Pitcher, catcher, rebatedor designado e mais: entenda todas as posições do beisebol e as funções dos jogadores que as ocupam

As posições do beisebol são, a exemplo das do futebol americano, essenciais para dar dinamismo a um jogo que é essencialmente pausado.

Melhor ainda, ajudam a compreender a complexidade dos movimentos que acontecem tão rapidamente quanto a bola é arremessada e rebatida.

Quando aprendemos o que é um pitcher, um catcher, um rebatedor designado, entendemos  melhor o que os jogadores estão fazendo, ou o que deveriam fazer. E assim, de repente, estamos curtindo o jogo.

O que mais queremos aqui na Esportelândia, é que você curta e se aprofunde nos esportes. Por isso, montamos uma breve e elucidativa lista das posições do beisebol, suas funções e seus posicionamentos. Então venha com a gente, e olho na bola!

Posições dos jogadores de beisebol

  • Rebatedor
  • Pitcher
  • Catcher
  • First Baseman
  • Second Baseman
  • Third Baseman
  • Shortstop
  • Left Fielder
  • Center Fielder
  • Right Fielder
  • Rebatedor Designado

Rebatedor


Se você já leu o nosso texto explicando as regras do beisebol, sabe que os times se revezam entre defesa e ataque e que a possibilidade de pontuar só começa de fato a partir da bola rebatida. Assim, o rebatedor não é exatamente uma das posições do beisebol. Está mais para uma função.

Até porque, como você verá abaixo, há diversas posições no momento defensivo. Na hora de atacar, porém, todo mundo faz a mesma coisa: rebate e corre para as bases. Ou nem todo mundo, como veremos por último, no rebatedor designado.

Pitcher (Arremessador)

Pitcher Jacob deGrom durante arremesso
Jacob deGrom, dos Mets, é um dos melhores pitchers da MLB (AP Photo/Kathy Willens)

Para que a bola seja rebatida, alguém precisa arremessá-la. É o que faz o pitcher, a designação em inglês para “arremessador”. Ele se posiciona no centro do quadrado formado pela base — o infield —, numa base especial chamada de pitcher's plate.

Durante a defesa, ele tem o único e exclusivo trabalho de arremessar a bola, seja para o rebatedor, seja para tentar eliminar alguém que procura roubar a segunda base. Pode também participar do jogo quando a bola já foi rebatida, servindo principalmente como uma cobertura do home plate/quarta base.

Sua função, claro, é tentar eliminar o rebatedor com um strikeout (quando o rebatedor não consegue a rebatida em três oportunidades.

Na MLB, é comum que três pitchers se revezem durante uma partida: os titulares, os reservas e aqueles com arremessos mais específicos para momentos decisivos, os chamados fechadores.

Catcher (Recebedor)

Você já deve ter reparado naquele rapaz agachado atrás do rebatedor, todo aparamentado de equipamentos de segurança, com direito até a colete no peitoral. Esse é o catcher. A princípio, ele está lá para receber as bolas arremessadas pelo pitcher que não são rebatidas.

Mas o recebedor tem uma importância maior do que essa. Para começar, é o cara que se comunica com o arremessador sobre estratégias de lançamentos. Depois, por sua posição no home plate, é quem cobre essa quarta base e até a primeira, se necessário — e se o rebatedor não for dos mais rápidos.

First Baseman (Primeira Base)

As próximas três posições são as relacionadas diretamente com as bases. O first baseman, ou primeira base, é quem cobre, claro a primeira base.

Para refrescar a sua memória, após a bola rebatida, só é possível eliminar um jogador de ataque encostando a bola nele enquanto ele corre ou, com a bola em mãos, encostar o pé na base antes do jogador de ataque chegar nela.

Por cuidar da primeira e, provavelmente, mais importante base para o ataque, o first baseman geralmente fica mais restrito à ela. Muitos jogam com os pés já posicionados sobre ela para acelerar as coisas.

Second Baseman (Segunda Base)

Freddie Freeman em atuação pelo Atlanta Braves
(Charles LeClaire/USA TODAY Sports)

Seguindo a lógica das bases, o seconde baseman é quem cobre a segunda base. Diferentemente, porém, do first baseman, sua posição central dentro do campo o faz acumular funções.

Além da cobertura da segunda base, é geralmente quem corre para o outfield para acelerar a ligação entre os chamados jardineiros (que veremos mais para frente) e os outros basemen.

Third Baseman (Terceira Base)

O third baseman fecha a cobertura das bases do infield com, obviamente, a defesa da terceira base. Assim como o second basemen, acumula funções pela sua posição no infield.

No seu caso, porém, é a de defender o lado esquerdo do campo, tido como uma região que, por ser um pouco mais “vazia”, quando acertada pelo rebatedor costuma a render pelo menos um pontinho para o ataque.

Vá além do mundo do Beisebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Shortstop (Interbases)

Javier Baez, shortstop do Chicago Cubs
Javier Baez é um dos bons shorstops da MBL (Reprodução)

A tradução literal de shortstop é algo como uma “parada rápida”. Ainda que em português a posição seja chamada de interbases, pelo seu posicionamento entre a segunda e terceira base, a definição anterior segue apropriada.

O shortstop é a parada rápida das bolas da defesa, é quem conecta todo o campo, geralmente recebendo as bolas que o second baseman vai buscar e também cobrindo falhas nas defesas das bases em que está próximo.

É uma das mais exigentes posições do beisebol, geralmente ocupada por quem tenha, além de um bom físico e ótima precisão, uma leitura rápida do campo e uma certa ascendência sobre a equipe, para liderá-la durante a defesa.

Left Fielder (Jardineiro Esquerdo)

Assim como os basemen, os fielders cumprem as mesmas funções em posicionamentos diferentes. A diferença é que em vez de ligados às bases, se preocupam em defender os espaços do outfield e, se possível, impedir home runs.

O left fielder, como diz o nome (left = esquerdo), cobre o lado esquerdo do outfield. Chamado também de jardineiro esquerdo por atuar somente no espaço com grama, tem de ter uma boa noção de tempo de bola e um arremesso potente, para mandar a bola às bases o mais rápido possível.

Center Fielder (Jardineiro Central)

center fielder da MLB
(Reprodução/Associated Press)

O center fielder é outra das mais importantes posições do beisebol. Defendendo a região central do outfield, é quem tem o maior espaço para cobrir.

Assim, o jardineiro central não somente precisa de um bom tempo de bola e leitura de jogo, precisa de velocidade e uma dose de capacidade acrobática para tentar salvar bolas no ar e eliminar diretamente os rebatedores.

A sorte é que ele conta com a proximidade e a ajuda do shortstop e do second baseman.

Right Fielder (Jardineiro Direito)

O right fielder espelha o left fielder. Também conhecido como jardineiro direito, tem uma boa porção do lado direito do outfield para cobrir e poucas pessoas à sua volta. Tem de ter, assim, tempo de bola e força no arremesso.

Um fato curioso é que, pela maioria destra do esporte (e do mundo), acaba trabalhando mais do que o seu colega da esquerda. Dessa forma, precisa ser um pouco mais consistente.

Rebatedor Designado

Max Muncy, rebatedor do Dodgers
Max Muncy é considerado um dos melhores jogadores da MLB atualmente (Reprodução/Getty)

Prometemos e cumprimos. Por último, falamos de uma posição bastante específica no beisebol. Tanto que somente a Liga Americana o usa — e, como explicamos no nosso texto sobre a MLB, os times da Liga Nacional têm de acatar quando são visitantes em partidas interligas.

A ideia, porém, é bem simples. Lembra que falamos que todos os jogadores de defesa tornam-se rebatedores no ataque?

Pois bem, quando há a figura do rebatedor designado, — ou o designated hitter, para os anglófonos — o pitcher se livra dessa. Ele senta na hora durante o ataque e entra um rebatedor que só aparece no ataque mesmo.

Polêmica, a posição é bastante útil para times em que os arremessadores não levam lá muito jeito com o taco — que são, na verdade, é a maioria — e dão espaço para bons rebatedores que não têm boas qualidades defensivas.

Agora que vocês sabe quais são as posições do beisebol, aproveite para conhecer melhor o jogo e outras ligas esportivas:

* Última atualização em 2 de dezembro de 2020

Salvar