De fato, para um fisiculturista ser campeão ele precisa conhecer cada detalhe das poses da categoria Bodybuilder.

Considerada a principal categoria entre as classes disputadas pelos homens no fisiculturismo, a Bodybuilder possui uma série de formas de mostrar os músculos para os árbitros.

Diante disso, logo a seguir será possível conhecer todas as poses da categoria Bodybuilder e os principais músculos analisados em cada uma.

Poses da categoria Bodybuilder abrangem membros inferiores e superiores

Ao todo, há a presença de nove poses da categoria Bodybuilder seguindo a base utilizada nos shows profissionais da IFBB Pro League.

Assim, a lista abaixo vale para todos os atletas que visam competir nos principais shows, como Arnold Classic e Mr. Olympia.

Quarto de voltas

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

A princípio, antes de começar os confrontos com as reais poses da categoria Bodybuilder, ocorre o quarto de voltas

Nesta fase o atleta precisa ficar semi relaxado de frente e de costas. Além de posar com os dois perfis do corpo.

No total, as quatro poses que compõem o quarto de voltas são importantes para a arbitragem ter um olhar completo sobre toda a estrutura do fisiculturista. Assim, todos os grupamentos musculares são analisados.

Duplo bíceps de frente

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

A primeira pose da categoria mais pesada do fisiculturismo é o duplo bíceps de frente. Nesta, o atleta precisa contrair as duas pernas, realizar uma pequena expansão de dorsais e contrair os bíceps.

Como o próprio nome já diz, o principal grupamento muscular do duplo bíceps é o braço.  Porém, aqui também é analisado o quadríceps, o abdômen, as dorsais, o feixe anterior do deltoide e o peitoral.

Peitoral melhor lado

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

A 2° forma de posar presente nas poses da categoria Bodybuilder, o peitoral melhor lado possui uma característica específica: o atleta pode escolher qual lado quer mostrar para os árbitros.

Diante disso, é necessário que o fisiculturista dobre a perna que ficará visível e contraia o glúteo da mesma. Enquanto isso, a cintura escapular sofre uma pequena rotação enquanto a cintura continua apontando para a mesma direção. O braço visível ficará contraído visando mostrar o bíceps.

Expansão de dorsais frente

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

Em sequência, o atleta volta a posar de frente para a arbitragem com a pose expansão de dorsais. Nela, as pernas ficam contraídas enquanto, com a mão na cintura, o competidor deve realizar a expansão dos músculos das suas costas.

Novamente, a estrutura na totalidade é julgada nesta apresentação. Assim, o atleta deve controlar a cintura e tentar aumentar ao máximo a expansão para afinar ainda mais sua cintura pélvica.

Duplo bíceps de costas 

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ SytNick

Para começar as poses da categoria Bodybuilder de costas, a primeira é a duplo bíceps. Neste quesito, os membros superiores seguem a mesma base da pose realizada de frente, porém, o fisiculturista deve contrair a dorsal a fim de criar espessura na mesma.

Enquanto isso, uma das pernas deve ser esticada para trás com o objetivo do competidor contrair o femoral. Além disso, o glúteo precisa estar contraído, pois ele também é observado nesta apresentação.

Expansão de dorsais costas

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

Nesta pose, na qual se assemelha com a expansão frontal, o atleta deve manter a posição dos membros inferiores realizada na duplo bíceps de costas, porém, os superiores realizam a expansão dos músculos das dorsais.

Tríceps melhor lado

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Probiótica

A fim de encerrar as poses de costas, a pose de tríceps melhor lado entra no conjunto tendo como base a de peitoral. Neste caso, o atleta também pode escolher livremente qual lado que deseja mostrar para a arbitragem.

Diante disso, os membros inferiores se encaixam da mesma maneira do peitoral melhor lado. Por outro lado, o braço da frente ficará estendido e o de trás puxará a mão do frontal visando contrair o tríceps.

Assim, obviamente o objetivo desta apresentação é mostrar o tríceps, deltoides, glúteos, femorais e panturrilha.

Abdominal e pernas

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Arnold Sports

Para encerrar as poses, a última é a abdominal e pernas. Basicamente, os membros inferiores podem ser colocados da mesma maneira que na pose duplo bíceps de frente. Porém, o fisiculturista pode optar por esticar uma das pernas e contrair o quadríceps da mesma.

Enquanto isso, os braços do atleta são levados atrás da cabeça e o abdômen é contraído.

Mais musculoso

Poses da categoria Bodybuilder - Conheça quais são
Reprodução/ Rafael Brandão

Por fim, há a presença da pose mais musculoso, na qual o atleta pode ficar livre para escolher a forma que ele quer se apresentar.

Nesta pose, o competidor tem o objetivo de se encaixar da forma que o deixe mais musculoso possível. Assim, isso pode acabar variando dependendo da estrutura muscular de cada fisiculturista.

Veja também: veja como ficou a classificação oficial das cinco melhores competidoras que disputaram o título da categoria feminina da Bikini na edição deste ano do Muscle Contest Campinas.

Foto destaque: reprodução/ Reprodução/Instagram RafaBrandão