Pouco mais de 24 horas depois do swell épico em Teahupo’o, o local que será palco das olimpíadas de 2024 foi duramente atingindo por uma forte tempestade que causou um caos na vila.
Teahupo’o precisa de ajuda
Nesta segunda-feira (1), a pequena vila de Teahupo’o no Taiti que fica em uma pequena planície de inundação entre montanhas e o mar, foi atingida por uma tempestade torrencial. Essa chuva coletada do vale transformou o riacho do local em uma torrente.
Dessa forma, o rio transbordou e eventualmente inundou toda a vila. Nove automóveis foram parar no mar, assim como inúmeros utensílios domésticos segundo o site SwellNet.
Essa é a situação lá em Teahupo'o pic.twitter.com/IMh8oOOhCF
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) May 2, 2023
A Surfline, empresa especialistas em previsão das ondas, afirmou que o desastre deixou Teahupo’o como uma “zona de guerra”.
Enchentes em Teahupo'o…
A Surfline descreveu a situação como uma "Zona de Guerra"
Link para doações aos locaishttps://t.co/1lqTUEjjyN pic.twitter.com/htUyxNqP2E
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) May 2, 2023
Surfistas demonstram apoio
Com a grave situação, muitos surfistas usaram suas redes sociais para pedir por doações em uma vaquinha para os locais, o bicampeão mundial John John Florence postou um texto sobre o desastre:
Todo o meu sentimento e amor para todos em Teahupoo. É um dos meus lugares favoritos no mundo e muito especial para a comunidade do surfe. Eles tiveram alagamentos sérios e muitos danos”, escreveu o havaiano.
Kelly Slater também se manifestou e pediu por doações compartilhando o link da vaquinha em suas redes sociais:
Muito doido e triste ver o que está acontecendo com a enchente em Teahupoo no Taiti hoje. Por favor compartilhe e ajude se puder.
Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb foram outros nomes que pediram por doações.
Até o momento desse texto, 26.476 euros foram arrecadados e mais de 500 pessoas já ajudaram com doações.
Palco das olimpíadas
Teahupo’o já está confirmado como palco das Olimpíadas de Paris em 2024. A onda é localizada no Taiti, na Polinésia Francesa, fazendo parte da França desde 1880.
O local também é palco de uma etapa da WSL na temporada, sendo conhecido por seus tubos paradisíacos e perfeitos. Porém, sua bancada de corais é bem rasa e pode ser muito perigosa para surfistas inexperientes.