O tênis continua a todo vapor no Pan-Americano de Santiago, no Chile. Disputado no saibro a competição está fornecendo toda a emoção desejada para o fã da modalidade e do principal torneio poliesportivo entre seleções do continente americano. A saber, os dois finalistas do Pan vão se classificar para a Olímpiada de Paris 2024.

Após a classificação de Carolina Meligeni e Thiago Monteiro, esta quinta-feira (26) também foi de alegrias para o Brasil na chave de simples. Os dois simplistas que entraram em quadra pelo país triunfaram e se classificaram para as quartas de final do Pan-Americano 2023, conseguindo um grande feito para o Brasil. Confira!

Os brasileiros na chave do Pan-Americano 2023

A seleção convocada para representar o país na competição possui seis tenistas. Sendo assim, os atletas vão buscar as medalhas para o Brasil no Centro de Esportes de Raquete, em Ñuñoa. O Brasil disputa todas as chaves do Pan-Americano 2023: simples e duplas, feminina e masculina, e um torneio de duplas mistas.

O formato de disputa é eliminatório, ou seja quem vencer continua na competição. Na disputa de simples os quatro brasileiros estão nas quartas de final, Carolina Meligeni, Laura Pigossi, Thiago Monteiro e Gustavo Heide. Já nas duplas, todas as parcerias se classificaram para a semifinal do Pan-Americano 2023.

Laura Pigossi se supera e vira sobre prodígio sul-americano

A tenista é a principal cabeça de chave do Pan-Americano 2023, assim é a principal favorita a medalha de ouro. A estreia de Laura Pigossi foi na segunda rodada diante de Valentina Cruz, de El Salvador, triunfo por duplo 6/0. Já nas oitava de final, a paulista encarou Lucciana Pérez Alarcón, do Peru, prodígio do tênis sul-americano e vice-campeã de Roland-Garros Juvenil 2023.

Depois de mais de 2h50 de uma intensa batalha e salvando match-point, Laura Pigossi conseguiu a classificação após virar o jogo e vencer por 2 x 1, com parciais de 2/6, 7/5 e 6/4. Dessa maneira foi a última classificada para as quartas de final do Pan, ficando a uma vitória de disputar uma medalha.

O domínio na primeira parcial de Alarcón, a tenista peruana encurralou Pigossi, conseguiu duas quebras e triunfou por 2/6. Logo depois, a 4ª colocada do ranking juvenil, se manteve firme e abriu 1 x 4 no segundo set. Porém, a brasileira respirou fundo e buscou uma grande reação. No 10º game, Laura Pigossi salvou um match-point em seu saque, a partir daí embalou e virou a parcial para 7/5 e botou lenha no jogo.

Com o jogo empatado em 1 x 1, a terceira parcial foi emocionante, mas a experiência de Laura Pigossi pesou. A brasileira quebrou logo de cara e abriu 2 x 0, porém Alarcón reagiu e virou para 2 x 3. Contudo, Pigossi cresceu na reta final quebrou a peruana pela segunda vez e abriu 5 x 3, logo depois ambas confirmaram o serviço e a brasileira fechou o jogo com um 6/4.

Gustavo Heide domina e se classifica no Pan-Americano

Estreando nos Jogos, o atual 252º colocado do ranking da ATP, Heide é o 6º cabeça de chave do Pan. Desse modo, já estreou diretamente na segunda rodada, contra Roberto Cid, da República Dominicana, a vitória foi por 7/5 e 6/4.

Nas oitavas de final, Gustavo Heide disputou a vaga com Justin Boulais, do Canadá, e aproveitou bem as chances criados. O brasileiro triunfou por duplo 6/3, em quase 1h20 de partida. O próximo rival sai djo confronto entre Alejandro Tabilo, do Chile, e Daniel Vallejo, do Paraguai. A saber, o chileno é o terceiro cabeça de chave do Pan-Americano 2023.

Feito gigantesco para o tênis brasileiro no Pan-Americano 2023

Com as vitórias de Laura Pigossi e Gustavo Heide, o Brasil conseguiu um marco gigante para o tênis do país. Como dito anteriormente, os quatro simplistas brasileiros estão nas quartas de final da competição. Sendo assim, é a primeira vez que o Brasil tem todos os seus representantes de uma mesma edição nesta fase do Pan-Americano.

Nas quartas de final, Carolina Meligeni vai enfrentar Maria Carlé, da Argentina, e Laura Pigossi vai jogar com Jamie Loeb, do Estados Unidos. Já Thiago Monteiro vai encarar Facundo Bagnis, Heide ainda não possui rival. Todas as partidas são nesta sexta-feira (27).

Além disso, nesta quinta-feira (26), a chave de duplas começou para o Brasil. Desse modo, Gustavo Heide/Marcelo Demoliner derrotaram Blaise Bicknell/Rowland Phillips, da Jamaica, por 6/2 e 6/3 e foram para a semifinal da chave.

Assim também, Laura Pigossi/Luísa Stefani, bronze em Tóquio, eliminaram Mell Reasco/Camila Romero, do Equador, também por 6/2 e 6/3. Na dupla mista, Luisa Stefani e Marcelo Demoliner triunfaram sobre Rebecca Marino/Justin Boulais, do Canadá, por 2 x 1, com parciais de 6/4, 3/6 e [10 – 7]. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)