Nesta quarta-feira (17), na data da celebração do Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, a organização das Olímpiadas de Paris 2024 anunciou a criação da “Pride House“. O espaço vai ser aberto para a comunidade LGBTQIA+ e vai poder ser utilizado todos os dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Dessa maneira, a criação do local é mais um passo dado no compromisso da organização com a Carta de Compromisso LGBTQIA+. A saber, em 2018, Paris 2024 se comprometeu a oferecer um ambiente de trabalho exemplar e inclusivo, garantir a igualdade de direitos e tratamento para todos os funcionários e partilhar as melhores práticas visando a melhoria do ambiente profissional em geral.

Objetivos da Pride House

Além de ajudar na conscientização sobre a comunidade LGBTQIA+, a criação do local possui três objetivos chaves:

  • Conscientizar sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mundo do esporte, permitindo que elas se expressem a partir de um espaço dedicado;
  • Oferecer um espaço para celebrar as performances de atletas LGBTQIA+, possibilitando o encontro com seus apoiadores;
  • Deixar uma abordagem mais inclusiva das pessoas LGBTQIA+ no esporte como legado para o movimento esportivo internacional.

Tony Estanguet, presidente da organização do jogos, falou sobre como o esporte muda vidas e ajuda na mudança da mentalidade das pessoas:

Em Paris 2024, estamos convencidos de que o esporte muda vidas e também é uma ferramenta formidável para mudar mentalidades e contribuir para a luta contra a discriminação. Como organizadores do maior evento esportivo do mundo, temos uma responsabilidade e também queremos aproveitar a vantagem da visibilidade dos Jogos para avançar nesta luta essencial. Por isso que neste 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, estamos muito felizes de participar no projeto Pride House, que será um local de troca e celebração para as pessoas LGBTI+ e seus aliados em 2024.”

Pride House Móvel e Pride House Digital

Além do local fixo no Centro Olímpico de Paris, a Pride House contará com outras duas modalidades: a móvel e a digital. Sendo assim, todas as pessoa no mundo vão poder ter acesso ao tema e interagir com ele. As iniciativas são pautadas com os seguintes objetivos:

  • Disponibilizar a vivência de um evento único, celebrar os Jogos e promover trocas entre atletas e aliados;
  • Gerar educação e providenciar treinamento: oferecendo ferramentas educacionais ao público geral, providenciar recomendações e uma abordagem comum para todo o movimento esportivo a respeito da inclusão das pessoas LGBTI+ no esporte e através dele;
  • Contribuir para o conhecimento e visibilidade, fazendo o público geral saber mais sobre as pessoas LGBTI+ no esporte e fazer essas pessoas menos invisíveis, pleiteando a despenalização universal da homossexualidade.

A Pride House é organizada em parceria com a “Associação Fier Play”. Sendo assim, Frédérique Vidal, Presidente Conjunto da Associação, deixou um pequeno recado para as pessoas:

É com a força de nossos parceiros e de nossos voluntários que podemos dar vida, juntos, a esse projeto para um esporte mais inclusivo, para que nós convivamos juntos de uma maneira melhor.”

Quando ocorre o evento e a localização

A Olímpiada de Paris 2024 acontece de 26 de julho a 11 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos serão disputados de 28 de agosto a 8 de setembro. Do mesmo modo, a Pride House vai funcionar todos esses dias e será instalada no Parc de la Villette, no coração dos Jogos e a uma curta distância de locais de competição como La Chapelle Arena, Stade de France e La Concorde.

Confira mais sobre Paris 2024:

Rafael Silva divulga planos para após Olimpíadas de Paris 2024

COB mantém Sabrina Sato como madrinha do Time Brasil até o fim de Paris 2024