Em 2023, Michael Jordan, a lenda da NBA, conquistou uma quantia impressionante, graças à sua associação com a Jordan Brand da Nike. No entanto, as ambições não param por aqui. A Nike tem realizado um grande trabalho em conjunto com MJ que pode colocar a Jordan Brand acima da Adidas, grande rival da Nike. Veja mais a seguir.

Nike pode usar a Jordan Brand como muro contra a rival Adidas

Phil Knight, fundador da Nike, é um dos responsáveis pelo negócio mais lucrativo da história com Michael Jordan
Phil Knight, fundador da Nike, é um dos responsáveis pelo negócio mais lucrativo da história com Michael Jordan

A parceria de Michael Jordan com a Nike remonta a quase quatro décadas, quando assinou um contrato que lhe garantia cerca de 5% das vendas anuais da Jordan Brand.

Em 2018, a Nike concedeu maior autonomia à Jordan Brand, uma decisão que resultou em notáveis aumentos nas vendas a cada ano.

Nos últimos anos, a Nike ampliou significativamente a Jordan Brand, resultando em um aumento expressivo nas vendas. Confira os valores em vendas anuais da Jordan Brand abaixo:

  • 2018: $2,8 bilhões
  • 2019: $3,1 bilhões
  • 2020: $3,7 bilhões
  • 2021: $4,8 bilhões
  • 2022: $5,1 bilhões
  • 2023: $6,6 bilhões

Com estimados ganhos pessoais superiores a US$ 300 milhões, provenientes dos royalties da Jordan Brand, 2023 foi um ano extraordinário para o ex-armador do Chicago Bulls. Este representa o mais destacado acordo de negócios no cenário esportivo da história.

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Michael Jordan pode superar a marca que um dia desejou

Michael Jordan ganhou muito mais dinheiro desde que encerrou sua carreira na NBA
Michael Jordan ganhou muito mais dinheiro desde que encerrou sua carreira na NBA

Embora inicialmente hesitante em assinar um grande contrato de patrocínio de US$ 500 mil por cinco anos com um novato, a Nike colheu os frutos dessa decisão. A contratação de Michael Jordan em 1984 impulsionou a publicidade e as vendas da empresa.

O fundador Phil Knight esperava vendas de cerca de US$ 3 milhões no primeiro ano, mas o número final para 1984 alcançou impressionantes US$ 126 milhões. Vale ressaltar que hoje, como rival e sendo difícil imaginar Michael como o rosto da Adidas, a lenda da NBA quase escolheu a marca alemã devido ao seu gosto pelos tênis da época.

Nos últimos cinco anos, a Jordan Brand mais que dobrou sua receita anual, saltando de US$ 2,8 bilhões para impressionantes US$ 6,6 bilhões. A Jordan Brand agora representa cerca de 14,16% do faturamento global da Nike.

De acordo com a Nike, a Jordan Brand está trilhando um “caminho claro” para se tornar a segunda maior marca de calçados na América do Norte, superando Adidas, Puma e New Balance. A projeção é que apenas a Nike em si venda mais no futuro.

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