fbpx
Bolas de basquete infantis, juvenis e profissionais… Veja as características dos diferentes tipos de bola de basquete e as melhores

Ao comprarmos bolas de basquete, é comum termos à disposição diferentes marcas e modelos. Afinal, qual a melhor?

Para definir qual bola escolher, é preciso levar em consideração o tamanho da bola e o material de produção. Essas características determinam o modelo que será mais adequado para os diferentes perfis de atletas que praticam o esporte. 

Além disso, como na compra de qualquer material esportivo, é preciso ter atenção à marca, para ter maior garantia de durabilidade,

Fique com a gente para entender as diferenças entre os vários tipos de bola de basquete e definir qual a ideal para você!

Como escolher a melhor bola de basquete

Bolas de basquete
Bolas de basquete podem parecer iguais, mas diferem em tamanho e material

Para quem olha a distância, as bolas de basquete podem parecer todas iguais, sempre maiores que as dos outros esportes coletivos e laranjas. Porém, há duas características das bolas de basquete que as diferenciam entre si: tamanho e material de fabricação.

Assim como acontece com as bolas de handebol, as de basquete têm diferenças entre tamanho para que sejam as mais adequadas para o jogo das várias categorias. Crianças, adolescentes e adultos jogam com bolas de diâmetro e peso diferentes. As mesmas mudanças valem para partidas de basquete masculino e feminino. 

Dessa forma, os jogadores conseguem manter o controle sobre a bola e a potência de arremesso, independentemente de sua categoria, de sua faixa etária e seu biótipo.

Além das variações de tamanho, as bolas de basquete têm diferentes materiais. Nesse caso, as principais diferenças estão relacionadas ao ambiente onde o esporte será praticado. 

As bolas de basquete fabricadas para locais fechados são feitas de couro liso, enquanto aquelas que são destinadas para treinamentos e jogos ao ar livre são feitas de borracha. 

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os diferentes tamanhos e materiais utilizados na produção das bolas de basquete.

Tamanho da bola de basquete

  • Tamanho 1: a partir de 3 anos de idade
  • Tamanho 3: de 4 a 6 anos de idade
  • Tamanho 5: de 7 a 12 anos de idade
  • Tamanho 6: feminino e mais de 12 anos de idade
  • Tamanho 7: masculino e mais de 12 anos de idade

O tamanho da bola de basquete varia de acordo com a faixa etária e o gênero dos jogadores.

Para os homens profissionais ou de ligas amadoras, as bolas têm 74,9 centímetros de circunferência e 623 gramas.

Já as mulheres usam bolas um pouco menores, com 72,3 centímetros de circunferência e 566 gramas.

Todavia, mesmo para categorias de base, as bolas de basquete têm especificações variadas. Para atletas juniores, geralmente, são utilizadas bolas com 69,21 centímetros de circunferência e peso entre 396 e 453 gramas.

A relação entre tamanho e peso da bola também é diferenciada para as crianças. Geralmente, esses modelos têm 55,8 centímetros de circunferência e pesam 311g, o que facilita o controle de bola para garotos e garotas até os 12 anos de idade.

Vá além do basquete! Confira também nossos conteúdos:

Material das bolas de basquete

Além do tamanho, outro fator importante para a escolha da bola de basquete é o material utilizado na fabricação. Essa diferença está atrelada ao ambiente onde o esporte será praticado.

As bolas de basquete produzidas para jogos e treinamentos em locais fechados são feitas de couro liso e mais pesadas do que aquelas que são utilizadas em ambientes ao ar livre. 

É comum que atletas profissionais queiram “amaciar” a bola antes de utilizá-la em jogos, justamente porque elas são feitas de couro.

Já as bolas de basquete confeccionadas para jogos outdoor são feitas de borracha. Elas são fabricadas para oferecer mais aderência aos jogadores.

Tanto as bolas para ambientes internos quanto as de ambientes externos podem garantir durabilidade. Para isso, é importante que elas estejam sempre calibradas.

Na dúvida sobre qual modelo escolher, é recomendável que se dê preferência para as bolas de jogos outdoor, pois as que são fabricadas para locais fechados tendem a oferecer menor durabilidade quando expostas às condições climáticas de lugares ao ar livre.

Melhores bolas de basquete

Assim como o tamanho e o material utilizado na fabricação, as marcas da bola de basquete também devem ser levadas em consideração na hora da compra. Afinal, fabricantes que são reconhecidos por sua qualidade tendem a oferecer materiais com maior garantia de durabilidade.

No mercado internacional, a Spalding é a principal marca de bolas de basquete. É ela quem produz os modelos utilizados na NBA. Já no mercado nacional, a Penalty é uma das principais fabricantes. Diante da diversidade de marcas, é possível encontrar bolas oficiais entre R$ 60 e R$ 400. 

Bola de Basquete TF1000 Legacy

Bola de basquete Spalding

Entre todos os modelos disponíveis no mercado, a bola de basquete TF1000 é aquela que tem o preço mais alto. E não é à toa. Ela é considerada o top de linha e é aprovada pelas principais ligas de basquete do mundo.

A TF1000 Legacy é confeccionada em couro sintético e butil, sendo resistente a impactos e proporcionando maior durabilidade. Sua superfície com pequenas bolinhas garante aderência ao toque, evitando que ela escorregue das mãos durante as jogadas.

Para comprar a Bola de Basquete TF1000 Legacy, basta usar este link!

Bola de Basquete Penalty Crossover

Bola de basquete Penalty

No mercado brasileiro, a principal concorrente da Spalding é a Penalty. A marca nacional é responsável por fabricar as bolas utilizadas no Novo Basquete Brasil (NBB).

A bola da Penalty possui uma ótima aderência nas mãos, devido ao seu grip de alta performance. Além disso, conta com tecnologia Airbility, que proporciona maior retenção de ar.

Enquanto o modelo masculino recebe numeração 7.8, a versão para as mulheres é a Bola de Basquete Feminino 6.7 Crossover VIII.

Para ter a sua Bola de Basquete Penalty Crossover, use este link!

Bola de Basquete Adidas 3 Stripes

Bola de basquete Adidas

Para quem pratica basquete em quadras ao ar livre, a melhor alternativa é buscar as bolas feitas totalmente de borracha. Entre elas, merece destaque especial a bola Adidas 3 Stripes.

Este modelo é ideal também para jogadores iniciantes.

É possível encontrar a bola da Adidas tanto no tradicional laranja quanto na cor preta.

Para comprar a Bola de Basquete Adidas 3 Stripes, basta usar este link!

Bola de Basquete de Times da NBA

Bola de basquete do Los Angeles Lakers

Os fãs dos times da NBA têm a possibilidade de adquirir bolas de basquete com as cores dos seus times. 

O modelo das bolas de Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Chicago Bulls e demais equipes é feito de borracha e possui peso e tamanho oficiais, além de oferecer durabilidade e aderência.

Para comprar a bola de basquete do Los Angeles Lakers, basta usar este link!

Antes de definir qual modelo comprar, lembre-se de avaliar as características das bolas de basquete, com atenção especial para o tamanho e o tipo de material de fabricação. Bolas de couro são destinadas para jogos em locais fechados, enquanto as de borracha são melhores para ambientes externos.

Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de bola de basquete, aproveite para alimentar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

Ficha Técnica
Título
Tipos de bola de basquete: saiba como escolher a melhor
Resumo
Bolas de basquete infantis, juvenis e profissionais… Veja as características dos diferentes tipos de bola de basquete e as melhores
Autor

Comentários

Salvar