O Brasil causou muito drama na final do Pan-Americano de 2023 no Chile. Enfrentando os donos da casa, a Seleção precisou chegar até as penalidades para enfim conquistar a medalha de ouro.

Brasil sofre na final do Pan mas quebra jejum

Brasil quebra jejum de 36 anos no futebol e conquista a glória no Pan
Lesley Ribeiro/CBF

Em um jogo totalmente duvidoso, sem praticamente nenhum brilho, Chile e Brasil duelaram pela final do Pan-Americano.

A partida foi totalmente tensa e os dois times encontraram muita dificuldade de praticar o esporte. O Chile abriu o placar no final do primeiro tempo com um gol do atacante Máxi Guerrero.

Já na segunda etapa, o Brasil pouco criou com a bola no pé e viu a partida se arrastar sem conseguir boas oportunidades. Dessa forma, o técnico Ramon decidiu apostar na bola parada.

Reserva salva a pátria

Brasil quebra jejum de 36 anos no futebol e conquista a glória no Pan
Ronald empatou o jogo no segundo tempo. Lesley Ribeiro/CBF

O treinador alçou o volante Ronald ao campo e deu resultado. Em uma bola parada, a Seleção conseguiu finalmente o empate com um gol sofrido do jogador que veio do banco de reservas.

Já na prorrogação, o jogo seguiu da mesma forma, sem nenhum dos dois times conseguindo criar boas oportunidades. Dessa forma, a partida foi para o drama dos pênaltis.

Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Mycael do Athletico Paranaense, que além de defender uma cobrança, ainda marcou o gol decisivo da decisão e garantiu o ouro para o Brasil.

A medalha dourada conquistada no Chile, quebrou um jejum de 36 anos do Brasil sem conquistar uma medalha de ouro em jogos Pan-Americanos. Essa foi a quinta vez que o país subiu no pódio, (1963, 1975, 1979, 1987 e 2023).

Siga no mundo do futebol e confira algumas biografias de grandes craques