Em entrevista ao podcast Ataque Defesa, Josenildo Carvalho, um dos maiores treinadores de vôlei do Brasil, comentou sobre diversos assuntos sobre o passado e o presente do esporte.

Um dos questionamentos feitos no podcast foi sobre qual seria para ele a seleção brasileira dos sonhos dele. Entretanto, um jogador histórico acabou ficando de fora por um esquecimento dele, Serginho Escadinha, que mesmo assim foi citado e muito elogiado.

Josenildo Carvalho elege o melhor líbero e não escala Serginho Escadinha

Na entrevista, Josenildo Carvalho acabou deixando Serginho Escadinha de fora da seleção brasileira de todos os tempos na opinião dele, mas logo voltou atrás e comentou que esqueceu do jogador.

Além disso, Josenildo Carvalho comentou que o brasileiro tem uma das histórias mais emblemáticas do vôlei, dizendo que ele foi um dos pilares da Seleção Brasileira que foi campeã olímpica.

“Eu não o escalei por que eu esqueci, mas quero fazer uma troca. O Serginho Escadinha ele é emblemático para o voleibol nacional, é mais do que qualquer um de nós treinadores ele venceu todas as diversidades da vida inclusive físicas, não é de botar aqueles pino todo para jogar uma seleção que foi campeã olímpica porque ele tava na quadra”

Quem é Serginho Escadinha?

Sérgio Dutra Santos, conhecido como Serginho ou Escadinha, é considerado um dos maiores jogadores de vôlei do Brasil e o melhor líbero da história. Destacou-se por suas defesas e passes precisos, sendo eleito o MVP da Liga Mundial em 2009, um feito inédito para um líbero.

Disputou quatro finais olímpicas consecutivas (2004, 2008, 2012 e 2016), conquistando ouros em Atenas e no Rio, onde também foi MVP. Em sua biografia, um episódio marcante foi seu esforço para jogar uma final com um furúnculo. Seu último jogo foi em março de 2020, aposentando-se oficialmente em maio do mesmo ano.

Confira mais textos sobre vôlei aqui no Esportelândia: