É amante do basquetebol e das produções audiovisuais? Bom, tenho uma ótima notícia para você. Esse texto será de extrema serventia!
Sabemos que existem vários filmes e documentários sobre a bola laranja. Space Jam e Coach Carter são alguns clássicos do cinema.
O esporte foi explorado não só nas telonas, mas na TV também. Existem algumas séries de basquete bem legais espalhadas por aí.
Dos Estados Unidos à Coreia do Sul, dos anos 80 aos tempos atuais: separamos nove seriados que você certamente vai amar!
Lista das melhores séries de basquete da história
- The White Shadow
- Hang Time
- One Tree Hill
- Basketball
-
Survivor's Remorse
-
A Última Dança
- Lakers: Hora de Vencer
- Kuroko's Basketball
- Last Chance U: Baskeball
- Stephen Curry: Subestimado
Confira, a seguir, um resumo de cada série:
The White Shadow
- Lançamento: 1978
- Criador: Bruce Paltrow
- Temporadas: 3
- Episódios: 54
- Gênero: drama
- Nota no IMDb: 8,0
Estrelada por Ken Howard, The White Shadow aborda a vida de Ken Reeves, um jogador de basquete aposentado que atuava pelo Chicago Bulls. Ele precisou encerrar a carreira devido a uma lesão no joelho.
Reeves, entretanto, não abandona as quadras: o veterano é chamado para treinar o time de adolescentes da escola Carver High School, em Los Angeles. Assim como qualquer técnico, o coach precisa lidar com os problemas de seus jovens comandados.
Além do basquete propriamente dito, a série explora temas delicados como homofobia, abuso infantil, doenças sexualmente transmissíveis, apostas e prostituição.
Hang Time
- Lançamento: 1995
- Criadores: Troy Shearer, Robert Tarlow e Mark Fink
- Temporadas: 6
- Episódios: 104
- Gênero: comédia
- Nota no IMDb: 7,0
Hang Time é umas das séries sobre basquete mais antigas da televisão norte-americana. Ela estreou em 1995 e conta com seis temporadas.
Os primeiros episódios abordam a vida de Julie Connor (Daniella Deutscher) que, ao se mudar para a escola Deering High School, tenta formar um time feminino.
Embora habilidosa, ela enfrenta, no início, a resistência dos garotos da equipe masculina e do próprio técnico, Bill Fuller (Reggie Theus). O ator, inclusive, foi ex-jogador da NBA – o que dá uma pitada ainda mais interessante para o seriado.
Confira outras matérias sobre basquete da Esportelândia:
- Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
- Tudo sobre basquete 3×3: origens, como funciona e torneios
- Sistemas táticos do basquetebol: como defender e atacar
- James Harden: biografia, recordes, estatísticas e prêmios
- Tudo sobre WNBA: história, equipes, regras, draft e campeões
- Oscar Schmidt: história, títulos e recordes do Mão Santa
One Tree Hill
- Lançamento: 2003
- Criador: Mark Schwahn
- Temporadas: 9
- Episódios: 187
- Gênero: drama
- Nota no IMDb: 7,6
Composta por nove temporadas, One Tree Hill é uma das séries de basquete mais famosas da história. O enredo conta a história do jovem Lucas Scott (Chad Murray), de apenas 16 anos, que sonha em ser atleta profissional.
Scott entra para o time de sua escola, Tree Hill High, no ensino médio. Além dos treinamentos e partidas, ele precisa lidar com problemas familiares e relacionamentos.
One Tree Hill é considerada uma série adolescente até a quinta temporada. Após isso, os episódios começam a explorar temáticas mais sociais como anorexia, abandono e gravidez, deixando um pouco de lado o basquetebol.
Basketball
- Lançamento: 2013
- Criador: Kim Gwa-jang
- Temporadas: 1
- Episódios: 18
- Gênero: drama
- Nota no IMDb: 4,5
Basketball é um roteiro alternativo para os amantes do audiovisual. Trata-se de uma produção sul-coreana escrita por Kim Gwa-jang e dirigida por Kwak Jung-hwan.
A série conta a história de um grupo de jogadores de basquete que almejam a carreira profissional. Os atletas, entretanto, precisam superar as dificuldades que a ocupação japonesa gerou à região.
O enredo se passa após a divisão das Coreias em Sul e Norte. O basquetebol, portanto, surge como uma luz no fim do túnel para os personagens, que precisam atravessar tempos sombrios de política e conflitos.
Survivor's Remorse
- Lançamento: 2014
- Criador: Mike O'Malley
- Temporadas: 4
- Episódios: 36
- Gênero: comédia
- Nota no IMDb: 6,9
Produzida pelo astro da NBA, LeBron James, Survivor's Remorse conta a história de Cam Calloway (Jessie T. Usher), que acaba de assinar um contrato profissional de basquete.
A série é um tradicional sitcom que explora o humor e momentos descontraídos. No enredo, Cam se muda com a família para Atlanta, nos Estados Unidos, e precisa lidar com os problemas da fama repentina.
A Última Dança
- Lançamento: 2020
- Criador: Jason Hehir
- Temporadas: 1
- Episódios: 10
- Gênero: documentário
Lançada em 2020, A Última Dança é uma série documental original da Netflix que conta a trajetória de Michael Jordan no basquete norte-americano. Os episódios retratam a sua última temporada pelo Chicago Bulls em 1997-98.
Além de, claro, conter vários flashbacks contanto a respeito não apenas da história do astro, como também seus companheiros de time. O Chicago Bulls marcou uma época, vencendo seis vezes a NBA e entrando no hall dos maiores times de basquete de todos os tempos.
Lakers: Hora de Vencer
- Lançamento: 2022
- Criador: Max Borenstein e Jim Hecht
- Temporadas: 2
- Episódios: 10
- Gênero: Drama/Biografia/Comédia
A série produzida pela HBO conta a história de uma das principais dinastias da história do basquete mundial: a do Los Angeles Lakers. O foco principal é no novo proprietário do time, Jerry Buss (John C. Reilly).
Para se juntar a uma equipe que já possui grandes nomes como Kareem Abdul-Jabbar, Buss contrata a jovem estrela do basquete universitário, um tal de Earvin “Magic” Johnson (Quincy Isaiah) ou Magic Johnson.
Depois do sucesso da primeira temporada, a série agora se encaminha para a sua segunda, com data de previsão para estar disponível na HBO Max no dia 6 de agosto.
Kuroko's Basketball
- Lançamento: 2012
- Criador: Noboru Takagi
- Temporadas: 3
- Episódios: 25
- Gênero: Anime
Se você é fã de animes e também fã de basquete, essa série foi feita especialmente para você. O anime conta a história de um jovem de 16 anos, Tetsuya Kuroko, que ao lado de seu mais novo amigo, Taiga Kagami, ingressam no time de basquete de sua escola.
Logo, Kagami descobre que Kuroko esconde certas habilidades especiais, que faz com que ele seja um verdadeiro sexto homem em quadro. Contudo, tudo isso passa despercebido, por possuir habilidades tão avançadas que ninguém consegue perceber sua presença em quadra.
Last Chance U: Basktball
- Lançamento: 2021
- Criador: Netflix
- Temporadas: 2
- Episódios: 8
- Gênero: Documentário
Ao longo de oito episódios, a série acompanha o time do East Los Angeles College Huskies (ELAC) que briga pelo título de campeonato de basquete na Califórnia.
Todos os garotos brigando para alcançar o sonho de se tornar um atleta profissional. Para isso, é preciso entregar tudo de si em quadra.
Stephen Curry: Subestimado
- Lançamento: 2023
- Criador: Apple TV
- Gênero: Documentário
Vamos agora abrir uma exceção às séries, pois Stephen Curry: Subestimado trata-se de um documentário de 1h49min contando sobre a trajetória de um dos maiores nomes do basquete. O longa foca bastante a respeito dos primeiros passos de Curry no esporte.
Seu período na escola, além de claro, focar bastante quando esteve no basquete universitário, indo para uma instituição com pouca tradição em competições como a NCAA, o Davidson College.
Atrelado a isso, conta também alguns dos bastidores da vida do atleta do Golden State Warriors, sua relação com seus companheiros de time, sua família e sua vida acadêmica.
Sentiu falta de alguma série de basquete? Nossa lista pode ser incrementada com indicações que você nos der nos comentários!
Ver essa foto no Instagram
Agora que você tem um bom acervo de séries de basquete para assistir em casa, que tal ampliar o estoque com produções de outros esportes?
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
- Filmes de Fórmula 1: Veja os 14 melhores (com trailers)
- Filmes de Futebol: Os 45 melhores de todos os tempos!
- Livros de Futebol Americano: Veja os 23 melhores (com notas)
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.