Algumas conquistas ficam marcadas na história e deixam lembranças no esporte. Assim, há 60 anos, o basquete brasileiro conquistava a Copa do Mundo de basquete, em 1963, pela segunda vez. O título foi vencido em casa, no Rio de Janeiro, e contava com um elenco cheio de estrelas.
Homenagem ao time de basquete em São Paulo
A data tão importante para o esporte nacional e também para o basquete não poderia passar despercebida. A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) preparou uma noite especial na última quinta-feira (25) para relembrar e contar um pouco da conquista com a ajuda do próprio time.
O momento contou com camisas autografadas, fotos antigas, uniformes e claro, lembranças inesquecíveis fizeram parte da comemoração, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Para coroar aquele torneio, ainda venceram os Estados Unidos na final os colocaram na história do esporte mundial.
Abre aspas para Amaury Pasos
Amaury Pasos, um dos maiores vencedores com a camisa de basquete brasileira da história, também falou sobre 1963. Ele foi um dos principais atletas da competição e foi considerado anos depois o MVP daquela edição. Amaury faltou um pouco sobre a postura dos jogadores naquela conquista.
O basquete é um jogo de conjunto, solidário. Joga-se um por todos e todos por um. Isso que nos fez conquistar esse título. Isso foi o determinante para a “Era de Ouro” do basquetebol”, disse o ex-jogador.
Caminho do Brasil até o título da Copa do Mundo
16/05 – Brasil 62 x 55 Porto Rico
17/05 – Brasil 81 x 62 Itália
20/05 – Brasil 90 x 71 Iugoslávia
21/05 – Brasil 77 x 63 França
23/05 – Brasil 90 x 79 União Soviética
25/05 – Brasil 85 x 81 Estados Unidos
Carreira de Amaury Pasos
Ele fez toda a carreira jogando por times de São Paulo, no Tietê, Sírio e Corinthians. Assim, conquistou diversos títulos, como o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, Brasileiro e Paulista. Já pela Seleção brasileira, foi campeão Sul-Americano quatro vezes e Mundial duas vezes.
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.