O Pan-Americano 2023 é a principal competição entre seleções do continente americano. A edição deste ano vai acontecer em Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.

O evento é composto por várias modalidades esportivas, entre elas, o tênis. Sendo assim, o Brasil vai ter representantes na chave feminina e masculina do torneio. Nesta terça-feira (19), a CBT anunciou os convocados para o Pan-Americano. Confira!

O Pan-Americano de Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos, também chamados somente Pan, tratam-se do evento multiesportivo mais importante do continente americano. A cada quatro anos, os atletas representam seus países na competição. Tradicionalmente, o Pan é realizado um ano antes dos Jogos Olímpicos de Verão.

A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Já este ano vai ser disputada a 19ª, em Santiago do Chile. A saber, é a primeira vez que o país recebe o Pan-Americano.

O tênis no Pan-Americano

A modalidade marca presença nos Jogos Pan-Americanos desde a primeira edição em 1951, com exceção em 1971. Em todas essas edições foram disputadas as chaves de simples, masculino e feminino; duplas, masculino e feminino. Já as duplas mistas começaram em 1995 e nas edições de 1991 e 1995 também foi realizado por equipes.

As competições de Tênis nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile, estão programadas para serem realizadas de 23 a 29 de outubro de 2023 no Centro de Esportes de Raquete, em Ñuñoa. Serão disputadas as chaves de simples e duplas, feminina e masculina, e um torneio de duplas mistas. 

A saber, nas 18 edições disputadas até então, o Brasil já conquistou medalhas em todas as chaves disputadas. Sendo que foram 18 de ouro, oito de prata e 14 de bronze. As medalhas de ouro em simples foram de Ronald Barnes e Maria Esther Bueno, ambas em 1963,  Thomas Koch, em 1967, Fernando Roese e Gisele Miró, ambas em 1987, Fernando Meligeni, em 2003, Flávio Saretta, em 2007, João Menezes, em 2019.

Os representantes brasileiros do tênis no Pan de Santiago

Nesta terça-feira (19), Jaime Oncins e Roberta Burzagli, os capitães das equipes masculina e feminina, respectivamente, anunciaram os atletas que vão representar o país na competição. A convocação para os tenistas representantes do Brasil no torneio seguiu as normas da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Para o Pan-Americano 2023, foram convocados três tenistas femininas e masculinos, sendo quatro simplistas, dois duplistas e dois que jogarão as duas chaves. Confira os representantes brasileiros:

Time Feminino

  • Laura Pigossi – simples
  • Carol Meligeni – simples
  • Luísa Stefani – duplas

Time masculino

  • Thiago Monteiro – simples
  • Gustavo Heide -simples
  • Marcelo Demoliner – duplas

As tenistas escolhidas por Roberta Burzagli possuem um bom histórico em competições por países. Laura Pigossi e Luísa Stefani conquistaram a medalha de bronze para o país na Olímpiada de Tóquio, em 2021. Já Carolina Meligeni e Stefani fizeram o mesmo no Pan-Americano de Lima, em 2019.

Dessa maneira, só resta definir quem formará a parceria com Luísa Stefani na chave de duplas. Pigossi e Meligeni, quarta colocada em Lima, serão as representantes se simples do Brasil.

Por outro lado, Jaime Oncins chamou Thiago Monteiro e Marcelo Demoliner pelo momento e o ranking. Já Gustavo Heide conseguiu a vaga através da conquista da medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, em 2022. Agora só falta decidir quem fará a dupla com Marcelo Demoliner.

Formato de disputa do Pan-Americano de tênis 2023

A competição vai contar com 82 atletas, 41 de cada gênero. Cada Comitê Olímpico Nacional (CON) pode inscrever no máximo três homens e três mulheres, sendo uma dupla para cada torneio.

Dessa maneira, o país-anfitrião, Chile, recebeu uma cota máxima de seis atletas, enquanto as vagas remanescentes foram distribuídas através dos dois Jogos regionais e dos rankings da ATP, da WTA e da ITF, além de três convites para cada gênero também serão distribuídos.

Todas as chaves são jogadas em modo eliminatório, assim os dois melhores em cada torneio individual estarão qualificados aos Jogos Olímpicos de Verão de 2024. Além disso, precisam estar entre os 400 melhores do ranking divulgado em 10 de junho de 2024 e se o seu CON não tiver ultrapassado sua respectiva cota máxima.

Vá além do mundo do Pan-Americano! Confira também nossos outros conteúdos: