020

Em 2020, a americana desistiu da Olimpíada de Tóquio devido a problemas relacionados a sua saúde mental, enquanto Rebeca Andrade foi com tudo em todas as categorias, trazendo as primeiras medalhas olímpicas para o Brasil no esporte.

Simone Biles, mesmo sem participar de várias provas, levou prata por equipes e bronze no salto, onde executou movimentos considerados simples. 

Campeonato Mundial de Ginástica de 2023

O Campeonato Mundial de 2023 foi a primeira vez que as duas atletas disputaram diretamente entre si em plena forma física. Cada uma conquistou cinco medalhas das seis possíveis, dividindo todos os pódios.

O primeiro duelo “para valer” teve Simone Biles levando medalha de ouro com a Seleção Americana no individual geral, solo e trave. A única derrota foi na final do salto, categoria que atualmente tem Rebeca Andrade como a grande vencedora. 

Como foi a final do salto no Mundial 2023?

Simone Biles foi a primeira a competir no salto. Na tentativa de pressionar as competidoras seguintes, a americana tentou uma variação de triplo mortal no ar, uma manobra que ela é a única a conseguir realizar com sucesso até hoje.

A força necessária para a execução foi tão intensa que Simone acabou dosando mal e caiu para trás, resultando na perda de pontos por não completar o salto. No entanto, devido à complexidade da tentativa, ela ainda obteve uma nota considerável de 14.433.

Em sua segunda tentativa, Simone apresentou um salto conhecido como “Cheng”, o mesmo que Rebeca Andrade realizaria logo em seguida e que garantiu a nota perfeita de 15.000.

Ambas chegaram à final com a mesma manobra, mas a execução superior de Rebeca Andrade aos olhos dos juízes lhe assegurou a medalha de ouro. Dessa forma, essa foi a única ocasião em que a brasileira superou a americana.

Como foi o desempenho na disputa por equipes em Paris 2024?

Tanto Simone Biles quanto Rebeca Andrade conquistaram uma medalha por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os Estados Unidos ficaram com ouro na disputa, saltando do 5° lugar para o 1° na última série da competição por equipes. A prova final foi no salto, e Biles decidiu a disputa com uma série das mais difíceis apresentadas até então.

No entanto, mesmo que americana seja sinônimo de domínio no esporte, empatou em 2 x 2 com Rebeca Andrade.

  • Barras assimétricas, vitória de Rebeca: 14.533 x 14.400
  • Salto, vitória de Rebeca: 15.100 x 14.900
  • Trave, vitória de Biles: 14.366 x 14.133
  • Solo, vitória de Biles: 14.666 x 14.200

Rebeca Andrade x Simone Biles: individual geral

Simone Biles foi a medalhista de ouro no individual geral, tirando o 1º lugar de Rebeca Andrade na última prova: o solo. Rebeca, por outro lado, se manteve na cola da adversária, chegando a ultrapassá-la em alguns momentos. Confira como ficou cada pontuação nos aparelhos na disputa individual geral.

Rebeca Andrade

X

Simone Biles

14.666 Barras Assimétricas 13.733
15.100 Salto 15.766
14.033 Solo 15.066
14.133 Trave 14.566
57.932 Total de pontos 59.131

Rebeca Andrade x Simone Biles: salto

Na prova em que Rebeca Andrade era favorita e ganhou o ouro olímpico em 2020, Simone Biles mostrou o verdadeiro motivo de ser a GOAT. Colocou um salto com alto grau de dificuldade que, mesmo os dois saltos perfeitos de Rebeca, ganharia apenas a prata.

  • Salto, vitória de Biles: 15.300 x 14.966

Rebeca Andrade x Simone Biles: trave

Na trave, as atletas fizeram mais um embate, com Simone Biles caindo e deixando o caminho aberto para Rebeca Andrade garantir o ouro. Porém, enquanto Biles ficou com o 5º lugar, a brasileira conseguiu vencer a americana, mas ficando com o 4º lugar, perdendo a chance de medalha.

  • Trave, vitória de Rebeca: 13.933 x 13.100

Rebeca Andrade x Simone Biles: solo

Foi no solo que Simone Biles garantiu o ouro por equipes para a Seleção Americana. Então, ela era a grande favorita na prova.

Com alto grau de dificuldade, mas saindo duas vezes para fora do espaço limitado para as manobras, Simone ficou apenas com a prata.

Por outro lado, Rebeca Andrade não cometeu erros e garantiu o seu segundo ouro olímpico, desbancando a hegemonia da GOAT.

  • Solo, vitória de Rebeca: 14.166 x 14.133

Como a imprensa internacional antecipou o confronto entre Rebeca Andrade x Simone Biles?

NBC News sobre Rebeca Andrade x Simone Biles

A imprensa internacional ainda está tentando entender como Simone Biles perdeu para Rebeca Andrade em 2023. A NBC News, por exemplo, diz que a brasileira é um fenômeno.

Espera-se que as Olimpíadas de Paris sejam de Simone Biles. Mas se tem uma pessoa que pode estragar a festa da ginasta americana, é o fenômeno brasileiro: Rebeca Andrade.

Andrade chocou a comunidade da ginástica ao revelar um dos saltos mais difíceis da ginástica feminina, o Cheng, no treinamento do pódio antes da competição olímpica.

Essentially Sports sobre Rebeca Andrade x Simone Biles

Sob o mesmo ponto de vista, o Essentially Sports põe Rebeca Andrade como a desafiante número 1 de Simone Biles em Paris 2024. De acordo com o portal, “Rebeca é a maior ameaça ao status de GOAT de Simone”.

Ela (Biles) tem uma das habilidades mais difíceis quando se trata de solo. Isso pode manter Simone Biles à frente, mas não tão absoluta. Aí vem a ginasta brasileira Rebeca Andrade, que é provavelmente a maior ameaça ao status de GOAT de Simone Biles.

No Mundial, Andrade causou arrepios ao derrotar Simone no salto e, certamente, ansiaria por repetir o feito em Paris, mantendo armas para conseguir isso em segredo até o último momento, tentando obter uma vantagem.

Simone Biles vence as duas primeiras finais e vai para os aparelhos individuais como favorita

Simone Biles é a ginasta a ser batida em Paris 2024, mas isso não quer dizer que seja impossível vencê-la. Como foi visto tanto no confronto por equipes quanto no individual geral, Biles pode ser vencida, mas a margem de erro é próximo ao zero.

Os Estados Unidos foram campeões na disputa por equipes na Olimpíada. Simone foi o trunfo da briga pelo 1º lugar, fechando a competição no solo e garantindo a primeira medalha. Em seguida, foi para o individual geral, e mais uma vez decidiu na coreografia de dança alternada com movimentos de destaque na ginástica.

Ou seja, de cinco confrontos, Simone Biles venceu dois até o momento. As duas vão batalhar por mais três aparelhos individuais: solo, trave e barras assimétricas. A expectativa é de que a ginasta 25 vezes medalhista de ouro em mundiais continue em ritmo de domínio nos Jogos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Olympic Games (@olympics)


Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da ginástica? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte além de Rebeca Andrade x Simone Biles: