O Brasil conquistou importantes avanços na natação durante o Mundial de Natação de 2024, garantindo a presença de atletas nas Olimpíadas 2024 neste domingo (11).
Três nadadores brasileiros se destacaram nas eliminatórias, garantindo suas vagas nas finais dos 400m livre e, consequentemente, carimbaram sua participação nas Olimpíadas em Paris.
Mais atletas brasileiros irão para as Olimpíadas 2024
Guilherme Costa, o único homem da lista, ficou em sexto lugar nas eliminatórias masculinas com o tempo de 3:46.03, conquistando assim a sua terceira final consecutiva na prova.
No feminino, Mafê Costa brilhou ao conquistar o quarto melhor tempo nas eliminatórias com um recorde sul-americano de 4:05.52.
Ao lado dela, Gabi Roncatto também se destacou ao ter em mãos a sexta posição com um tempo de 4:06.13.
Ver essa foto no Instagram
Com esses resultados, o Brasil conseguiu vaga na final do revezamento 4x100m livre feminino, registrando o sexto melhor tempo geral de 3:41.67 e garantindo uma posição entre os 13 melhores tempos do Mundial.
No revezamento 4x100m livre masculino, mesmo sem competir no Mundial, a equipe brasileira assegurou sua vaga para as Olimpíadas 2024, que serão iniciadas em julho.
Veja também: Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026
Confira mais detalhes
A participação do Brasil no Mundial de natação começou de forma promissora, com a equipe alcançando finais em todas as provas disputadas neste dia da competição.
Ao todo, a equipe verde e amarela conta com 15 competidores na natação, incluindo masculinos e femininos, classificados para as Olimpíadas 2024.
Veja também: Bicampeão Olímpico, Brasil liderado por Endrick pode ficar fora de Paris 2024
Além disso, a classificação para as finais dos 400m livre masculino e feminino é mais um dos pontos históricos do esporte para o cenário brasileiro. Tal fato, claramente, acaba mostrando o crescimento e a evolução da natação brasileira no cenário internacional.
As finais dos 400m livre masculino e feminino estão programadas para acontecer a partir das 13h, horário de Brasília.
Veja também: Calendário de roundnet 2024: esporte ganha Grand Slam em março
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.