Se há algo de familiar na Alpha Tauri, não estranhe. A equipe é a antiga Toro Rosso, aquela mesmo, que pertence à Red Bull.
Apesar da mudança de nome, ela segue como um “satélite” do time principal da marca de energéticos — ainda que venha crescendo, lentamente, suas próprias “asas”.
Só não se engane pelos poucos pódios e pontos conquistados. A escuderia tem seu peso na Fórmula 1. Já são mais de 15 anos no grid, muitos deles dedicados à revelar alguns dos melhores pilotos do mundo.
Vale, então, conhecer um pouco mais da Alpha Tauri, não acha? No texto a seguir, mostramos tudo sobre a equipe: sua história, seus melhores chefes e pilotos, seu dono e até algumas curiosidades.
Qual a cidade da Alpha Tauri?
A Alpha Tauri é uma equipe que disputa a Fórmula 1 com uma licença austríaca. Porém, sua sede está em Faença, cidade de menos de 60 mil habitante da região da Emília-Romanha, ao norte da Itália.
Quando foi criada a Alpha Tauri?
A Alpha Tauri foi criada em 2006, ainda como Toro Rosso. Na época, a ideia era ser uma extensão da Red Bull Racing, quase uma equipe de apoio, ou mesmo uma categoria de base.
O projeto segue o mesmo hoje em dia, mas desde 2020 que chama-se Alpha Tauri, de modo a promover a homônima marca de roupas, também pertencente à fabricante de energéticos.
História da Alpha Tauri
Em setembro de 2005, na Bélgica, enquanto os pilotos aceleravam na pista de Spa-Francochamps, Dietricht Mateschitz e Paul Stodart fechavam um negócio. O primeiro adquiriu, ali e na hora, a Minardi, o time de Fórmula 1 que pertencia ao segundo.
A aquisição fazia parte de um amplo projeto de expansão da Red Bull, empresa da qual Mateschitz é dono e que naquele mesmo ano havia estreado uma equipe no grid. Sim, seriam duas a partir de 2006.
Para manter a tradição (e a grande base de fãs) da escuderia, mas deixar claro à quem ela servia, a Minardi foi rebatizada para Toro Rosso, que nada mais é que Red Bull (“Touro Vermelho”), em italiano.
A Toro Rosso
A Scuderia Toro Rosso competiu por 14 anos com esse nome. Venceu apenas duas corridas, em 2008 e em 2019, com dois dos maiores pilotos de sua história, Sebastian Vettel e Perre Gasly.
Os dois, aliás, mostram que a história da Alpha Tauri é mais marcada pela alta rotatividade de pilotos e pela revelação de grande talentos do automobilismo. Além de Vettel e Gasly, a equipe “lançou” nomes como o de Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz Jr. e Alexander Albon.
Mudança para Alpha Tauri
A mudança de Toro Rosso para Alpha Tauri se deu entre 2019 e 2020. A equipe se manteve sob o guarda-chuva da Red Bull, tanto que passou a ter o mesmo nome da marca de moda da empresa. Uma ação de marketing, portanto.
Independente de sua motivação, a mudança trouxe bons resultados. Como Alpha Tauri, a equipe fez 142 pontos no Campeonato de Construtores de 2021, sua maior marca desde aquisição da Minardi.
Quantos títulos de pilotos tem a Alpha Tauri?
Ainda que tenha mais de dez anos de vida, a Alpha Tauri ainda não tem títulos de pilotos na Fórmula 1. Seu melhor desempenho no quesito foi a 7ª colocação de Pierre Gasly na temporada de 2019, ainda como Toro Rosso.
Quantos títulos de construtores tem a Alpha Tauri?
A Alpha Tauri ainda não conquistou nenhum título de construtores. O mais perto que a equipe da RBR chegou foi em 2019, quando somou 85 pontos e e chegou na 6ª posição. Em termos de pontuação, no entanto, foi 2021 o grande ano da escuderia, que somou 142 pontos.
Maiores pilotos da história da Alpha Tauri
- Sebastian Vettel
- Max Verstappen
- Pierre Gasly
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel foi indiscutivelmente um dos maiores pilotos da história da Alpha Tauri. E não só porque depois foi ser tetracampeão na “matriz” Red Bull, mas porque também fez história na “equipe satélite”.
O alemão foi simplesmente quem venceu a primeira e, por muito tempo, a única corrida da da escuderia, no GP de Monza, em 2008. Com a conquista, Vettel bateu alguns recordes da época, como o piloto mais jovem a vencer uma etapa no Mundial (21 anos, 2 meses, 12 dias). Esses recordes foram depois batidos pelo próximo piloto desta breve lista.
Max Verstappen
Max Verstappen não chegou a vencer um GP como Vettel, mas tem tudo para seguir seus passos e ter sucesso na Red Bull. Até porque, com exceção da vitória em Monza, realmente seguiu seus passos. Na verdade, os superou.
Em 2015, bateu dois recordes do alemão, se tornando o mais jovem piloto a correr no grid (17 anos e 166 dias) e o mais jovem a marcar pontos (17 anos e 180 dias). Depois, já na RBR, bateu a marca de mais novo a vencer uma prova, com 18 anos e 228 dias, em 2016.
Pierre Gasly
Não estamos sendo ansiosos ao dizer que Pierre Gasly é o primeiro entre os maiores pilotos da história da Alpha Tauri. Talvez o francês não alcance o mesmo que Vettel ou Verstappen, mas já os superou na atual equipe.
Isso porque não só venceu um GP — curiosamente em Monza, palco da primeira vitória, em 2008 — mas porque também foi o melhor colocado da escuderia no Mundial (7º em 2019) e o protagonista das duas melhores temporadas no Campeonato de Construtores de pontuação, em 2020 e 2021.
Vá além do mundo da Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:
- O que é speedrun? Conheça a arte de zerar jogos rapidamente
- As 7 maiores torcidas da Espanha
- Paulo André: biografia e medalhas do velocista brasileiro
- Como melhorar no FIFA 21: aprenda 8 dicas e eleve seu jogo
Maiores chefes de equipe da Alpha Tauri
Um dos melhores chefes de equipe da Alpha Tauri é, na verdade, o único que teve em sua história. Franz Tost assumiu a direção técnica da escuderia em 2006, ainda na Toro Rosso e seguiu no cargo na reformulação em 2020.
Os pontos altos de Tost são os mesmos da própria equipe, como a primeira vitória em 2008, as temporadas de alta pontuação em 2020 e 2021.
Quem é o dono da Alpha Tauri?
A Alpha Tauri é uma das duas equipes da Fórmula 1 pertencentes à marca de energéticos Red Bull. O responsável pela fundação da RBR é o empresário austríaco Dietrich Mateschitz, co-fundador da companhia austríaca.
Em 2004, Mateschitz comprou a Jaguar Racing. Um ano depois, ele adquiriu também a Minardi e fundou a antiga Scuderia Toro Rosso, que hoje é a Alpha Tauri.
Chefes de equipe e pilotos da Alpha Tauri
- Pilotos da Alpha Tauri em 2021: Yuki Tsunoda (Japão) e Nyck De Vries
- Chefe de equipe da Alpha Tauri: Franz Tost
- Motor: Honda
- Pneus: Pirelli
Curiosidades sobre a Alpha Tauri
- Na negociação entre a Red Bull e a Minardi, ficou acordado que a equipe deveria manter a sede em Faença até pelo menos a temporada de 2007. A Alpha Tauri segue na cidade até hoje.
- Para manter essa identidade italiana da Minardi, a equipe foi batizada de Squadra Toro Rosso. Só que na Itália, a palavra “squadra” é muito usada por times de futebol. Assim, mudou o nome novamente, dessa vez para Scuderia Torro Rosso, assim como a Ferrari. É afrontoso, que fala?
- O nome atual, aliás, quer dizer mais do que a marca da empresa de energéticos. É a designação de uma das estrelas da constelação de Touro, aquela mesma do signo, uma das mais antigas registradas no mundo.
- Desde a sua criação, a equipe seguiu à risca o intuito dado pela Red Bull, a formação de pilotos. Já foram seis os que fizeram o caminho da equipe “de base” para a principal.
- Houve um ano bastante curioso para a escuderia. Ainda como Toro Rosso, a escuderia teve dois filhos de ex-pilotos a representando: Max Verstappen, filho de Jos Verstappen, e Carlos Sainz Jr., filho, ora, de Carlos Sainz.
Enquanto aguardamos pelos próximos passos da Alpha Tauri, aproveite para conferir mais conteúdos sobre a principal categoria de automobilismo do mundo:
- Melhores sites para assistir Fórmula 1 ao vivo e online
- Maiores campeões da Fórmula 1: os pilotos com mais títulos
- 55 recordes, marcas históricas e curiosidades da Fórmula 1
- Quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Veja os maiores salários
- Patrocinadores da Fórmula 1: marcas que investem na categoria
*Última atualização em: 31/03/2023
Foto destaque: Divulgação/Alpha Tauri
Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.