Em primeiro lugar, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete foi convocada na tarde desta sexta-feira (5), para dois jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete de 2023.
Assim, o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti, realizou sua primeira convocação no comando da Seleção do Brasil para os duelos dos dias 26 e 27 de novembro, diante do Chile, em Buenos Aires, na Argentina.
Em suma, o treinador definiu os 13 atletas com a presença de novidades. A saber, a mescla de jogadores do NBB com atletas que jogam na Europa foi muito bem notada, valorizando cada vez mais o cenário do basquete nacional. Portanto, são cinco novidades que você confere abaixo.
NOVIDADES EM RELAÇÃO A ÚLTIMA CONVOCAÇÃO
Primeiramente, em relação a última convocação do elenco, ainda sob o comando do técnico croata Aleksandar Petrovic, houve as ausências de grandes atletas e alguns até consagrados com a camisa do Brasil. Contudo, a idade também pode ter sido um fator a se pensar.
Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP), Raulzinho (Washington Wizards-EUA), Caio Pacheco (Bahía Basket-ARG), Alex Garcia (Minas), Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Marquinhos (São Paulo), Léo Demétrio (Flamengo), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA) e Rafael Hettsheimeir (Bauru).
Por outro lado, as novidades ficaram por conta do armador Elinho (São Paulo); do trio de alas: Gui Deodato (Minas), Rafa Mineiro (Flamengo) e Gabriel Jaú (Bauru); bem como o ala-pivô Timothy Soares (Ironi Ness Ziona-ISR).
Gustavinho sobre a convocação
Antes de tudo, o técnico pontuou os critérios para a escolha dos atletas que chamou. Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.
Consideramos diversas situações para fechar essa lista, tais como, momento, versatilidade, histórico na Seleção, e melhor encaixe ao sistema de jogo que será proposto, entre outros fatores. Portanto, considero que fizemos a melhor convocação possível para o momento e para esses dois jogos contra o Chile. Agora é se apresentar nas melhores condições físicas e técnicas possíveis, para representar bem o nosso país.
A saber, o Brasil se apresenta no dia 21 de novembro, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para viagem e treinos em Buenos Aires. Ademais, a estreia será no dia 26, contra o Chile.
Decerto, no dia seguinte, os países voltam a se enfrentar, fechando a primeira janela da FIBA para as Eliminatórias da Copa do Mundo do Japão, Filipinas e Indonésia.
Por fim, os horários dos jogos e as transmissões ainda serão divulgados pela FIBA. Em suma, o retorno para o Brasil será no dia 28.
LISTA DE CONVOCADOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE
Armadores
- Yago (Flamengo)
- Rafa Luz (Bilbao-ESP)
- Elinho (São Paulo)
Alas / Armadores
- Vitor Benite (Burgos-ESP)
- Georginho (SESI Franca)
Alas
- Gui Deodato (Minas)
Rafa Mineiro (Flamengo)
Gabriel Jaú (Bauru)
Alas / pivôs
- Lucas Dias (SESI Franca)
- Bruno Caboclo (São Paulo)
- Timothy Soares (Ironi Ness Ziona-ISR)
Pivôs
- Lucas Mariano (SESI Franca)
- Cristiano Felício (Ratio Ulm-GER)
Foto destaque: Divulgação / CBB
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.