No último sábado (17), Jardeu Alcântara competiu no Muscle Contest Bauru 2023 na categoria Men’s Physique, porém, com um diferencial.

Ao contrário de grande parte dos outros fisiculturistas, Alcântara não utiliza esteróides na sua preparação. Assim, era um dos poucos naturais da competição.

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, feita pelo jornalista Matheus Cristianini, o promissor competidor falou um pouco sobre sua carreira e o fato de ser um atleta natural.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

A primeira temporada da carreira de Jardeu Alcântara no fisiculturismo

Em suma, o jovem competidor estreou no fisiculturismo há pouco tempo. Com um ano de competições, ele já coleciona classificações no pódio em 1° e 2° lugar.

Diante disso, neste ano Jardeu Alcântara participou de outra competição, além do MC Bauru.

Cara, a preparação está sendo muito maravilhosa. O evento tá muito bom, essa é minha segunda vez na Muscle Contest, eu fui campeão na Men’s Physique lá em Rio Preto. 

Porém, como já foi evidenciado, Jardeu é um competidor que não utiliza recursos ergogênicos. Sobre isso, o atleta revelou que sente uma diferença positiva na preparação sem hormônios.

Como atleta, acredito que a preparação de um natural é diferente da de um hormonizado. Tipo, eu não sofro tanto igual a eles, eu tenho uma liberdade maior na alimentação. Só que eu sigo certinho, não erro na dieta. Às vezes eu dou uma deslizada, uma paçoca aqui e ali. 

É difícil ser um fisiculturista natural?

Ainda nos aspectos dos esteróides, Jardeu Alcântara afirmou haver um lado da moeda onde o jogo não é tão positivo.

Segundo o competidor, não há margem para erros quando se trata da rotina de treinos de um atleta natural de fisiculturismo.

É muito difícil manter (a massa) sendo natural porque você não pode ficar sem treinar. Tem que treinar 365 dias no ano. Até domingo eu estou treinando. Se eu falhar no treino já dá uma quebrada, se eu ficar doente também. Já sabe, sou ectomorfo, a gente não pode se dar o luxo de ficar doente se não perde 5 kg.

Por fim, Alcântara deixou um recado para quem está pensando em iniciar sua vida na musculação. O jovem revelou que o grande segredo é tomar consciência que tudo leva tempo e deve ser feito com cautela na academia, pois possui grandes riscos de lesão.

Cara, tenta primeiro, não vai com sangue no olho porque a musculação é um esporte muito bom e muito maravilhoso, mas tem seus riscos. As pessoas têm que tomar cuidado e serem sempre conscientizadas sobre isso.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos: