Draft da NBA de 2023 está marcado para o dia 22 de junho. Após a loteria definir a ordem das escolhas, as franquias da liga terão a oportunidade de contratar novas promessas para a próxima temporada. Portanto, contaremos um pouco da história de uma das principais promessas do basquete canadense, o ala-pivô/ala Leonard Miller, presente no Draft deste ano, que já passou inclusive pelas quadras brasileiras.

A promessa Leonard Miller

Nascido em 26 de novembro de 2003, Miller nasceu em Scarborough, Ontário e jogou basquete, vôlei e golfe durante sua infância.

Ele jogou basquete na Thornlea Secondary School em Thornhill, Ontário, ajudando o time a ganhar o título do National Junior Circuit em março de 2019.

Miller foi transferido para a Wasatch Academy em Mount Pleasant, Utah, para enfrentar uma competição mais forte, mas recebeu um tempo de jogo limitado. Ele foi transferido para o Victory Rock Prep em Bradenton, Flórida, antes de perder vários meses devido a uma fratura no pulso direito em novembro de 2020, que exigiu cirurgia.

Dessa forma, Leonard optou por jogar uma temporada de pós-graduação na Fort Erie International Academy em Fort Erie, Ontário e não tinha ofertas de faculdade no momento em que tomou a decisão. Ele se tornou a estrela do time e recebeu mais de 25 ofertas de programas universitários.

Além disso, a atleta canadense levou Fort Erie a um título da Ontario Scholastic Basketball Association e foi eleito o jogador mais valioso da liga. Ele foi selecionado para jogar pela Seleção Mundial no Nike Hoop Summit. Em 23 de abril de 2022, ele se declarou para o Draft da NBA de 2022.

Recrutamento

Miller foi considerado um recruta cinco estrelas pela Rivals e um recruta quatro estrelas pela 247Sports.

Em 31 de maio de 2022, ele anunciou que buscaria opções profissionais em vez de jogar basquete universitário.

NBA G-League Ignite

Em 7 de setembro de 2022, Miller assinou um contrato com a NBA G League Ignite. Ele foi nomeado para o próximo jogo inaugural da G League para a temporada 2022–23.

Passagem de Leonard Miller pelas quadras brasileiras

Miller conquistou a medalha de prata com o Canadá no Campeonato Fiba Sub-16 das Américas de 2019 no Brasil, disputado na cidade de Belém, capital do Pará.

Em suma, o jovem canadense terminou a competição com média de 4,2 pontos, 1.3 rebotes e 0.2 assistências por jogo.

Draft 2023

Miller, em síntese, é um dos mais particulares e interessantes prospectos da classe. O seu desenvolvimento pode partir em diferentes direções, então a equipe que vai selecioná-lo terá um papel fundamental no jogador que vai se tornar.