Nesta quinta-feira (11), em mais um ‘resumão do skate' a gente te conta tudo o que está rolando de relevante no skate nacional e mundial. Para começar, Sky Brown ampliou seu leque no mundo dos esportes radicais. A skatista foi das pistas para as águas e participou de um campeonato de surf. Além disso, Rayssa, Funa e Momiji elevaram o nível das manobras no sls.
Skatista no surf
A skatista Sky Brown é uma atleta multiesportes. A pequena fez , nessa quinta-feira (11), a sua estreia no surfe profissional e participou de um campeonato na Praia Mole, em Florianópolis (SC). Porém, a jovem não passou da primeira fase eliminatória e terminou na 25ª colocação. O torneio de acesso ao circuito mundial não foi fácil. Sky entrou no oitavo e último heat da ronda inaugural. Teve como adversárias a peruana Sol Aguirre, a brasileira Julia Santos e a chilena Paloma Santos.
Na competição, a jovem foi eliminada logo na primeira bateria do QS 1.000. Ela até acertou uma onda de nota 4,0, mas foi punida por interferir na onda de uma adversária e perdeu sua segunda melhor nota. Terminou a prova com 4,00 pontos, em quarto e último lugar de uma bateria.
Sky entrou para a competição alimentada pelo desejo de conseguir competir em duas modalidades diferentes nas Olimpíadas de 2024 em Paris. Apesar de serem diferentes, a jovem pratica esportes que possuem uma semelhança histórica, já que o skate acabou surgindo do surf.
A skatista britânica que também tem origem japonesa já planejava participar de outras provas da World Surf League (WSL). No verão passado, chegou a se inscrever em um evento especial feminino de Oceanside, Califórnia, o Super Girl Surf Pro. Mas, na véspera do arranque do campeonato, cancelou sua participação.
Meninas de peso
As skatistas Momiji Nishya, Funa Nakayama e brasileira Rayssa Leal estão elevando o nível da categoria feminina no Mundial de Skate Street. As meninas participaram das etapas de Salt Lake e Lake Havasu com grandes atuações e manobras mais pesadas entre as mulheres.
Rayssa, por exemplo, levou o campeonato depois de um kickflip rockslide de front, trick nunca antes apresentada por uma mulher em competição. Assim, teve uma média de 6,4 pontos por manobra válida na etapa de Lake Havasu, da qual foi campeã.
Enquanto isso, a japonesa Momiji Nishiya, em Lake Havasu teve 8,0 depois de mandar kickflip boardslide de front. Por outro lado, Funa Nakayama teve uma das maiores notas na etapa de Salt Lake, com um krooked de front que rendeu 7,1 de nota.
Em conclusão, a última etapa do Mundial de Skate Street vai ser realizada nos dias 13 e 14 de novembro. As classificatórias estão marcadas para sábado (13), sendo a femininas às 12h30 e a masculina às 15h30. Enquanto isso, finais acontecem no domingo às 14h (feminina) e 16h30 (masculina) – todos no horário em Brasília.
Foto destaque: Reprodução/FreePik