Filipe Toledo garantiu seu primeiro título mundial na temporada de 2022. O paulista teve um ano sólido e conquistou o troféu em uma final diante de seu compatriota Italo Ferreira.

Na ocasião, Toledo chegou à WSL Finals em posição privilegiada, como primeiro colocado do ranking. Assim, Filipe obteve uma grande vantagem, enquanto os outros atletas batalhavam para enfrentá-lo na decisão.

Filipe Toledo reedita 2022 e garante uma importante vantagem

Após faturar J-Bay, Filipe Toledo alcança outra conquista inédita na carreira
WSL/Beatriz Ryder

Filipe Toledo não necessitava de muito para garantir sua primeira colocação no ranking das WSL Finals. O brasileiro só precisava avançar uma bateria, e foi exatamente isso que ocorreu.

Filipinho demonstrou todo o seu talento ao superar as adversidades de Teahupo'o e conseguiu avançar para as oitavas de final, derrotando o australiano Liam O'Brien e o local Matahi Drollet.

Essa vitória assegurou a Filipe Toledo a liderança do ranking da WSL e também sua vaga direta na grande decisão do evento que coroa o campeão mundial.

Filipe Toledo e a estatística mágica do líder do ranking na WSL Finals

“O Gabriel é mais completo”, Samuel Pupo faz comparação entre Medina e Toledo
WSL/Pat Nolan

Na primeira edição da WSL Finals, Gabriel Medina chegou como líder e derrotou Filipe Toledo, garantindo seu terceiro título mundial.

Já em 2022, foi a vez de Toledo chegar como líder do ranking para mais uma vez fazer valer o favoritismo da lycra amarela. Filipe derrotou Italo e levou seu primeiro título mundial para casa.

Dessa forma, na categoria masculina, apenas o líder do ranking foi coroado campeão nas WSL Finals. A exceção ocorreu na competição feminina, em 2021 Carissa Moore fez valer o favoritismo.

Entretanto, em 2022, Stephanie Gilmore chegou como quinta colocada e derrotou todas as oponentes até enfrentar a líder do ranking Carissa Moore. A australiana venceu e fez história no evento.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: