Caio Souza já deixou sua marca na história da ginástica artística brasileira. Natural de Volta Redonda, ele possui um impressionante histórico em Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos.
Com 30 anos de idade, Caio ainda não conquistou uma medalha olímpica, mas seu planejamento está bem elaborado, e o ouro é uma possibilidade real para este multicampeão.
Confira a entrevista exclusiva de Caio para o Esportelândia na apresentação do Time Petrobras realizada pela própria empresa petrolífera.
Preparação de Caio Souza para o Pan-Americano 2023
View this post on Instagram
Em evento realizado para divulgação do Time Petrobras, Caio Souza, um dos integrantes, esteve presente e o atleta concedeu entrevista ao Esportelândia.
Em resumo, alguns atletas já estão entrando na reta final do ciclo olímpico, começando a focar mais no próximo ano.
Dentro disso, há o Pan-Americano 2023 que também é uma competição importante. A saber, a preparação de Caio é bem centrada, segundo o atleta.
À medida que a competição se aproxima, os treinos ficam mais simples. Eles se tornam mais objetivos.
Chegamos à academia, fazemos nossas séries rapidamente, porque é isso que acontecerá na competição.
É só chegar lá, levantar o braço, apresentar a série e acabou. Obviamente, ainda nos preocupamos com a prevenção de lesões, mas os treinos se tornam mais direcionados.
Planejamento anual de Caio Souza
E em relação ao planejamento anual, Caio é meticuloso, verificando seu progresso ao longo do ano.
Nós fazemos um planejamento anual em conjunto, atleta e equipe técnica, incluindo treinadores, preparadores físicos e nutricionistas.
À medida que o ano avança, revisamos e fazemos adaptações conforme necessário. Embora tenhamos um plano inicial, às vezes, as circunstâncias mudam, e precisamos nos adaptar.
Se algo não está funcionando como planejado, fazemos os ajustes necessários.
Você ama outros esportes além de ginástica artística? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Planejamentos que levam ao ouro
Por fim, em relação às metas, o atleta não foca em conquistar o ouro apenas. De fato, sua abordagem nas competições é diferente.
Não foco apenas no ouro. Confio no meu treinamento e acredito que, com base nos números e no planejamento, posso alcançar o ouro ou um lugar no pódio.
Durante as competições, qualquer coisa pode acontecer. Já vi atletas que não eram favoritos conquistarem o ouro e vice-versa.
Quando era mais jovem, as decepções nas competições me afetavam mais, mas agora, com mais experiência, entendo que faz parte do processo de aprendizado.
Como diz uma frase que li recentemente, ‘Em uma competição, nunca se perde; ou você ganha ou aprende.' – finalizou Caio Souza.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e saber mais de outras modalidades? Confira mais no Esportelândia:
- Bernardinho: biografia, títulos, livro e frases famosas
- Ayrton Senna: história, títulos, recordes, carreira e frases
- Michael Jordan: biografia, títulos e principais curiosidades
- Copa do Mundo de Futebol Feminino: campeãs e artilheiras
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.