Amplamente reconhecido como um dos principais goleiros do mundo, Alisson Becker é elogiado por suas defesas impressionantes, habilidades em situações de um contra um e notável capacidade de distribuição. Confira a história do multicampeão brasileiro.

História de Alisson Becker

Divulgação/O Globo
Divulgação/O Globo

Nascido em 2 de outubro de 1992, Álisson Ramsés Becker, mais conhecido como Alisson Becker ou simplesmente Alisson, é um renomado jogador de futebol brasileiro que ocupa a posição de goleiro no Liverpool, um clube da Premier League, e na seleção nacional.

Sua trajetória começou em 2002, quando ingressou na academia do Internacional. Progressivamente, ele ascendeu pelas categorias de base e, em 2013, fez sua estreia no time principal. Durante seus quatro anos no Internacional, Alisson contribuiu para a conquista do título do Campeonato Gaúcho a cada temporada.

Na Europa desde 2016, Alisson Becker já passou pela Roma e hoje defende o Liverpool, onde conquistou todos os títulos possíveis, incluindo a Premier League, FA Cup, EFL Cup, UEFA Champions League e FIFA Club World Cup.

Titular da Seleção Brasileira, o goleiro é frequentemente listado como um dos melhores da posição no mundo.

Internacional

Divulgação/ESPN
Divulgação/ESPN

Nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Alisson Becker ingressou na academia do Internacional aos dez anos de idade em 2002. Ele progrediu pelas categorias de base e, eventualmente, passou a fazer parte regular da equipe sub-23.

Sua estreia no time principal ocorreu em 17 de fevereiro de 2013, quando foi titular no empate por 1 a 1 fora de casa contra o Cruzeiro-RS no Campeonato Gaúcho. A primeira aparição de Alisson na Série A aconteceu em 25 de agosto de 2013, quando iniciou como titular no empate em casa por 3 a 3 contra o Goiás.

Inicialmente, ele era reserva de seu irmão Muriel e competia com Agenor pela segunda opção no gol, encerrando sua primeira temporada com seis partidas disputadas. No ano seguinte, Alisson se viu concorrendo com a lenda brasileira Dida, que havia ingressado no Internacional vindo do Grêmio.

Na temporada seguinte, ele se tornou o goleiro titular inquestionável, acumulando 57 partidas em todas as competições.

Ele fez sua última partida pelo Internacional em 15 de maio de 2016, mantendo o gol invicto em um empate em casa por 0 a 0 contra o Chapecoense.

Durante seus quatro anos no time principal do Internacional, Alisson Becker participou de mais de 100 partidas em todas as competições e conquistou o título do Campeonato Gaúcho em cada temporada.

Roma

Divulgação/Goal
Divulgação/Goal

Em julho de 2016, Alisson Becker transferiu-se para a Série A italiana, onde passou a vestir as cores da Roma. Sua estreia pelo clube aconteceu em 17 de agosto de 2016, quando foi titular no empate por 1 a 1 na Liga dos Campeões da UEFA contra o Porto. No entanto, a maior parte da temporada o viu como reserva de Wojciech Szczęsny.

Durante essa temporada, ele fez um total de 15 aparições em várias competições, mas não teve a chance de atuar na liga. A oportunidade de Alisson Becker surgiu na temporada seguinte quando Szczęsny se transferiu para a Juventus, permitindo que Alisson assumisse a posição de número um no gol.

A tão esperada estreia de Alisson na Serie A aconteceu na primeira rodada da temporada 2017-2018, quando ele começou na vitória por 1 a 0 sobre a Atalanta. Ele também fez sua primeira aparição no Derby della Capitale em 18 de novembro, iniciando na vitória por 2 a 1 sobre o rival local, Lazio.

Suas atuações na Liga dos Campeões de 2017-2018 lhe renderam elogios, desempenhando um papel crucial na campanha que levou a Roma às semifinais. O clube manteve sua meta inviolada no Estádio Olímpico durante grande parte da Liga dos Campeões, até o confronto contra o Liverpool nas semifinais em 2 de maio de 2018.

Naquela noite, o Liverpool venceu por 4 a 2, mas a Roma perdeu por 7 a 6 no agregado. Alisson Becker recebeu elogios por suas atuações ao longo da temporada 2017-2018, acumulando um total de 22 clean sheets, sendo 17 delas na liga e 5 na Liga dos Campeões.

Liverpool

Divulgação/This is Anfield
Divulgação/This is Anfield

Em 19 de julho de 2018, o Liverpool quebrou recordes ao adquirir Alisson Becker por £66,8 milhões (€72,5 milhões), tornando-o o goleiro mais caro da história, embora o recorde tenha sido superado apenas quatro semanas depois com a contratação de Kepa Arrizabalaga pelo Chelsea por £71,6 milhões (€80 milhões).

No início da temporada 2018-19, Alisson adotou a camisa número 13. Alisson Becker estreou pelo Liverpool em 12 de agosto com um clean sheet na vitória por 4 a 0 sobre o West Ham United. Suas atuações subsequentes renderam elogios, incluindo três clean sheets consecutivos nas vitórias contra o Crystal Palace e o Brighton.

Ele contribuiu significativamente na campanha do Liverpool na Liga dos Campeões, destacando-se na reviravolta contra o Barcelona na semifinal. Alisson Becker manteve seu gol inviolado na final em 1º de junho de 2019, quando o Liverpool derrotou o Tottenham Hotspur por 2 a 0, conquistando seu primeiro troféu com o clube.

Na temporada 2019-20, Alisson mudou para a camisa número 1. Ele começou a temporada com a Community Shield de 2019, mas sofreu uma lesão na panturrilha em agosto, forçando-o a uma pausa. No entanto, ele retornou em outubro. Ao longo da temporada, Alisson ajudou o Liverpool a conquistar o título da Premier League, encerrando a temporada com 29 partidas disputadas.

Em setembro de 2020, Alisson Becker defendeu seu primeiro pênalti para o Liverpool, ajudando a equipe a vencer o Chelsea por 2 a 0. Alisson marcou um gol dramático em maio de 2021 contra o West Bromwich Albion, tornando-se o sexto goleiro na história da Premier League a marcar.

Em agosto de 2021, Alisson estendeu seu contrato com o Liverpool até 2027. Em maio de 2022, ele contribuiu para a vitória na Copa da Inglaterra e a conquista da Supercopa da UEFA. Além disso, alcançou 100 clean sheets pelo Liverpool e foi elogiado como um dos melhores da Premier League em 2022-23.

Carreira internacional

Divulgação/Conmebol
Divulgação/Conmebol

Após representar o Brasil nas categorias sub-17 e sub-20, Alisson Becker deu um passo importante em sua carreira ao ser convocado para a seleção principal por Dunga. Ele estreou nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 em 13 de outubro, sendo titular na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela no Castelão.

Em maio de 2018, Alisson Becker foi convocado para a equipe de 23 jogadores do Brasil para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Ele foi o goleiro titular durante todo o torneio, e o Brasil chegou às quartas de final antes de ser eliminado pela Bélgica.

Em maio de 2019, o técnico Tite o incluiu na equipe de 23 jogadores do Brasil para a Copa América de 2019, realizada em solo brasileiro. Durante o torneio, ele sofreu apenas um gol em seis partidas, e o Brasil conquistou o título.

O único jogo em que Alisson Becker não manteve o gol inviolável foi na vitória por 3 a 1 sobre o Peru na final, em 7 de julho, no Estádio do Maracanã, onde foi vencido por um pênalti cobrado por Paolo Guerrero. Após o torneio, Alisson foi homenageado com o prêmio de Melhor Goleiro por suas atuações.

Em 13 de junho de 2021, ele foi titular na partida de abertura da Copa América de 2021 no Brasil, mantendo o gol inviolável na vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela. Ele foi um suplente não utilizado na derrota de sua seleção por 1 a 0 para a Argentina na final em 10 de julho, com Ederson começando no seu lugar.

Em 7 de novembro de 2022, Alisson Becker foi convocado para a seleção que disputaria a Copa do Mundo de 2022 no Catar. O Brasil foi derrotado pela Croácia nas quartas de final.

Estilo de jogo

Divulgação/Evening Standard
Divulgação/Evening Standard

Alisson Becker recebe elogios por sua capacidade de efetuar defesas cruciais e se destacar em situações um contra um, bem como por sua precisão de posicionamento, habilidade na distribuição e consistência.

Alguns o consideram o melhor goleiro do mundo no esporte. Inspirado pelo ex-goleiro do Barcelona, Víctor Valdés, que era conhecido por jogar com os pés desde a defesa, e por Manuel Neuer, famoso por seu estilo de “goleiro líbero”.

A velocidade e precisão de Alisson Becker ao sair de sua área, somadas à sua capacidade de afastar ou disputar a bola com os pés fora da área e de cair rapidamente para coletar ou afastar a bola dentro da grande área, são reconhecidas. Devido à sua habilidade na distribuição, ele é capaz de iniciar ataques e encontrar meias com chutes longos.

Suas habilidades com a bola nos pés e compostura até o levaram a enfrentar adversários em algumas ocasiões quando pressionado, permitindo que suas equipes joguem com uma linha defensiva alta.

Apesar de sua imponente altura, força e grande físico, Alisson Becker também é um goleiro ágil e atlético. Ele possui reflexos apurados e excelentes habilidades para defender chutes, além da capacidade de fazer defesas espetaculares e reações instintivas quando necessário.

Seu estilo de jogo também é comparado ao de compatriotas famosos, como Júlio César, Muriel e Cláudio Taffarel, pela mídia. Alisson também já recebeu o apelido de “O Messi dos goleiros”.

Curiosidades

Familia de Alisson Becker
Familia de Alisson Becker

Alisson Becker tem um irmão mais velho chamado Muriel, que também é goleiro e foi formado no Internacional. A ascendência da família paterna de Alisson é alemã, com seu pai e avó sendo fluentes em alemão.

Durante sua passagem pelo Roma, Alisson ficou conhecido pelo apelido de “O Alemão” e possui um passaporte alemão. Além de seu português nativo, Alisson é fluente em italiano e inglês. Em maio de 2019, Alisson foi nomeado embaixador da boa vontade pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2015, Alisson Becker se casou com Natália Loewe, uma médica brasileira. Eles têm uma filha chamada Helena, que nasceu em 29 de abril de 2017, e um filho chamado Matteo, nascido em 14 de junho de 2019. Em 10 de maio de 2021, nasceu o segundo filho do casal. Alisson e Natália têm sido defensores da OMS no que diz respeito ao cuidado pró-ativo da saúde mental.

Infelizmente, em 24 de fevereiro de 2021, o pai de Alisson, José Agostinho, se afogou em um lago perto de sua casa de férias em Lavras do Sul. As autoridades locais não acreditam que houve crime envolvido no incidente.

Alisson Becker é um cristão pentecostal devoto e realiza batismos em sua piscina. Ele hospedou os batismos de seu companheiro de equipe, Roberto Firmino, e da esposa do jogador do Manchester United, Fred.

Devido à sua fé, Alisson Becker foi apelidado de “O Goleiro Sagrado” por seu companheiro de equipe, Virgil van Dijk. Durante a celebração da vitória na Liga dos Campeões, ele usou uma camiseta com uma mensagem expressando sua fé.

Divulgação/Premier Christian News
Divulgação/Premier Christian News

Títulos

Divulgação/Liverpool
Divulgação/Liverpool

Internacional

  • Campeonato Gaúcho: 2013, 2014, 2015, 2016
  • Recopa Gaúcha: 2016

Liverpool

  • Premier League: 2019-20
  • FA Cup: 2021-22
  • EFL Cup: 2021-22 e 2023-24
  • UEFA Champions League: 2018-19
  • FIFA Club World Cup: 2019

Brazil sub-23

  • Toulon Tournament: 2013

Seleção Brasileira

  • Copa América: 2019

Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre: