Flávia Saraiva é uma das ginastas mais renomadas do Brasil, com reconhecimento tanto nacional quanto internacional. Aos 24 anos, a atleta já acumulou várias medalhas em competições mundiais e pan-americanas.

Na edição mais recente dos Jogos Pan-Americanos, realizado no Chile em 2023, Flávia conquistou cinco medalhas: quatro de prata e uma de bronze.

Atualmente, recuperada de lesões, a ginasta brasileira se dedica a alcançar uma conquista inédita em sua trajetória: uma medalha nos Jogos Olímpicos.

Flávia Saraiva elogia ano da ginástica, mas ressalta que trabalho começou antes

A ginasta comentou, em entrevista, que o ano de 2023 foi de grandes conquistas para o esporte brasileiro, mas também ressaltou conquistas de outros atletas, como Daiane dos Santos e Daniele Hypólito, em anos anteriores.

A ginástica vem de um ano muito bom, mas a gente sabe que vem de muito antes, começando com a Dani, com a primeira medalha mundial. Depois teve a Dai, primeira ginasta do Brasil a ser campeã mundial.

Flávia Saraiva se referiu à medalha de prata que Daniele Hypólito conquistou no Mundial de 2003 e à de ouro de Daiane dos Santos, na mesma competição, dois anos depois. Ambas chegaram ao pódio no solo.

Flávia Saraiva busca repetir feito de outros nomes da ginástica brasileira

Além de Daiane e Daniele, o mundo da ginástica brasileira também possui outros nomes importantes, como Arthur Zanetti, Rebeca Andrade, Diego Hypólito e Arthur Nory. Os quatro conquistaram medalhas em alguma das edições dos Jogos Olímpicos.

Zanetti e Rebeca foram campeões olímpicos. O primeiro, em Londres, em 2012, nas argolas, e a segunda, no salto, em Tóquio, em 2021.

Arthur Zanetti também tem uma medalha de prata, nas argolas, no Rio 2016. Na mesma edição, Diego Hypólito também ficou com a prata, mas no solo. Enquanto Rebeca Andrade ficou com a prata no individual geral, também em Tóquio.

Por fim, Arthur Nory conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio, em 2016, fechando, assim, as conquistas brasileiras na competição.

Quer saber tudo sobre a ginástica? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte: