A reta final da temporada feminina do tênis continua pegando fogo e levando grandes emoções aos fãs da bolinha amarela. Está semana é disputado o WTA Elite Trophy, a competição reúne as 12 melhores tenistas de simples e duplas que não se classificaram para o Finals da categoria.

O tênis brasileiro é representado nas chaves de simples e duplas do campeonato por Bia Haddad Maia. A brasileira está desempenhando muito bem e já alcançou a final de duplas do WTA Trophy nesta quarta-feira (26). Confira!

A fórmula de disputa do WTA Elite Trophy 2023

O torneio está na sua sexta edição, acontece desde 2015, mas não foi disputado em 2020 e 2021 devido a pandemia do coronavírus, e em 2022 pelo caso Shuai Peng. A competição acontece na quadra dura de Zhuhai, na China.

O formato de disputa das chaves do WTA Trophy é composto por fase de grupos e eliminatórias. Na simples as 12 jogadoras são divididas em 4 grupos de 3 tenistas, onde as líderes de cada chave avançam para semifinal e depois para a final. A diferença das duplas é que são dois grupos com 3 duplas cada, onde as líderes já avançam para a final.

Neste ano, ainda estão na disputa pelo troféu de simples as tenistas: Daria Kasatkina, Bia Haddad Maia, Caroline Garcia, Jelena Ostapenko, Qinwen Zheng, Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova e Lin Zhu.

Já nas duplas, Bia Haddad/Kudermetova, Miyu Kato/Aldila Sutjiadi, Ulrikke Eikeri/Lyudmyla Kichenok e Xiyu Wang/Yifan Xu vão buscar o caneco de duplas. A saber, apenas Lyudmyla Kichenok já ganhou a competição em mais de uma oportunidade, em 2018 e 2019.

Vitória arrasadora e final de duplas no WTA Trophy

Após uma grande temporada no circuito da WTA, Bia Haddad Maia se classificou para a disputa do torneio pela primeira vez na carreira. Neste ano, os principais resultados da brasileira foram o título do WTA 1000 de Madrid, ao lado de Victoria Azarenka, e o vice-campeonato do WTA 1000 de Indian Wells, com Laura Siegemund.

Dessa maneira, Bia Haddad se credenciou para a disputa do WTA Elite Trophy de duplas, onde forma parceria com Veronika Kudermetova. As duas jogadoras são a principal dupla cabeça de chave do torneio. Depois de derrotarem Qianhui Tang/Xinyu Jiang, a parceria se classificou para a final da competição após ganhar de Yana Sizikova/Oksana Kalashnikova.

A partida teve duração de 1h e foi dominada do inicio ao fim por Bia Haddad/Kudermetova, que não cederam nenhuma quebra de saque ao longo do jogo. Na primeira parcial do jogo, a dupla russa-brasileira aproveitou três das quatro chances de quebra criadas e anotaram um sonoro 6/0.

Por outro lado, o segundo set foi equilibrado e sem quebras de serviço até o 3 x 3. A partir do 7º game Bia Haddad/Kudermetova ganharam todos os games, inclusive com duas quebras, e fechou a parcial em 6/3. Desse modo, com o segundo triunfo no grupo, a dupla se classificou para a final do WTA Elite Trophy.

Bia Haddad Maia e a agenda no WTA Elite Trophy

Com o segundo triunfo no Grupo A da chave de duplas do torneio, a brasileira e Veronika Kudermetova esperam as adversárias da grande final do WTA Trophy. O Grupo B da disputa de duplas está todo embolado, com todas as parcerias podendo se classificar para a decisão. A partida que definirá com quem ficará o troféu é no domingo (29), mas não possui horário definido ainda.

Já na chave de simples, Bia Haddad vai disputar a vaga na semifinal do torneio com Caroline Garcia. As duas tenistas derrotaram Madison Keys, assim quem vencer entre elas vai enfrentar Daria Kasatkina na próxima rodada. A partida é nesta sexta-feira (27), não antes de 4h. Vai ser a primeira vez que as duas tenistas se enfrentam no circuito da WTA.

Gostou do conteúdo de tênis? Continue navegando no assunto no Esportelândia