Depois de um ano em que a previsão não ajudou, as janelas da WSL, o último evento da temporada regular, chega a Teahupo’o para decidir quem ficará com as vagas restantes nas Finals e também nos Jogos Olímpicos.

Em uma briga intensa pelas quarta e quinta vagas, seguem João Chianca, Yago Dora, Gabriel Medina e John John Florence como favoritos, com Jack Robinson, Leonardo Fioravanti e mais alguns surfistas correndo por fora.

Confira a previsão para o evento em Teahupo’o

Etapa de Teahupo’o no Taiti: história, vencedores e curiosidades
WSL/Kirstin

A previsão não parece ser das melhores mais uma vez; é muito provável que Teahupo’o não apresente as condições clássicas da última temporada, em que Miguel Pupo venceu a final, com um show diante de Kauli Vaast.

A etapa deve iniciar já no primeiro dia. A sexta-feira (11) apresentará uma predominância de ondas provenientes do sudoeste, bem como outras do sul-sudeste, com tamanhos de 4 a 6 pés.

No sábado (12), a ondulação continuará vindo do sudoeste, influenciada pelo sul-sudeste. O tamanho previsto estará na faixa de 3 a 5 pés.

A previsão indica que no domingo (13), o swell predominante mudará para o sul-sudeste, e as séries de ondas poderão atingir 5 pés. Na segunda-feira (14), as ondas de esquerda também se originarão do sudoeste, com alturas variando entre 3 e 5 pés.

Na terça-feira (15), a ondulação poderá ganhar um pouco mais de intensidade, atingindo até 6 pés. O vento terral soprará durante todos esses dias. A partir de quarta-feira (16), a previsão é ainda mais negativa, já que as condições tendem a se deteriorar e a chance do evento acontecer é pequena.

Baterias para Teahupo’o

Filipe Toledo vai disputar evento do CS e complica vida de outro brasileiro
Beatriz Ryder/WSL

Como a previsão não indica um mar clássico em Teahupo’o, alguns surfistas como Filipe Toledo aumentam suas chances de obter um bom resultado no Taiti. Confira as baterias para o evento.

Baterias da categoria masculina:

  1. Yago Dora (BRA) vs. Ian Gentil (HAW) vs. Kelly Slater (EUA)
  2. João Chianca (BRA) vs. Jordy Smith (AFS) vs. Kauli Vaast (FRA)
  3. Griffin Colapinto (EUA) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Mihimana Braye (TAI)
  4. Filipe Toledo (BRA) vs. Liam O’Brien (AUS) vs. Matahi Drollet (TAI)
  5. Gabriel Medina (BRA) vs. Barron Mamiya (HAW) vs. Seth Moniz (HAW)
  6. John John Florence (HAW) vs. Kanoa Igarashi (JAP) vs. Rio Waida (IND)
  7. Jack Robinson (AUS) vs. Connor O’Leary (AUS) vs. Callum Robson (AUS)
  8. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Matthew McGillivray (AFS)

Baterias da categoria feminina:

  1. Molly Picklum (AUS) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
  2. Carissa Moore (HAW) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Aelan Vaast (FRA)
  3. Tyler Wright (AUS) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Vahine Fierro (FRA)
  4. Caroline Marks (USA) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Johanne Defay (FRA)

Shiseido Tahiti Pro

Teahupo’o na marola? Confira a previsão para o evento decisivo no Taiti
Poster do evento em Teahupo’o

O Shiseido Tahiti Pro é o último evento da temporada e acontece nas temidas ondas de Teahupo’o. A previsão não aponta um mar clássico para a 10ª etapa da WSL, que tem sua janela entre os dias 11 e 20 de agosto.

Os atuais campeões do evento não vão marcar presença para defenderem seus títulos. Na categoria masculina, Miguel Pupo venceu Kauli Vaast. Mas o brasileiro, lesionado, não compete na etapa.

Entre as mulheres, Courtney Conlogue venceu Brisa Hennessy em 2022. No entanto, as duas acabaram caindo no corte nesta temporada e também não participam do evento.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.