Ayrton Senna e Nelson Piquet estão entre os maiores nomes da história da Fórmula 1. No entanto, ambos também tiveram uma rivalidade que gera debate até hoje entre os fãs da principal categoria do automobilismo.
Senna, Piquet e Emerson Fittipaldi são os únicos campeões mundiais brasileiros da história da Fórmula 1. Ayrton e Piquet venceram por três vezes e Fittipaldi ganhou em duas oportunidades.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Nelsinho Piquet explica como a relação de Ayrton Senna com a mídia influenciou Nelson Piquet
Em entrevista ao Motorsport, o filho de Nelson Piquet comentou sobre a relação de Ayrton Senna com a imprensa e como isso fez seu pai se afastar da mídia.
Acho que um dos motivos também pelos quais meu pai cada vez mais se afastou da imprensa pode ter sido essa relação que o Senna tinha com a mídia. Ele era preparado para lidar com a imprensa, foi um pilotinho da Globo, vamos dizer assim. Meu pai não precisou de fama nem nada disso para conquistar as coisas que ele quis.
Em seguida, Nelsinho seguiu seu raciocínio e explicou que Ayrton Senna era muito bom com a imprensa.
Meu pai é diferente, com características diferentes. Com a morte do Ayrton, que aconteceu em um acidente enquanto ele pilotava, isso criou uma história muito triste. Foi algo que doeu bastante para todo o mundo, ver um piloto brasileiro morrer pilotando. O Senna adorava carregar a bandeira do Brasil, sabe? Como eu disse, ele parecia realmente feito para a mídia, treinado para isso.
Comparado com os pilotos dos anos 60 e 70, não só meu pai, mas vários pilotos daquela época, eles não tinham essa preparação. O jornalismo foi se profissionalizando no mundo do automobilismo. Meu pai, não é que não se adaptou, mas acho que isso aconteceu mais no final da carreira dele.
Nelsinho Piquet critica haters
Na mesma entrevista, Nelsinho defendeu seu pai dos críticos e explicou que o que mais incomoda são opiniões de pessoas que nunca viram Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.
A única coisa que me incomoda é essa turminha, essa meninada de 15, 16, até 25 anos, talvez, que nunca viu o Ayrton Senna correndo na vida, nem o meu pai, nem o Emerson e ficam falando besteira. Obviamente, eu entendo o lado emocional de ter perdido o Ayrton, que foi um super piloto, levou o Brasil ao topo do pódio 41 vezes.
Mas isso não dá o direito de um cara que nem tinha nascido quando tudo isso aconteceu, que viu algumas fitas do Ayrton, querendo ser contra o Piquet. Falar mal do Piquet. Só porque meu pai é diferente e dá opiniões transparentes sem filtro sobre política ou outras coisas.
Isso é o que me incomoda às vezes. Essas pessoas nunca viram nenhum dos grandes brasileiros correndo e aí ficaram criticando sem entender nada, sem saber da história, sem absolutamente nada.
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1:
- “Ayrton Senna tinha o Brasil ao seu lado e eu tinha ciúmes. Isso nunca aconteceu comigo”
- Barrichello detalha único erro de Max Verstappen na F1 2024: “Só não teria feito isso”
- Vettel: “Schumacher me deu um conselho quando eu era jovem e fiquei meio desapontado”
- “É loucura! Se alguém merece estar na Fórmula 1 é Drugovich. Foi mais rápido que Alonso”
- “Rubens Barrichello é magoado até hoje por causa disso. É uma pessoa meio amarga”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.