Gabriel Medina e João Chianca são os destaques do Brasil na categoria masculina do surf nas Olimpíadas de Paris 2024. A competição ocorre em Teahupo'o e marca a segunda edição do esporte nos Jogos.
Para a tristeza dos brasileiros, Medina e Chianca caíram do mesmo lado da chave e vão duelar pelas quartas de final das Olimpíadas.
Gabriel Medina x João Chianca: retrospecto negativo para o jovem
Dois especialistas em ondas tubulares, Gabriel Medina e João Chianca, fazem um dos confrontos mais esperados da fase de quartas de final das Olimpíadas em Teahupo'o.
Esse será o quarto encontro entre Gabriel Medina e João Chianca. O primeiro aconteceu pelo Challenger Series [divisão de acesso da WSL] em Saquarema no ano de 2022.
Na ocasião, o tricampeão mundial superou Chumbinho por pouco 10.87 x 10.60. O duelo foi pela semifinal da etapa, que terminou com o título de Gabriel Medina contra Ramzi Boukhiam.
O segundo confronto aconteceu em Margaret River, na temporada de 2023, pela fase das semifinais. Gabriel Medina venceu novamente e também terminou como campeão do evento.
A disputa mais recente entre os surfistas aconteceu na etapa de El Salvador em junho deste ano, pela fase de quartas de final. Esse foi o primeiro evento em que Chianca competiu na elite do circuito mundial após sua lesão em Pipeline.
O resultado foi novamente uma vitória de Gabriel Medina, dessa vez com uma boa vantagem: 15.27 x 10.24.
Analisando todos os resultados, podemos ver que o retrospecto do confronto é totalmente desfavorável para João Chianca, que nunca conseguiu vencer Gabriel Medina.
Além disso, também tem uma coincidência positiva para Gabriel, que foi campeão em dois dos três eventos em que superou João Chianca. Medina venceu em Saquarema e em Margaret River.
O quarto confronto entre os brasileiros será o mais importante e vai definir quem será o representante do Brasil nas semifinais dos Jogos Olímpicos.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Filipe Toledo desabafa após eliminação na Olimpíada: “Eu fiquei olhando e…”
- Neymar aproveita vitória de Gabriel Medina para zoar Kanoa Igarashi, que responde
- João Chianca precisou se desfazer de pranchas especiais para Paris 2024
- [Exclusiva] Yago Dora abre o jogo sobre relação com atletas: “Não tem como ficar de amizade”
- Tatiana Weston-Webb monta o surfista dos sonhos com 17 títulos mundiais
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.