Nesta quarta-feira (7), a brasileira Tatiana Weston-Webb venceu nos minutos finais a francesa Johanne Defay, Erin Brooks (CAN) e Vahiné Fierro (FRA) na grande decisão do ISA Games. Tati somou 15 pontos no somatório geral de notas e ficou com o título.

A competição aconteceu em El Salvador, palco também da disputa da próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe.

Disputa feminina

A bateria final não começou nada bem para Tatiana Weston-Webb, isso porque havia conseguido apenas um 0.40 de nota.

Enquanto isso, suas adversárias iam conseguindo resultados melhores. A briga ficou forte entre Johanne Defay e Erin Brooks. A francesa começou liderando a bateria, mas a canadense assumiu a primeira posição depois de somar um 6.83.

A sua segunda melhor nota tinha sido um 4.33, mas que depois conseguiu mudar para um 6.0. Aos 11 minutos do relógio, Tatiana começou a ensaiar uma reação, surfando uma direita de backside, a brasileira conseguiu acertar algumas batidas na onda e finalizou muito bem.

Ao final, conseguiu um 7.50. Entretanto, era preciso fazer mais para alcançar a liderança de Erin Brooks. A virada só aconteceu faltando três minutos para o final da bateria. Em mais uma oportunidade, Tati pegou uma onda direita e conseguiu fazer uma rasgada e bater a prancha no lipe da onda para a finalização.

A surfista que precisava de 6.76 para chegar na liderança, conseguiu um 7.50 e venceu o ISA Games 2023.

Disputa no masculino

O grande vencedor no masculino foi o mexicano Alan Cheland, que derrotou na final os peruanos Lucca Mesinas, Miguel Tudela e também o japonês Kanoa Igarashi.

Vale lembrar que os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca estavam competindo também no ISA Games, mas se ausentaram do evento devido a uma gripe. Ambos surfistas se preparam agora para a disputa da próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe,  que acontece também em El Salvador.

Em seguida, os surfistas vão para o Brasil, a fim de competir a etapa em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.