Kelly Slater venceu pela oitava vez em sua carreira o Billabong Pro Pipeline. Na final, desbancou o surfista local, Seth Moniz e sagrou-se campeão da competição. Sua última vitória na etapa havaiana de Pipeline havia sido no ano de 2013. Além disso, os brasileiros marcaram presença na competição com Miguel Pupo e Caio Ibelli chegando nas semifinais.
Congratulations, @kellyslater winner of the Billabong Pro Pipeline.@billabong1973 pic.twitter.com/g9fuk2PHt6
— World Surf League (@wsl) February 6, 2022
Quartas de final
O quinto dia do Billabong Pro Pipeline começou com a disputa das quartas de final do masculino. Primeiramente, Kelly enfrentou Kanoa Igarashi em confronto duríssimo. Entretanto, a sabedoria do careca mais famoso do surfe foi de fundamental importância para passar de bateria e eliminar o japonês. Ao final, o placar marcou 14.17 contra 7.50 de Igarashi.
Em seguida, foi a vez de Miguel Pupo entrar na água na disputa contra um estreante na elite do surfe, o peruano Lucca Mesinas. Na bateria, as ondas demoraram um pouco para aparecer. Quando aparecem, Miguel foi mais oportunista e saiu com a classificação. Contudo, o peruano teve boas chances de ultrapassar a nota do brasileiro, mas já ao final da bateria não conseguiu nota suficiente para isso.
A terceira bateria foi uma disputa havaiana entre John John Florence e Seth Moniz. Sem dúvida, a melhor confronto de quartas de final. Logo de início, Moniz conseguiu nota 9.60 em uma onda espetacular e saindo do tubo em pé. Dessa forma, passou toda a responsabilidade para John John.
O bicampeão mundial até conseguiu uma nota 9 e também chegou a assumir a liderança para as semifinais. Entretanto, faltando dois minutos para o fim da bateria e precisando de uma nota 7.07, Moniz dropou um lindo tubo de Pipeline e conseguiu 8.33, com isso, desbancou John John.
Na última disputa das quartas e final, Caio Ibelli, que substituiu Gabriel Medina, venceu o estreante compatriota, Samuel Pupo, irmão de Miguel e avançou para as semifinais.
Semifinal e Final
Era a décima vez que Kelly Slater enfrentava Miguel Pupo em competições de surfe. Com o americano levando vantagem em seis dos confrontos e o brasileiro em três deles. O duelo entre os dois foi marcada por uma grande polêmica. Após os dois saírem para pegar a mesma onda, os juízes marcaram interferência de Miguel. Dessa forma, o brasileiro acabou sendo punido na pontuação. Ao final, Kelly venceu e chagou a final.
Enquanto isso, Seth Moniz despachou Caio Ibelli na outra semifinal com 13.50 x 6.33. Com isso, o Brasil não teve nenhum representante na final havaiana. Na bateria, a torcida era muito grande para Seth, já que o surfista é nascido e criado no Havaí.
Na final, Moniz aparentou estar bastante cansado e tomou vários caldos. Mais uma vez, Kelly Slater se fez levar de sua experiência de 49 anos de idade para vencer o havaiano dentro de casa. Agora, a espera é pela disputa das semifinais femininas. São esses os confrontos: Tyler Wright x Moana Jones Wong e Carissa Moore x Lakey Peterson. A chamada para os confrontos no feminino será neste domingo (6) a partir das 15h (horário de Brasília).
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.