A região de Ímola na Itália receberia a sexta etapa da F1 em 2023 neste fim-de-semana, no entanto, o caos na cidade em decorrência das fortes chuvas, seguidas por enchentes, acabaram deixando a FIA sem saída, optando assim pelo cancelamento da corrida.

Pilotos detalham o caos

Após o cancelamento da prova, muitos pilotos não tiveram dificuldades para escapar do tempo ruim, porém, esse não foi o caso da dupla da AlphaTauri, Nick De Vries e Yuki Tsunoda.

De Vries usou suas redes sociais para relatar uma verdadeira aventura, o holandês estava a caminho de Faenza para um dia de marketing e foi pego pela tempestade, dessa forma, acabou se abrigando em um hotel na região e foi ajudado por um mecânico da McLaren:

Noite de terça-feira, 23h30, a caminho de Faenza para um dia de marketing na fábrica da AlphaTauri na quart-feira. Está chovendo intensamente. Faenza já está inundada e eu não consigo chegar ao meu hotel. De volta à rodovia, não havia opção também. Fiquei preso num vilarejo com um único hotel já lotado.

Felizmente a McLaren ficou presa ali também, mais cedo, e o mecânico deles Frazer foi gentil de me ceder seu quarto. Na manhã seguinte a recepção do hotel havia se tornado um abrigo de emergência para pessoas forçadas a escapar de suas casas durante a noite. Após o anúncio da F1, eu só vi uma forma de voltar pra casa, que era pilotar por Firenze.

Depois de uma viagem aventuresca através da montanha, graças à ajuda de moradores e autoridades em vários vilarejos, finalmente cheguei bem em casa. Obrigado a todos que foram bondosos em me ajudar. Foi de aquecer o coração ver tantos cuidando uns dos outros. Meus pensamentos estão com aqueels que ainda seguem afetados pela tragédia. Em breve estarei em Faenza para encontrar minha equipe e as pessoas da região! Força.

O outro piloto da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, mora na região de Faenza e fez um relato sobre a situação da cidade após a tempestade, além de pedir por doações:

Depois de uma noite terrível, a cidade foi fortemente impactada: poeira, lama e cheiro de gasolina em todo lugar. As pessoas agora têm dificuldade em encontrar comida e, especialmente, lugares para ficar, depois que muitas foram evacuadas de suas casas.

Por favor, tudo que vocês puderem fazer para ajudar é bem vindo, não importa o quão grande ou pequena é a doação!

“Só vi uma forma de voltar pra casa”, piloto da F1 fica preso em hotel e detalha caos em Ímola
Reprodução/Instagram/Yuki Tsunoda.

Próxima parada da F1

Com o cancelamento do GP de Emilia-Romagna, a próxima corrida da F1 acontece no dia 28 de maio, no tradicional e caótico GP de Mônaco.