O Brasil manteve sua hegemonia no surf no último sábado (9), após o segundo título consecutivo de Filipe Toledo, o país chega ao seu sétimo troféu nas últimas nove temporadas de circuito mundial.
De fato, Gabriel Medina conquistou o mundo três vezes e segue como maior campeão brasileiro, seguido de perto por Filipe Toledo, agora com duas conquistas. Adriano de Souza e Italo Ferreira fecham a lista com um título cada.
Ver essa foto no Instagram
Filipe Toledo entra no debate sobre o Finals

Desde que a WSL mudou o formato do circuito mundial em 2021, somente brasileiros venceram na categoria masculina. Medina foi campeão no ano de estreia do formato, enquanto Toledo ganhou em 2022 e 2023.
No entanto, mesmo com três temporadas realizadas, muitos fãs seguem criticando o formato que decide o campeão mundial em um só dia. Na contramão dessas opinões, Filipe Toledo afirmou que gosta do Finals:
Quem não se acostumou ainda, está atrasado, já tem uns anos assim. É aquela coisa: tocam muito no assunto de que é injusto, mas beleza, mudou e já sabe como vai ser.
Eu gosto, acho interessante, vamos ver como vai ser nos próximos anos, se eu não me engano esse é o último ano de Finals em Trestles.
Eu acho que traz muito público para o esporte por ser realizado em um dia só, fica mais fácil de vender e trazer patrocinadores. Isso, a longo prazo, vai abrir portas para a gente e para a próxima geração”, afirmou o bicampeão mundial em uma entrevista para jornalistas brasileiros após o título.
Filipe Toledo comentou em entrevista para jornalistas brasileiros sobre o Finals após seu segundo título mundial…
?: WAVES pic.twitter.com/nan2b1Hu6O
— T H ˢᶜᶜᵖ (@Thhhzz) September 11, 2023
Filipinho ainda reiterou que enxerga o Finals como um desafio e gosta da emoção do formato:
Eu comecei o ano sabendo que iria para o Finals Five e teria chance de perder para o quinto ou terceiro colocado. Mas a gente começa o ano sabendo disso, então não tem muito o que fazer.
Óbvio que se fosse antigamente eu já teria ganho, mas eu gosto dos desafios, da adrenalina, de me desafiar o tempo todo. Acho bem maneiro, traz uma emoção bem grande para o último dia, para decidir o título mundial, fica bem legal”, encerrou Toledo.
Confira a entrevista completa no canal TV Waves.
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo