Para alcançar um título, os competidores precisam dominar completamente cada uma das poses da categoria Bodybuilder.
Cada uma das poses da categoria Bodybuilder tem a função de destacar diferentes grupos musculares, permitindo que os árbitros avaliem simetria, proporção, volume e definição dos atletas.
A categoria Bodybuilder, sendo a mais tradicional e prestigiada do fisiculturismo masculino, exige que os competidores realizem uma série de poses obrigatórias, como a expansão de dorsais, a pose de duplo bíceps e a pose de peitoral lateral.
Essas poses da categoria Bodybuilder são decisivas para que os árbitros possam observar e comparar detalhadamente os principais grupos musculares de cada atleta, como os músculos das costas, peito, braços e pernas.
Poses da categoria Bodybuilder
Ao todo, há a presença de nove poses da categoria Bodybuilder seguindo a base utilizada nos shows profissionais da IFBB Pro League.
Assim, a lista abaixo vale para todos os atletas que visam competir nos principais shows, como Arnold Classic e Mr. Olympia.
Quarto de voltas
A princípio, antes de começar os confrontos com as reais poses da categoria Bodybuilder, ocorre o quarto de voltas.
Nesta fase o atleta precisa ficar semi relaxado de frente e de costas. Além de posar com os dois perfis do corpo.
No total, as quatro poses que compõem o quarto de voltas são importantes para a arbitragem ter um olhar completo sobre toda a estrutura do fisiculturista. Assim, todos os grupamentos musculares são analisados.
Duplo bíceps de frente
A primeira pose da categoria mais pesada do fisiculturismo é o duplo bíceps de frente. Nesta, o atleta precisa contrair as duas pernas, realizar uma pequena expansão de dorsais e contrair os bíceps.
Como o próprio nome já diz, o principal grupamento muscular do duplo bíceps é o braço. Porém, aqui também é analisado o quadríceps, o abdômen, as dorsais, o feixe anterior do deltoide e o peitoral.
Peitoral melhor lado
A 2° forma de posar presente nas poses da categoria Bodybuilder, o peitoral melhor lado possui uma característica específica: o atleta pode escolher qual lado quer mostrar para os árbitros.
Diante disso, é necessário que o fisiculturista dobre a perna que ficará visível e contraia o glúteo da mesma. Enquanto isso, a cintura escapular sofre uma pequena rotação enquanto a cintura continua apontando para a mesma direção. O braço visível ficará contraído visando mostrar o bíceps.
Expansão de dorsais frente
Em sequência, o atleta volta a posar de frente para a arbitragem com a pose expansão de dorsais. Nela, as pernas ficam contraídas enquanto, com a mão na cintura, o competidor deve realizar a expansão dos músculos das suas costas.
Novamente, a estrutura na totalidade é julgada nesta apresentação. Assim, o atleta deve controlar a cintura e tentar aumentar ao máximo a expansão para afinar ainda mais sua cintura pélvica.
Duplo bíceps de costas
Para começar as poses da categoria Bodybuilder de costas, a primeira é a duplo bíceps. Neste quesito, os membros superiores seguem a mesma base da pose realizada de frente, porém, o fisiculturista deve contrair a dorsal a fim de criar espessura na mesma.
Enquanto isso, uma das pernas deve ser esticada para trás com o objetivo do competidor contrair o femoral. Além disso, o glúteo precisa estar contraído, pois ele também é observado nesta apresentação.
Expansão de dorsais costas
Nesta pose, na qual se assemelha com a expansão frontal, o atleta deve manter a posição dos membros inferiores realizada na duplo bíceps de costas, porém, os superiores realizam a expansão dos músculos das dorsais.
Tríceps melhor lado
A fim de encerrar as poses da categoria Bodybuilder de costas, a pose de tríceps melhor lado entra no conjunto tendo como base a de peitoral. Neste caso, o atleta também pode escolher livremente qual lado que deseja mostrar para a arbitragem.
Diante disso, os membros inferiores se encaixam da mesma maneira do peitoral melhor lado. Por outro lado, o braço da frente ficará estendido e o de trás puxará a mão do frontal visando contrair o tríceps.
Assim, obviamente o objetivo desta apresentação é mostrar o tríceps, deltoides, glúteos, femorais e panturrilha.
Abdominal e pernas
Para encerrar as poses mais importas da categoria Bodybuilder, a última é a abdominal e pernas.
Basicamente, os membros inferiores podem ser colocados da mesma maneira que na pose duplo bíceps de frente. Porém, o fisiculturista pode optar por esticar uma das pernas e contrair o quadríceps da mesma.
Enquanto isso, os braços do atleta são levados atrás da cabeça e o abdômen é contraído.
Mais musculoso
Por fim, há a presença da pose mais musculoso dentro das poses da categoria Bodybuilder, na qual o atleta pode ficar livre para escolher a forma que ele quer se apresentar.
Nesta pose, o competidor tem o objetivo de se encaixar da forma que o deixe mais musculoso possível. Assim, isso pode acabar variando dependendo da estrutura muscular de cada fisiculturista.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.