Flávia Saraiva é uma das ginastas mais destacadas do Brasil, com prestígio tanto no país quanto no exterior. Com 24 anos, ela já coleciona diversas medalhas em competições mundiais e pan-americanas.

Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada no Chile em 2023, Flávia ganhou cinco medalhas, sendo quatro de prata e uma de bronze.

Atualmente, voltando de lesão, Flávia superou um acidente nas barras assimétricas para contribuir diretamente com a medalha de bronze na disputa por equipes, conquistada pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Flávia Saraiva elogia ano da ginástica, mas ressalta que trabalho começou antes

Em entrevista, a ginasta destacou que 2023 foi um ano de grandes conquistas para o esporte brasileiro, mas também mencionou as realizações de outros atletas, como Daiane dos Santos e Daniele Hypólito, em anos anteriores.

A ginástica vem de um ano muito bom, mas a gente sabe que vem de muito antes, começando com a Dani, com a primeira medalha mundial. Depois teve a Dai, primeira ginasta do Brasil a ser campeã mundial.

Flávia Saraiva referiu-se a medalha de prata que Daniele Hypólito ganhou no Mundial de 2003 e a medalha de ouro de Daiane dos Santos na mesma competição, dois anos depois. Ambas conquistaram seus pódios na prova de solo

Flávia Saraiva busca repetir feito de outros nomes da ginástica brasileira

Além de Daiane e Daniele, o cenário da ginástica brasileira conta com outros nomes de destaque, como Arthur Zanetti, Rebeca Andrade, Diego Hypólito e Arthur Nory. Todos eles conquistaram medalhas em diferentes edições dos Jogos Olímpicos.

Arthur Zanetti e Rebeca Andrade foram campeões olímpicos. Zanetti conquistou o ouro nas argolas em Londres 2012, enquanto Rebeca ganhou o ouro no salto em Tóquio 2021.

Além do ouro, Zanetti também possui uma medalha de prata nas argolas, conquistada no Rio 2016. Na mesma edição dos Jogos, Diego Hypólito ganhou a prata no solo, e Rebeca Andrade conquistou a prata no individual geral em Tóquio.

Arthur Nory, por sua vez, obteve a medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio 2016, completando as conquistas brasileiras na competição.

Quer saber tudo sobre a ginástica? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte: