O domingo de tênis feminino promete grandes emoções para os amantes da bolinha amarela. Já que o WTA Elite Trophy, penúltima competição do primeiro escalão da WTA no ano, vai ter a sua final neste domingo (29). A saber, o torneio reúne as principais tenistas que não se classificarão para o WTA Finals.

Neste sentido, uma das competidoras é Bia Haddad Maia, que continua arrasando nas quadras e chegou na final da competição. Além disso, a brasileira vai buscar algo inédito na história da WTA. Confira!

O WTA Elite Trophy e a fórmula de disputa

Como dito anteriormente, o torneio reúne as tenistas que não se classificaram para o Finals da WTA. Dessa maneira, na disputa de simples, são 12 jogadoras que buscam o troféu. Já nas duplas, seis parcerias formadas são por 12 duplistas e jogam pelo caneco. O torneio é sediado em Zhuhai, na China.

A sexta edição do WTA Trophy é disputada da seguinte forma: uma fase de grupos e as eliminatórias. Na chave de simples as 12 jogadoras são divididas em 4 grupos de 3 tenistas, onde as líderes de cada chave avançam para semifinal e depois para a final. Nas duplas, são dois grupos com 3 parcerias cada, onde as líderes já avançam para a final.

Para este ano as postulantes ao título de simples foram: Barbora Krejcikova, Madison Keys, Jelena Ostapenko, Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova, Daria Kasatkina, Qinwen Zheng, Beatriz Haddad Maia, Caroline Garcia, Donna Vekic, Magda Linette e Lin Zhu.

Já nas duplas foram: Bia Haddad/Kudermetova, Miyu Kato/Aldila Sutjiadi, Ulrikke Eikeri/Lyudmyla Kichenok, Oksana Kalashnikova/Yana Sizikova, Xiyu Wang/Yifan Xu e Xinyu Jiang/Qianhui Tang.

Bia Haddad joga bem e se garante na final do WTA Trophy

A brasileira é a 19ª colocada do ranking da WTA e está fazendo um campeonato de tirar o fôlego. Na chave de simples, Bia Haddad triunfou contra Madison Keys, 11ª do ranking, e Caroline Garcia, 20ª, por 2 x 0. Desse modo se classificou para a semifinal do WTA Elite, onde enfrentou Daria Kasatkina, 17ª e ex-top 10, neste sábado (28).

Bia Haddad jogou pela terceira vez na competição de simples e dominou mais uma partida de ponta a ponta. O duelo contra Kasatkina foi finalizado após 1h30 e com o placar favorável para a brasileira em 6/4 e 6/1. Com o resultado, Bia avançou para a final do WTA Elite Trophy.

O jogo começou muito equilibrado, com as duas tenistas sacando e atacando muito bem. Desse modo, na primeira parcial, somente uma chance de quebra de saque foi criada e Bia Haddad a aproveitou, assim ganhou o primeiro set por 6/4. As estatísticas da parcial apontou que 55% dos pontos disputados foram vencidos pela brasileira.

No segundo set, a brasileira sobrou fisicamente e subiu ainda mais o nível de seu jogo. Sendo assim, mantendo a consistência do seu saque e pressionando muito o serviço de Kasatkina, Bia Haddad conseguiu duas quebras de saque. Dessa maneira, após confirmar todos os seus serviços, a paulista aplicou 6/1 e deu números finais ao jogo.

Brasileira celebra semana dominante

Após mais um triunfo em Zhuhai, Bia Haddad Maia demonstrou toda a sua alegria com a campanha realizada nesta semana. Aos risos, a paulista brincou que vai suar muito neste domingo e destacou o trabalho feio com sua equipe:

Acho que amanhã vou suar muito. Estou animada, essa temporada foi bem difícil, todas estavam jogando em alto nível. Estou muito feliz por chegar à minha primeira final este ano. Eu estava tentando forçar até o fim, estou feliz e orgulhosa do que estamos fazendo”.

Além disso, a tenista reforçou que vai tentar o seu melhor desempenho na final. Sobre a mudança de jogo, Bia Haddad pontuou a sua mentalidade, aspecto muito trabalhado por ela e seu treinador, Rafael Paciaroni:

Gostaria de agradecer a todos que vieram curtir e me apoiar. Eu sei que amanhã será difícil ter vocês, mas vou tentar o meu melhor também. Trabalhei muito duro com meu treinador nos últimos dias e semanas, a mentalidade foi a grande mudança. Estou feliz com meu trabalho hoje.”

A busca de Bia Haddad por algo inédito no WTA Escola Trophy

Como dito anteriormente, o torneio está na sua sexta edição, e foi a primeira vez que uma tenista disputou a chave de simples e duplas na mesma edição. Neste ano, Bia Haddad Maia e Veronika Kudermetova jogaram o torneio de simples, e nas duplas se uniram como as principais cabeças de chave.

Como a brasileira se classificou para as duas finais do WTA Trophy, ela pode ser a primeira jogadora a conquistar os dois troféus de uma mesma edição. As duas decisões são neste domingo (29), no individual, Bia Haddad vai enfrentar Qinwen Zheng, às 4h30. Já ao lado de Kudermetova, joga com Miyu Kato/Aldila Sutjiadi, não antes de 5h45, os dois horários são de Brasília.