A atleta de fisiculturismo amador Ingrid Lorezen, que compete pela categoria Women’s Physique, compartilhou sua história em entrevista exclusiva.

Com 55 anos, Lorezen conseguiu ser campeã do Muscle Contest ABC no começo de abril e ganhou destaque no cenário nacional.

Diante disso, confira a história da atleta logo a seguir.

A trajetória de Ingrid Lorenzen no fisiculturismo

Com uma curta, porém intensa, trajetória no fisiculturismo, Ingrid Lorenzen começou a considerar competir ainda em 2019.

Minha história no fisiculturismo começou há pouco tempo, em 2019. Já treinava há uns 10 anos, mas sem a intenção de competir, mas sempre ouvia das pessoas que tinha um físico bom pra isso.

Entretanto, mesmo tendo uma genética e uma estrutura favorável para isso, Lorenzen esperou fazer 45 anos, quando se divorciou, e começou a treinar com o objetivo de ganhar massa muscular.

Neste período, um personal da sua academia, Everton Silveira, comentou sobre seu físico visando competições. Ingrid Lorenzen até se animou com isso, porém, por falta de preparador, adiou mais ainda sua estreia.

Entretanto, na sua última tentativa de subir no fisiculturismo, algo inédito ocorreu.

O tempo passou, já tinha desistido da ideia quando falei que era a última tentativa, se não desse certo, deixaria pra lá. Fui ao encontro de Thiago Caldeira, ainda lembro que cheguei de blusa de frio, toda encapotada. Ele olhou e perguntou porque eu o estava procurando e disse querer competir uma vez só pra ver como era. Ele deu risada e falou: vocês vêm aqui e acham que é só subir. Me deu uma aula de palco e no final pediu que eu tirasse a blusa para ver o físico, peso, essas coisas. Quando tirei ele falou: daqui a 40 dias temos um Estreantes pela IFBB SP, quer ir? E disse: bora!

A primeira preparação de Ingrid Lorenzen para competir no fisiculturismo

Dessa maneira, com o auxílio de Thiago Caldeira, Ingrid se preparou para o show do Estreantes. Ainda, contou com a ajuda de outros profissionais da área para chegar pronta para brigar pelo título.

E assim foi tive a ajuda de uma das grandes atletas. Luciana Cardoso foi quem me deu uma aula de poses e me arrumou o biquíni.

Com isso, tendo um preparador e uma professora de poses, a novata do esporte decidiu estrear e botar seu físico no bodybuilding feminino. Diante da sua estreia, seu resultado foi positivo.

E fui com a cara e coragem, logo eu, que com 52 anos de idade nem biquíni na praia usava, subir no palco e mostrar o físico. Nesse dia fui vice-campeã do Estreantes.

Logo após sua vice-colocação, a atleta conseguiu ficar em 3° lugar no Paulista daquele ano. Depois, foi vice-campeã do Brasileiro.

Entrevista exclusiva com Ingrid Lorenzen, atleta Women's Physique
Reprodução/ Acervo pessoal

As dificuldades causadas pela idade

De fato, após a pandemia, Ingrid Lorenzen já estava com 55 anos. Ou seja, suas próximas preparações seriam uma incógnita quanto à resposta do seu físico.

Fui pro campeonato sul-americano já sem vontade. A preparação foi uma das piores que tinha feito, sem motivação por parte técnica e ali decidi que estava encerrando minha carreira de atleta.

Quando a atleta comunicou seus parentes e amigos da decisão, houve uma grande comoção. Diante disso, um casal de amigos, Leandro e Jéssica, visitou a experiente fisiculturista.

Já conhecia o trabalho do Leandro e ele falou: me dá uma chance que eu provo para você que você aos 55 anos tem muita chance de melhorar seu físico e ser campeã!!

Entrevista exclusiva com Ingrid Lorenzen, atleta Women's Physique
Reprodução/ Acervo pessoal

De fato, a previsão de seu amigo estava correta. Após a preparação, Ingrid Lorezen subiu em um show pequeno e conquistou o Overall da categoria. Com o grande título, ela decidiu que seria hora de migrar para a NPC.

Resolvemos mudar de federação, escolhemos a Muscle Contest Internacional a 1 mês atrás e tentamos subir para ver o resultado. Sabíamos que era um campeonato forte com os melhores atletas. Mas fomos com um físico inteiramente novo e com o dobro de volume. A velhinha aqui, de 55 anos, subiu e fomos campeões nas master ,na open e fomos overall!!!

Entrevista exclusiva com Ingrid Lorenzen, atleta Women's Physique
Reprodução/ Acervo pessoal

Com o título, conquistado no Muscle Contest ABC 2023, Ingrid Lorenzen era uma das cotadas para subir no Arnold. Porém, ela deixou claro que deixará a busca pelo Pro Card para 2024.

Infelizmente não estou preparada financeiramente para ir para o Arnold. Pois sem patrocínio, sendo só eu pra manter todos os gastos entre casa, faculdade e preparações do campeonato, resolvemos tentar no segundo semestre.

Por fim, Lorezen afirmou que competirá mais uma vez neste mês antes de uma pausa nos shows. “Vou competir dia 29 de abril e 20 de maio, e me preparar para o segundo semestre.” Completou Ingrid Lorenzen.

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.