Ronnie Coleman, uma lenda do fisiculturismo, é conhecido por ter um dos maiores físicos da história e suas oito vitórias no Mr. Olympia.
No entanto, o início de sua jornada no fisiculturismo é muitas vezes apagado pela discussão sobre o uso de anabolizantes.
Poucos sabem, ou até viram, que antes de entrar no mundo dos esteroides, Coleman era um atleta natural surpreendente, com uma genética incrível que o impulsionou rapidamente para o topo do esporte.
Ronnie Coleman natural já era quase imbatível
Coleman começou sua jornada com os pesos aos 13 anos, competindo em levantamento de peso durante a adolescência.
Coleman ingressou no time de futebol americano da Grambling State University. Durante esse período, sua musculatura já se destacava, respondendo de maneira excepcional aos treinos de musculação.
Em 1989, Ronnie Coleman começou a trabalhar como policial. Na pequena academia da estação policial, ele continuou a treinar e chamar a atenção de todos ao seu redor.
Sua entrada tardia no fisiculturismo profissional não o impediu de mostrar um físico impressionante desde cedo, mesmo natural.
Em 1990, apenas alguns meses após iniciar sua jornada no fisiculturismo, Coleman venceu o Mr. Texas, ainda totalmente natural.
Mais tarde, no mesmo ano, ele ficou em terceiro lugar na categoria peso pesado do NPC Nationals, uma das maiores competições amadoras dos Estados Unidos.
Seu sucesso continuou em 1991, quando, aos 27 anos, venceu o Campeonato Mundial Amador na Polônia, sendo testado para drogas pela primeira vez e dando negativo para anabolizantes.
Ronnie Coleman virou profissional ainda sendo natural
Ao ingressar no cenário profissional em 1991, Ronnie Coleman ainda era um fisiculturista natural, porém, mantinha um certo destaque no cenário.
Em 1993, Coleman competiu em quatro shows profissionais, mostrando um progresso consistente, mas ainda não dominando a liga Pro. Sua genética, no entanto, o manteve entre os fisiculturistas de elite mesmo sem o uso de anabolizantes.
Em entrevistas, Ronnie Coleman afirmou categoricamente que era um fisiculturista natural até os 30 anos.
De fato, ele começou a usar esteroides em algum momento de 1995 ou 1996, quando já havia conquistado reconhecimento em sua carreira.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.