Frequentemente preteridos no cenário esportivo devido às barreiras impostas pelo racismo enraizado na sociedade, os atletas negros vêm aos poucos conquistado seu espaço e alcançando o merecido destaque em diversas modalidades.

Temos vários exemplos de atletas negros que mostraram toda sua competência e se sobressaíram, conquistando prêmios. No entanto, existe muito mais que o talento e a força para explicar essa ascensão esportiva e vamos explorar esse tema a seguir.

Negros
Foto: Reprodução/Web

Os negros no esporte

Com uma trajetória repleta de altos e baixos, essas pérolas negras enfrentaram dificuldades na infância que refletiram diretamente no acesso ao esporte. No entanto, superaram adversidades e como verdadeiras joias, brilharam para o mundo.

E atualmente, suas histórias são inspiração que destacam a resiliência e determinação para alcançar o sucesso. Fazendo com que muitos jovens transformem desafios em motivos para  vencer.

Um dos exemplos brasileiros mais clássicos que temos é Edson Arantes do Nascimento, o eterno ‘Rei do Futebol – Pelé’. Com uma vida em família nômade de estado em estado, teve uma infância sofrida, trabalhou desde cedo e com uma bola de meia, driblou as adversidades financeiras, deixou a paixão pelo futebol florescer e se tornou uma lenda reverenciada no mundo.

A ciência explica o sucesso dos negros no esporte

O talento inegável de ícones como Pelé, Mike Tyson, Michael Jordan e Bolt merece ser exaltado, sendo importante reconhecer que a genética dos atletas negros desempenha um papel significativo na alta performance esportiva.

Em várias literaturas de fisiologia e de medicina esportiva é possível encontrar artigos com explicaçoes científicas que abordam a razão pela qual atletas negros tem um desempenho superiores nas atividades esportivas.

Negros
Photo: Uwe Anspach/dpa/Iconsport

De acordo com o especialista em Medicina do Esporte, Guilherme Corradi afirmou que não é loucura dizer que existem vantagens genéticas nos praticantes de esportes negros e usou os ganhadores na última Olimpíadas como referência.

Não é mito: os negros possuem características genéticas e morfológicas superiores para alguns esportes. Basta olhar os maiores vencedores do atletismo das últimas olimpíadas”.

Genética privilegiada

O médico afirma que o alto desempenho atlético dos negros se dá por influência de fatores genéticos, ou seja, diversos traços físicos realizam um papel crucial na determinação da capacidade atlética de um indivíduo. Com destaque para a força dos músculos empregados nos movimentos. 

O tipo predominante de fibras que compõem o esportista negro e, claro, sua herança genética é responsável por 30 a 70% da performance do atleta.

Indivíduos de origem negra apresentam uma predominância de células musculares de contração rápida em maior percentual. Essas células desempenham um papel fundamental na  velocidade, potência e explosão muscular. Essa particularidade estrutural do corpo torna-se especialmente atrativa em diversas modalidades esportivas, contribuindo para um desempenho superior. 

A maior presença dessas células de contração rápida oferece uma vantagem, facilitando a execução de movimentos rápidos e explosivos. Essa dinâmica fisiológica destaca-se como um elemento significativo na explicação das excelentes performances atléticas observadas em pessoas negras, revelando a complexidade e a interação entre genética e habilidades esportivas.