Sabe qual é a maior torcida do Nordeste: confira a lista dos 10 clubes nordestinos com maior número de torcedores nos dias de hoje

Qual a maior torcida do Nordeste? De Pernambuco? Da Bahia? Tamanha é a paixão dos torcedores nordestinos que por vezes fica difícil de responder essas perguntas — tem a questão das torcidas mistas também, mas essa a gente dessa para depois.

Como a Esportelândia não foge do desafio, fomos atrás de dados de referência, em especial as pesquisas do Ibope/Repucom, de 2018, e da Pluri Consultoria, de 2020.

Assim, pudemos calcular as 10 maiores torcidas do Nordeste. Além dos números, que são aproximados, contamos um pouco de cada uma dessas massas e de sua relação com seus clubes do coração.

Qual é a maior torcida do Nordeste?

A maior torcida do Nordeste é a do Bahia. O Tricolor de Aço tem, segundo a pesquisa da Pluri Consultoria de 2020, 2,68 milhões de torcedores, aproximadamente 1,2% de todos os apaixonados por futebol no Brasil, estimados em 110 milhões de pessoas.

As maiores torcidas do Nordeste

  1. Bahia
  2. Sport
  3. Vitória
  4. Ceará
  5. Santa Cruz
  6. Fortaleza
  7. Náutico
  8. Botafogo-PB
  9. ABC
  10. CRB

CRB (10º)

O CRB não tem a maior torcida do Nordeste mas a de Alagoas com certeza
(Denison Roma/GE)

O CRB pode ser “apenas” a 10ª maior torcida do Nordeste, mas é a maior do Alagoas. Mais uma vitória do Galo da Praia no “Clássico das Multidões” — o time tem uma vantagem na casa de 30 jogos em mais de 500 partidas contra o CSA, seu grande rival.

Na nossa projeção*, o clube alvirrubro conta com 160 mil torcedores, que são mais do que suficientes para fazer a festa no estádio que homenageia ninguém menos que a Sua Majestade, o Rei Pelé.

ABC (9º)

O ABC não tem a maior torcida do Nordeste, mas é maioria no RN

O ABC tem um caso parecido com o do CRB. Tem a 9ª maior torcida do Nordeste, mas é maioria no Rio Grande do Norte, um valioso argumento no eterno embate com os representantes do América de Natal, time com o qual faz um dos maiores clássicos do Brasil.

Segundo nossos cálculos*, a massa do Alvinegro Potiguar conta com cerca de 260 mil abecedistas, que na menor oportunidade fazem do carismático Frasqueirão um verdadeiro caldeirão.

Botafogo-PB (8º)

O Botafogo não tem a maior torcida do Nordeste, apesar de ser maior na Paraíba
(Raniery Soares/Paraíba Press)

Seguindo nos prêmios de consolação torcedora, temos o Botafogo, que é a 8ª maior torcida do Nordeste mas fica em primeiro no “duelo” da Paraíba.

A certa regularidade da equipe explica os 370 mil* de torcedores. Mas não deixa de ser uma certa surpresa, dado que a rivalidade paraibana mais celebrada é a entre o Campinense e o Treze, que fazem o “Clássico dos Maiorais”.

Náutico (7º)

O Náutico tem uma das maiores torcidas do Nordeste
(Caio Falcão/Clube Náutico Capibaribe)

O Náutico não só tem uma das maiores torcidas do Nordeste como é um dos mais tradicionais clubes da região. Literalmente: fundado em 1901, é, por exemplo, o mais antigo de Pernambuco.

Mas o tempo de vida não é só o que marca o Timbu. Assim como os mais de 400 mil torcedores são mais do que apaixonados. A campanha feita para a volta do clube ao Estádio dos Aflitos, por exemplo, resume bem sua identidade.

Fortaleza (6º)

O Fortaleza tem uma das maiores torcidas do Nordeste

Nem chegamos à metade da lista das maiores torcidas do Nordeste e já entramos nas verdadeiras massas. A do Fortaleza, por exemplo, bate 1 milhão de pessoas.

O Tricolor é, entre as equipes desta lista, uma das que vive a melhor fase institucional e esportiva. Tanto que nos últimos anos foi uma das que mais cresceu em número de torcida e em popularidade no geral — agradecimentos especiais ao período de Rogério Ceni no Pici.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Santa Cruz (5º)

O Santa Cruz tem uma das maiores torcidas do Nordeste
(Reprodução/Santa Cruz)

O Santa Cruz pode até não ser a maior torcida do Nordeste, sequer a maior torcida de Pernambuco, mas é uma das mais famosas massas do Brasil. Tanto que, entre várias rivalidades possíveis, é a sua contra o Sport a que mais marca a cidade de Recife.

“Clássico das Multidões” à parte, os torcedores tricolores fazem sua própria fama, em especial quando fazem a festa no Arruda. E que festa. O Santa, afinal, aparece algumas vezes na lista das maiores médias de público da história do futebol brasileiro. Também, são mais de 1 milhão e 90 mil torcedores

Ceará (4º)

O Ceará não tem a maior torcida do Nordeste, mas é maioria no estado
(JL Rosa/Diário do Nordeste)

Temos aqui outro duelo regional vencido. Quarta maior torcida do Nordeste, o Ceará tem a grande massa do seu estado. São mais de 1,1 milhão de apaixonados pelo Vozão espalhados pelo país.

A supremacia no Clássico-Rei se estende também aos títulos e confrontos diretos, mas a de número de torcedores está ameaçada: a massa alvinegra perdeu torcedores nos últimos anos, em comparação ao rival. Nada que impeça que ambos os clubes dividam um estádio, por exemplo.

Vitória (3º)

O Vitória tem uma das maiores torcidas do Nordeste
(Divulgação/E.C Vitória)

O momento vivido pelo Vitória não é dos melhores, um tanto estagnado na Série B e afastado por alguns anos da final do Campeonato Baiano. Mas quando a camisa é pesada, não tem jeito: o time tem uma das maiores torcidas do Nordeste.

O Leão da Barra tem aproximadamente 1,5 milhão de leoninos, conhecidos por fazer do Barradão um dos estádios mais difíceis de se jogar no futebol brasileiro.

Sport (2º)

O Sport não tem a maior torcida do Nordeste, mas tem a maior torcida de Pernambuco
(Divulgação/Sport Recife)

Chegamos no “clube dos 2 milhões“, composto, ora, pelo Top 2 das maiores torcidas do Nordeste. O primeiro representante é o Sport, que tem, assim, a maior torcida de Pernambuco.

O Leão da Ilha conta com 2,42 milhões de rubro negros apaixonados, que fazem uma das festas mais legais e famosas da Ilha do Retiro com sua música, ou melhor, seu “Grito de Guerra”.

Músicas à parte a posição do Sport aqui é polêmica. O clube costumava a ter a maior torcida do Nordeste. Perdeu a posição nos últimos anos — e por pouco — para o próximo clube da lista.

Bahia (1º)

O Bahia tem a maior torcida do Nordeste
(Divulgação/E.C Bahia)

Não tinha jeito, do maior e mais populoso estado da região vem a maior torcida do Nordeste — a do Bahia, é claro.

O Tricolor de Aço tem em seu apoio cerca de 1,2% dos 110 milhões de torcedores de brasileiros, o que dá por volta de 2,6 milhões de pessoas apaixonadas pelo grande campeão baiano.

*Números atuais não disponíveis na pesquisa de 2020. A projeção das demais equipes foi usada para calcular o número atual.

Depois de conhecer a maior torcida do Nordeste, que tal conferir outras listas de torcedores? Acesse:

*Última atualização em 27 de maio de 2021

Salvar