Saiba tudo sobre Amanda Nunes: história, títulos, início nas artes marciais e principais informações sobre a lutadora brasileira

Deter o cinturão de duas categorias do UFC não é pra qualquer um! E Amanda Nunes, lutadora brasileira de MMA, pode se orgulhar disso.

Remessa Online

Campeã das modalidades peso-galo e peso pena, a baiana é considerada uma das maiores da atualidade. Não à toa, é chamada pelo público de “Leoa”.

Reunimos as principais informações da carreira de Amanda. Confira, a seguir, as lutas, os títulos e as curiosidades da atleta.

Quem é Amanda Nunes?

quem é amanda nunes
Amanda Nunes é uma lutadora brasileira de MMA

Amanda Lourenço Nunes, também conhecida como “Lioness”, é uma lutadora brasileira de artes marciais mistas. Nasceu na cidade de Pojuca, na Bahia, em 30 de maio de 1988.

A atleta atua no UFC desde 2013. Desde então, acumulou 12 vitórias (seis por nocaute) e apenas uma derrota na carreira. Ela atualmente detém o cinturão das categorias peso-galo e peno pena – a primeira mulher a realizar este feito na história da competição.

A baiana tem no repertório golpes do jiu-jitsu brasileiro, kyokushin karatê, boxe e judô. É considerada uma das maiores lutadoras da atualidade.

Como Amanda Nunes começou no MMA?

como amanda nunes começou no mma
Primeira luta oficial de Amanda Nunes foi em 2008

Amanda Nunes começou a praticar karatê em sua cidade natal com apenas quatro anos de idade. Aos 16, também iniciou os estudos no boxe. Por fim, foi convidada a treinar jiu-jitsu no dojo de sua irmã, Vanessa, que foi lutadora no passado.

A estreia da Leoa em competições oficiais de artes marciais mistas foi em 2008 no Prime: MMA Championship 2. A competidora enfrentou a conterrânea Ana Maria e foi derrotada no primeiro round por finalização com uma chave de braço.

Remessa Online

Amanda ainda chegou a disputar campeonatos como Demo Fight 3, Prime: MMA Championship 3, Samurai Fight Combat e Bitetti Combat 6 antes de se afiliar ao UFC.

Confira outros textos sobre artes marciais:

História de Amanda Nunes

história de amanda nunes
Baiana detém o cinturão de duas categorias no UFC

A derrota de Amanda Nunes em sua estreia no MMA serviu de combustível. A lutadora conseguiu emplacar uma sequência de seis vitórias seguidas e chamou a atenção do mundo. Em 2013, ganhou a chance de pisar no octógono do UFC.

A primeira luta de Amanda no evento foi contra a alemã Sheila Gaff, no UFC 163 realizado no Rio de Janeiro. Ela não decepcionou e triunfou por nocaute técnico no primeiro assalto, tornando-se a primeira mulher brasileira da história a vencer um confronto de UFC.

Em 2016, já com quatro vitórias e apenas uma derrota no campeonato, Nunes desafiou a norte-americana Miesha Tate pelo cinturão peso-galo. A lutadora baiana finalizou a adversária com um mata-leão no primeiro round e levou o título feminino para o Brasil pela primeira vez desde a fundação do UFC.

Amanda defendeu o cinturão peso-galo em cinco oportunidades e até hoje não foi derrotada. Ela venceu, em ordem: Ronda Rousey, Valentina Shevchenko, Raquel Pennington, Holly Holm e Germaine de Randamie.

Em 2018, mais um marco histórico. A Leoa competiu na categoria peso pena, superou Cris Cyborg no UFC 232, em uma das melhores lutas de todos os tempos, e reclamou para si o cinturão da categoria – o segundo da carreira.

Lutas de Amanda Nunes no UFC

AnoCategoriaAdversárioResultado
2013peso-galoSheila GaffVitória por nocaute
2013peso-galoGermaine de RandamieVitória por nocaute
2014peso-galoCat ZinganoDerrota por nocaute
2015peso-galoShayna BaszlerVitória por nocaute
2015peso-galoSara McMannVitória por finalização
2016peso-galoValentina ShevchenkoVitória por decisão
2016peso-galoMiesha TateVitória por finalização
2016peso-galoRonda RouseyVitória por nocaute
2017peso-galoValentina ShevchenkoVitória por decisão
2018peso-galoRaquel PenningtonVitória por nocaute
2018peso penaCris CyborgVitória por nocaute
2019peso-galoHolly HolmVitória por nocaute
2019peso-galoGermaine de RandamieVitória por decisão

Biografia de Amanda Nunes

biografia amanda nunes
Baiana tem 1,72 m de altura e pesa 61 kg
Remessa Online

Filha de Ivete e irmã de Vanessa e Valdirene, Amanda Nunes mora atualmente em Miami, na Flórida. A Leoa tem 1,72 m de altura, pesa 61 kg e tem envergadura de 175 cm.

Ela é noiva da lutadora Nina Ansaroff – a quem dedica grande parte do seu sucesso. Amanda foi a primeira mulher assumidamente homossexual a pisar nos octógonos no UFC.

Antes de entrar para o mundo das artes marciais, a atleta era jogadora de futebol. Ela sonhava em atuar profissionalmente e até jogou no time da cidade.

Recordes de Amanda Nunes no UFC

  • Cinturão peso-galo (2016-atual)
  • Cinturão peso pena (2018-atual)
  • Primeira mulher do UFC a conquistar dois cinturões
  • Performance da Noite (cinco vezes)
  • Mais vitórias femininas (12)
  • Mais lutas femininas por cinturão (7)
  • Mais vitórias femininas por nocaute na divisão peso-galo (6)
  • Mais vitórias femininas seguidas por nocaute na divisão peso-galo (8)
  • Mais vitórias femininas na divisão peso-galo (11)
  • Maior sequência de vitórias femininas seguidas (10)

Prêmios de Amanda Nunes

  • MMA Junkie – Melhor Finalização do Mês (2015)
  • MMA Junkie – Melhor Lutadora do Ano (2018)
  • MMA Junkie – Melhor Lutadora do Ano (2019)
  • Combat Press – Melhor Lutadora do Ano (2018)
  • Combat Press – Melhor Lutadora do Ano (2019)
  • MMA Weekly – Nocaute do Ano (2018)
  • MMA DNA – Melhor Lutadora do Ano (2016)
  • MMA DNA – Melhor Lutadora do Ano (2018)
  • Wrestling Observer – Melhor Lutadora do Ano (2018)
  • World MMA Awards – Melhor Lutadora do Ano (2016)
  • World MMA Awards – Melhor Lutadora do Ano (2018)
  • World MMA Awards – Nocaute do Ano (2018)

Curiosidades de Amanda Nunes

curiosidades amanda nunes
Segundo Dana White, Amanda é a melhor de todos os tempos

Amanda tinha um tio que praticava vale-tudo. A mãe da lutadora, Ivete, sempre o apoiou durante a carreira nos ringues. É por isso que a baiana não encontrou resistência da família quando decidiu lutar profissionalmente.

E por falar nisso… Ivete é mãe coruja até demais, pois ficava sem falar com a filha durante alguns dias quando ela perdia suas luta. Como a última derrota de Amanda foi há muito tempo, o clima provavelmente está tranquilo na residência Nunes!

Na defesa de cinturão contra a famosa norte-americana Ronda Rousey, Nunes precisou de apenas 54 segundos para nocautear a adversária e confirmar a vitória.

Em entrevista ao programa “The Noite”, a Leoa admitiu que o futebol foi muito importante na sua vida. Segundo ela, ajudou a ter disciplina e melhorou o condicionamento físico.

Quando Amanda derrotou Cris Cyborg e conquistou o cinturão peso pena, a atleta recebe um baita elogio de Dana White, atual presidente do UFC: “a melhor de todos os tempos.”

Frases famosas de Amanda Nunes

  • “Você precisa ser forte e estar preparado para tudo, porque MMA não é uma piada”
  • “Se estou com medo, eu não deveria estar neste esporte”
  • “Perdi antes, lutei contra o meu caminho e agora eu me tornei campeã”
  • “É incrível (ser a primeira campeã gay), sou feliz comigo mesma. É isso que importa”
  • “Eu sou a melhor de todos os tempos”

Ficamos por aqui com a história de Amanda Nunes: multicampeã, ícone do UFC e umas das maiores atletas brasileiras da atualidade.

Aproveite para ampliar o seu conhecimento em outras modalidades! Aqui na Esportelândia também falamos de futebol, basquete, tênis e mais:

*Última atualização em 27 de janeiro de 2020

Remessa Online

Comentários

Salvar