Qual a maior torcida do Nordeste? De Pernambuco? Da Bahia? Tamanha é a paixão dos torcedores nordestinos que por vezes fica difícil de responder essas perguntas — tem a questão das torcidas mistas também, mas essa a gente dessa para depois.
Como a Esportelândia não foge do desafio, fomos atrás de dados de referência, em especial as pesquisas do Ibope/Repucom, de 2018, e da Pluri Consultoria, de 2020.
Assim, pudemos calcular as 10 maiores torcidas do Nordeste. Além dos números, que são aproximados, contamos um pouco de cada uma dessas massas e de sua relação com seus clubes do coração.
Qual é a maior torcida do Nordeste?
A maior torcida do Nordeste é a do Bahia. O Tricolor de Aço tem, segundo a pesquisa da Pluri Consultoria de 2020, 2,68 milhões de torcedores, aproximadamente 1,2% de todos os apaixonados por futebol no Brasil, estimados em 110 milhões de pessoas.
As maiores torcidas do Nordeste
- Bahia
- Sport
- Vitória
- Ceará
- Santa Cruz
- Fortaleza
- Náutico
- Botafogo-PB
- ABC
- CRB
CRB (10º)
Atualmente na Série B, o CRB pode ser “apenas” a 10ª maior torcida do Nordeste, mas é a maior do Alagoas.
Mais uma vitória do Galo da Praia no “Clássico das Multidões” — o time tem uma vantagem na casa de 30 jogos em mais de 500 partidas contra o CSA, seu grande rival.
Na nossa projeção*, o clube alvirrubro conta com 160 mil torcedores, que são mais do que suficientes para fazer a festa no estádio que homenageia ninguém menos que a Sua Majestade, o Rei Pelé.
No ano de 2024, conquistou seu 34º título estadual. Inclusive, possui, neste século, uma hegemonia, tendo vencido o Alagoano 10 vezes de 2001 até agora.
ABC (9º)
O ABC tem um caso parecido com o do CRB. Tem a 9ª maior torcida do Nordeste, mas é maioria no Rio Grande do Norte, um valioso argumento no eterno embate com os representantes do América de Natal, time com o qual faz um dos maiores clássicos do Brasil.
Segundo nossos cálculos*, a massa do Alvinegro Potiguar conta com cerca de 260 mil abecedistas, que na menor oportunidade fazem do carismático Frasqueirão um verdadeiro caldeirão.
O ABC disputa, atualmente, a Série C do Campeonato Brasileiro. Os últimos títulos que a equipe conquistou foram os Estaduais de 2020e 2022, chegando a 57 no total.
Botafogo-PB (8º)
Seguindo nos prêmios de consolação torcedora, temos o Botafogo, que é a 8ª maior torcida do Nordeste, mas fica em primeiro no “duelo” da Paraíba.
A certa regularidade da equipe explica os 370 mil* de torcedores. Mas não deixa de ser uma certa surpresa, dado que a rivalidade paraibana mais celebrada é a entre o Campinense e o Treze, que fazem o “Clássico dos Maiorais”.
A equipe disputa a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2013, o Botafogo-PB foi campeão da Série D. E seu último título estadual foi em 2019.
Náutico (7º)
O Náutico não só tem uma das maiores torcidas do Nordeste como é um dos mais tradicionais clubes da região. Literalmente: fundado em 1901, é, por exemplo, o mais antigo de Pernambuco.
Mas o tempo de vida não é só o que marca o Timbu. Assim como os mais de 400 mil torcedores são mais do que apaixonados. A campanha feita para a volta do clube ao Estádio dos Aflitos, por exemplo, resume bem sua identidade.
Disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, o Náutico tem uma vasta galeria de títulos. Entre eles, são 24 conquistas no Campeonato Pernambucano, além de ter sido campeão da Série C em 2019.
Fortaleza (6º)
Nem chegamos à metade da lista das maiores torcidas do Nordeste e já entramos nas verdadeiras massas. A do Fortaleza, por exemplo, bate 1 milhão de pessoas.
O Tricolor é, entre as equipes desta lista, uma das que vive a melhor fase institucional e esportiva. Tanto que nos últimos anos foi uma das que mais cresceu em número de torcida e em popularidade no geral — agradecimentos especiais ao período de Rogério Ceni no Pici.
Mas também vale destacar a importância do atual comandante, o argentino Juan Pablo Vojvoda, que é o técnico com mais jogos oficiais na história do Fortaleza.
Além disso, sob o comando de Vojvoda, que chegou ao clube em 2021, o Fortaleza conquistou três estaduais e uma Copa do Nordeste.
Santa Cruz (5º)
O Santa Cruz pode até não ser a maior torcida do Nordeste, sequer a maior torcida de Pernambuco, mas é uma das mais famosas massas do Brasil. Tanto que, entre várias rivalidades possíveis, é a sua contra o Sport a que mais marca a cidade de Recife.
“Clássico das Multidões” à parte, os torcedores tricolores fazem sua própria fama, em especial quando fazem a festa no Arruda. E que festa.
O Santa, afinal, aparece algumas vezes na lista das maiores médias de público da história do futebol brasileiro. Também, são mais de 1 milhão e 90 mil torcedores.
No momento, a equipe não está disputando nenhuma divisão no futebol nacional. Seu último título conquistado foi o bicampeonato da Copa do Nordeste, e 2016.
Ceará (4º)
Temos aqui outro duelo regional vencido. Quarta maior torcida do Nordeste, o Ceará tem a grande massa do seu estado. São mais de 1,1 milhão de apaixonados pelo Vozão espalhados pelo país.
A supremacia no Clássico-Rei se estende também aos títulos e confrontos diretos, mas a de número de torcedores está ameaçada: a massa alvinegra perdeu torcedores nos últimos anos, em comparação ao rival. Nada que impeça que ambos os clubes dividam um estádio, por exemplo.
O Ceará disputa atualmente a Série B do Campeonato Brasileiro. Seu último título conquistado foi a Copa do Nordeste, em 2020.
Vitória (3º)
Quando a camisa é pesada, não tem jeito: o time tem uma das maiores torcidas do Nordeste.
O Leão da Barra tem aproximadamente 1,5 milhão de leoninos, conhecidos por fazer do Barradão um dos estádios mais difíceis de se jogar no futebol brasileiro.
De volta à Série A, o Vitória quer permanecer na elite do futebol. E chega embalado após o título da Série B, em 2023, e do Campeonato Baiano, em 2024.
Sport (2º)
Chegamos no “clube dos 2 milhões”, composto, ora, pelo Top 2 das maiores torcidas do Nordeste. O primeiro representante é o Sport, que tem, assim, a maior torcida de Pernambuco.
O Leão da Ilha conta com 2,42 milhões de rubro negros apaixonados, que fazem uma das festas mais legais e famosas da Ilha do Retiro com sua música, ou melhor, seu “Grito de Guerra”.
Músicas à parte a posição do Sport aqui é polêmica. O clube costumava a ter a maior torcida do Nordeste. Perdeu a posição nos últimos anos — e por pouco — para o próximo clube da lista.
Atualmente na Série B, o último título do Sport foi em 2019, no Campeonato Pernambucano.
A maior torcida do Nordeste: Bahia (1º)
Não tinha jeito, do maior e mais populoso estado da região vem a maior torcida do Nordeste — a do Bahia, é claro.
O Tricolor de Aço tem em seu apoio cerca de 1,2% dos 110 milhões de torcedores de brasileiros, o que dá por volta de 2,6 milhões de pessoas apaixonadas pelo grande campeão baiano.
Nos últimos anos, o Bahia conquistou dois títulos estaduais, em 2020 e 2023, e uma Copa do Nordeste, em 2021.
*Números atuais não disponíveis na pesquisa de 2020. A projeção das demais equipes foi usada para calcular o número atual.
Depois de conhecer a maior torcida do Nordeste, que tal conferir outras listas de torcedores? Acesse:
- As 10 maiores torcidas da Argentina
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- As 10 maiores torcidas da França
- Saiba quais são as 10 maiores torcidas da Inglaterra
- As 10 maiores torcidas da Itália